top of page

REGULAMENTO

2º FENACIN – 2022

FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE

REGULAMENTO

1. O EVENTO

A Cia Independente de Cinema, Piazito Arte e Cultura, e Stefanello Studio promovem o Festival Nacional de Cinema Independente (FENACIN), um evento com inscrições gratuitas e que tem como objetivo a exibição e o reconhecimento das realizações audiovisuais produzidas de forma independente. Os filmes serão analisados por uma Curadoria, que irá selecionar dentre eles 50 Produções para serem julgados pelos Jurados e concorrerem à premiação em diversas categorias. O Resultado final será divulgado em uma Live no dia 10 de Dezembro de 2022, também através das Redes Sociais e os vencedores receberão como prêmio o Troféu Cruzeiro do Sul.

2. PARTICIPANTES

2.1. Poderão participar do evento produções audiovisuais de curta metragem de ficção, documentário e animação de até 20 minutos, videoclipes musicais de até 4 minutos e vídeos experimentais de até 10 minutos do Brasil, que não estiverem envolvidas direta ou indiretamente com Escolas, Universidades ou qualquer outra Instituição de Ensino Pública ou Particular, e que se enquadrem nos artigos 2.2, 2.3 e 2.4 deste Regulamento;

2.2. Obra audiovisual de produção Independente é aquela cuja empresa produtora, detentora majoritária dos direitos patrimoniais sobre a obra, não tenha qualquer associação ou vínculo, direto ou indireto, com empresas de serviços de radiodifusão de sons e imagens ou operadoras de comunicação eletrônica de massa por assinatura (definição da MP 2.228-1/01 - CAP I, Art. 1º, INCISO IV);

2.3. As produções deverão ter sido realizadas por Pessoas Físicas maiores de 18 anos. Não serão aceitas inscrições de Pessoas Jurídicas;

2.4. As produções para este festival deverão ter sido realizadas entre os anos de 2018 e 2022 e captadas em formatos que estejam de acordo com o Regulamento.

3. PREMIAÇÃO

1. MELHOR CURTA FICÇÃO

2. MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO

3. MELHOR CURTA ANIMAÇÃO

4. MELHOR DIREÇÃO FICÇÃO

5. MELHOR DIREÇÃO DOCUMENTÁRIO

6. MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA FICÇÃO

7. MELHOR DIREÇÃO DE ARTE FICÇÃO

8. MELHOR ROTEIRO ORIGINAL FICÇÃO

9. MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL FICÇÃO

10. MELHOR SOM DIRETO FICÇÃO

11. MELHOR EDIÇÃO E MONTAGEM FICÇÃO

12. MELHOR ATOR

13. MELHOR ATRIZ

14. MELHOR ATOR COADJUVANTE

15. MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

16. MELHOR PRODUÇÃO ACESSIBILIDADE

17. MELHOR VIDEOCLIPE MUSICAL

18. MELHOR VÍDEO EXPERIMENTAL

19. MENÇÃO HONROSA (pode ter ou não, sendo o número máximo de 3) 

4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Ficha de inscrição preenchida conforme modelo disponível no site www.fenacin.com.br

5. INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 15 de Julho a 31 de Agosto de 2022, através do site www.fenacin.com.br, sendo que, após esta data, não serão aceitas inscrições e envio de produções;

5.2. Endereço de e-mail para informações gerais acerca do 2º FENACIN: festival.fenacin@gmail.com.

5.3. Somente serão aceitos os Curtas enviados através de Link no Youtube, Vimeo ou Google-Drive.

5.4. As inscrições serão encerradas às 23h 59m (horário de Brasília) do dia 31 de Agosto de 2022.

6. REGRAS GERAIS

6.1. A Produção deverá ser encaminhada juntamente com a Ficha de Inscrição devidamente preenchida;

6.2. As produções inscritas passarão por uma pré-seleção, respeitados os critérios definidos neste Regulamento;

6.3. Tempo de duração da produção:
       Curtas de Ficção, Documentário e Animação: 20 minutos incluindo os créditos;
       Videoclipes Musicais: 4 minutos incluindo os créditos;

       Vídeos Experimentais: 10 minutos incluindo os créditos.

6.4. Para o envio de mais de uma produção, deverão ser enviadas separadas e cada uma com sua ficha de inscrição conforme o Regulamento;

6.5. Somente serão permitidas 3 (três) produções por Pessoa;

6.6. Conforme Portaria 368/2014 do Ministério da Justiça, os filmes exibidos em mostras e festivais devem praticar a autoclassificação conforme o “Guia Prático da Classificação Indicativa”. É obrigatório o preenchimento, na ficha de inscrição, da classificação indicativa da produção, de acordo com essas normas. A organização do 2º FENACIN fica responsável por garantir o cumprimento dessa medida podendo, inclusive, alterar essa classificação conforme conveniência do festival para adequação às normas;

6.7. As 50 produções selecionadas deverão enviar de 1 (uma) a 3 (três) imagens still que melhor ilustrem o trabalho, 1 (uma) imagem do (a) diretor (a), 1 (uma) imagem de cada ator e atriz principal e ator e atriz coadjuvante, quando for o caso, e 1 (uma) imagem do cartaz;

6.8. As imagens deverão ser enviadas juntamente com a ficha de inscrição, cujo link encontra-se no site  www.fenacin.com.br no período de 15 de julho a 31 de agosto de 2022.

7. DESCLASSIFICAÇÃO

Serão motivos para desclassificação das produções:

7.1.  O curta-metragem que ultrapassar o tempo de 20 minutos;

7.2. O videoclipe musical que ultrapassar o tempo de 4 minutos;

7.3. O vídeo experimental que ultrapassar o tempo de 10 minutos;

7.4. Quando vier mais de uma produção na mesma mídia e/ou com mesma ficha de inscrição, ambas serão desclassificadas;

7.5. As produções que tiverem qualquer vínculo com Escolas, Universidades ou qualquer Instituição de Ensino Pública ou Privada;

7.6. As produções, cuja ficha de inscrição não esteja devidamente preenchida;

7.7. As produções que estiverem em desacordo com os itens 2.2 e 13.4 deste Regulamento;

7.8. Inscritos já selecionados em edições anteriores do festival;
7.9. ATENÇÃO! Inscrições cuja obra não corresponda ao gênero declarado na ficha de inscrição, poderão sofrer pena de desclassificação.

8. MATERIAIS

8.1. A inscrição da Produção no Festival, autoriza automaticamente o Festival a utilizar as mesmas em palestras, escolas ou órgãos públicos para difundir o evento e os temas tratados por ele, e também poderão ser disponibilizados, se solicitados, desde que seja para fins educativos ou recreativos, sem fins lucrativos;

8.2. A inscrição da Produção no Festival, também autoriza automaticamente a exibição das mesmas, desde que selecionadas, no Site do Festival, nas Redes Sociais ou em Mostras sem fins lucrativos;

8.3. A organização do festival poderá exibir publicamente as produções inscritas em futuras mostras e divulgar o evento, sem ônus para os produtores ou organizadores;

8.4. A coordenação do festival poderá utilizar pequenos trechos, fotos, informações técnicas e material gráfico dos filmes, com a finalidade exclusiva de divulgação do evento, através de clipes, material impresso, TV e INTERNET, livre de qualquer ônus;

8.5. As produções selecionadas poderão fazer parte de um pacote de mídia gravados em DVDS, CDS ou PenDrives, ou ainda, links com as mostras oficiais, enviados para apreciação do júri.

9. FORMATO

9.1. A organização do festival não se responsabiliza pela validação de filmes com links que não possam ser acessados pela curadoria;

9.2. Os links deverão estar acessíveis ao festival até o dia da realização do 2º FENACIN (10 de Dezembro de 2022);

Para Google Drive:

9.3. Para envio das produções por Google Drive, as mesmas deverão respeitar a mídia exigida para apresentação, enviando em um dos formatos: AVI, MP4 e H.264;

9.4. A resolução mínima para apresentação deverá ser Full HD (1920 x 1080 pixels), com taxa de quadros de 24 fps ou 30 fps;

9.5. A produção enviada por Google Drive, deverá possuir o acesso ao link liberado para quem possuir o mesmo;

Para YouTube:

9.6. Para envio das produções por Youtube, deverão ser respeitadas as diretrizes e procedimentos da plataforma;

9.7. As produções com inscrição de link do Youtube deverão estar completas e como não listadas;

Para Vimeo:
9.8. Para envio das produções por Vimeo, as mesmas devem possuir o acesso ao link livre, ou em caso de conter senha, informar a mesma na ficha de inscrição.

 

10. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

10.1. A seleção das produções será realizada pela Curadoria Oficial do Festival, composta por pessoas capacitadas, de acordo com as características do festival;

10.2. Critérios de seleção: roteiro, direção, atuação, criatividade, organização e qualidade final;

10.3. A produção que conter recursos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos concorrerá ao prêmio de Melhor Produção de Acessibilidade;

10.4. Entende-se por Recursos de Acessibilidade: Áudio-descrição; Legendas e Janela com Intérprete de Libras.

10.5. Não serão aceitas produções que apresentarem problemas técnicos/físicos e a qualidade deve ser conferida antes do envio;

10.6. A curadoria selecionará até 50 produções, respeitando o limite determinado neste regulamento, para serem julgadas pela Comissão Julgadora, assim distribuídas: 15 Curtas Ficção, 15 Curtas Documentário, 3 Curtas Animação, 12 Videoclipes Musicais e 5 Vídeos Experimentais.

10.7. Gêneros:

          10.7.1. Ficção – filmes que utilizam narrativas imaginárias, irreais ou obras criadas a partir da imaginação. Podem ser parcialmente baseados em fatos, mas devem conter algum conteúdo imaginário.

          10.7.2. Documentário – filmes não-ficcionais, informativos e/ou didáticos feitos sobre pessoas, animais, acontecimentos (históricos, políticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoções, pensamentos, culturas diversas, entre outros; que se caracterizam principalmente pelo compromisso da exploração parcial e subjetiva da realidade.

          10.7.3. Animação – A palavra animação vem do latim “anima” e significa “alma” ou “sopro de vida”. Portanto, entende-se essa arte como o ato de “dar vida” a objetos estáticos e inanimados através de diferentes métodos. Filmes que utilizam os seguintes métodos: animação 3D (computador), animação tradicional (desenhada à mão), animação 2D baseada em vetores (vetorial), Stop Motion, entre outros.

          10.7.4. Videoclipe Musical – Caracteriza-se por um curta-metragem audiovisual que integra música e imagens. Essas produções podem utilizar uma vasta gama de estilos e técnicas contemporâneas de criação de vídeos como, por exemplo, animação, live action, abordagens documentais e não-narrativas, como filme abstrato. Muitos vídeos musicais interpretam imagens e cenas das letras da canção, enquanto outros adotam uma abordagem mais temática. Há ainda os vídeos produzidos sem conceito, sendo uma versão filmada de uma apresentação ao vivo da canção.

          10.7.5. Vídeo Experimental – São aqueles que procuram estéticas que não sejam aquelas dos filmes comerciais. Muitas vezes são filmes sem roteiros, usam cores e som fora do padrão, utilizam técnicas diferenciadas que provocam efeitos nem sempre agradáveis ou esperados pelo público. A importância do gênero experimental no cinema é inegável, pois a partir dessas ousadias que muitas inovações foram incorporadas aos filmes comerciais.

10.8. As produções selecionadas serão divulgadas oficialmente no site do festival www.fenacin.com.br, pela página do Facebook www.facebook.com/Fenacin e pela página do Instagram www.instagram.com/festival.fenacin/ .

10.9. Ficará a cargo da comissão organizadora compor um grupo formado por 25 Jurados, de todas as regiões do País e diversos segmentos de arte (artes visuais, cinema, TV, jornalismo, teatro, fotografia, educação, acessibilidade, entre outros), que irá analisar os 15 Curtas de Ficção, 3 Curtas de Animação e 5 Vídeos Experimentais; bem como seguirá a orientação para que a análise dos filmes concorrentes seja feita de acordo com os critérios do festival;

10.10. Ficará a cargo da comissão organizadora compor um grupo formado por 18 Jurados, de todas as regiões do País e diversos segmentos de arte (artes visuais, cinema, TV, jornalismo, teatro, fotografia, educação, acessibilidade, entre outros), que irá analisar os 15 Curtas de Documentário, 3 Curtas de Animação e 5 Vídeos Experimentais; bem como seguirá a orientação para que a análise dos filmes concorrentes seja feita de acordo com os critérios do festival;

10.11. Ficará a cargo da comissão organizadora compor um grupo formado por 16 Jurados, de todas as regiões do País, envolvidos com música e/ou audiovisual, que irá analisar os 12 Videoclipes Musicais; bem como seguirá a orientação para que a análise dos filmes concorrentes seja feita de acordo com os critérios do festival.

11. PREMIAÇÃO

11.1. Apesar das categorias já mencionadas no item 3. Alguns dos prêmios poderão ser cancelados pela comissão organizadora juntamente com o júri, caso entenda-se que nenhum trabalho atenda aos critérios de avaliação do festival, bem como acrescentar novos prêmios que julgar necessário;

11.2 As produções com maior número de votos pela Comissão Julgadora serão anunciadas como indicadas aos prêmios nas diversas categorias (indicados NÃO GANHAM PREMIAÇÃO em troféu).

 

12. CUSTOS

12.1. O festival não cobrará taxa de inscrição;

12.2. A remessa dos Troféus será de responsabilidade dos premiados, que terão que arcar com as Despesas de envio pelos Correios ou qualquer outro meio;

12.3. O prazo para o pedido de envio de Troféu será de 60 dias após a data da Cerimônia de Premiação, após esta data o Fenacin não mais se responsabilizará pelo envio do Troféu.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. Entende-se os termos “Produção/Produções” utilizados neste Regulamento como: Curtas de Ficção, Curtas de Documentário, Curtas de Animação, Videoclipes Musicais e Vídeos Experimentais;

13.2. As produções poderão serão exibidas em mostras, sem fins lucrativos, estando o festival FENACIN isento de qualquer pagamento a seus realizadores;

13.3. Ao realizar a inscrição e enviar as produções com a ficha, o realizador estará ciente e de acordo com todos os itens deste Regulamento;

13.4. Para o 2º FENACIN, não poderão ser inscritas produções cujos participantes estejam na Organização, na Curadoria ou no Júri, sob pena de desclassificação;

13.5. Em caso de dúvida, entrar em contato com a comissão organizadora somente via e-mail: festival.fenacin@gmail.com, informando no Campo “Assunto” o nome da Produção e nome do Curta e Diretor;

13.6. O Festival se isenta de qualquer responsabilidade acerca de Direitos Autorais de qualquer ordem, ficando responsável o Diretor da produção inscrita por essas questões de Autorização de Som e Imagem, Direitos autorais de músicas, ECAD, Youtube, uso de imagens de filmes, etc;

13.7. Ficará a cargo da comissão organizadora resolver os casos omissos neste Regulamento.

CURADORIA

01 Ana.jpg

Ana Machado

Participou do curso de Extensão Cinema Digital da UFSM, direção em 5 curtas-metragens, Direção de Arte em 6 curtas-metragens, do Projeto Sementinhas na Escola João Dorizon na Boca do Monte,  da Fundação do Cinest do qual é apoiadora até hoje, da Fundação da Cia Independentemente de Cinema e atua nela desde 2003, ministrou Workshop de Maquiagem e Maquiagem de efeitos especiais em Dom Pedrito, ministrou curso  figurino, arte e maquiagem em vários curtas realizados pelo Cinest nas escolas de Santa Maria, workshop maquiagem especial no Cinest 2019.

02 Bry.JPG

Bry Schvarcz

Braian Schvarcz, enfermeiro emergencista, empresário, produtor musical e artistico, músico, cantor, ator. Atualmente a frente de sua agência de Design e Comunicação, como diretor de arte onde trabalha com produção de imagem, audio e video. Membro Efetivo da CIA Independente de Cinema.

03  Camila Vermelho.jpg

Camila Vermelho

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM, linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Integra o Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia (gpc-InterArtec CNPq) e é pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter). É roteirista formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Graduada em Direção Teatral e História pela UFSM. Pesquisa Arte Sonora e suas transduções poéticas, com 7 anos de vivências no rádio. Produz e apresenta o programa radiofônico Ultra Sonoro, na UniFM 107.9.

Daniel Paim.jpeg

Dann Paim

Jornalista, Cinéfilo e Cineclubista. Atua como roteirista, produtor, documentarista, oficineiro, diretor, curador e jurado em vários festivais de Cinema. Participa da equipe do CinEst - Festival Internacional de Cinema Estudantil.

05 Edinara.jpg

Edinara Leão

Maria Edinara Leão Moreira escreveu Minhas faces (1990), (a)mostragem (2000)  Fragmentos (2005), Quando sopram os trigais (2005) e Estética e transcendência em O estudante empírico de Cecília Meireles (2007). Comer a barata: a anti-epifania clariciana – Uma tese sobre A paixão segundo G. H. (2016). Trilogia: Sono (2016), Nudez (2017), Sangração (2018), Trânsitos atemporais na narrativa da alma – Notas para o estudo de Maria Gabriela Llansol (2018), Esparsos (2019). Nasceu em 30 de outubro de 1968, em São Luiz Gonzaga.

06 Elton.jpg

Elton Machado Maia

Sou ator e modelo, fui modelo em São Paulo, fiz algumas peças de teatro, participei do grupo Arte manha em 1998 com a Peça O Noviço, em 2005 Grupo de Teatro Tio Tony com a peça Autos de Natal, em 2016 grupo de Teatro Todos ao Palco, Projeto de extensão da UFN -Universidade Franciscana com a Peça Os Sonhos de William, obra de William Shakespeare. Atuei em alguns Filmes na Cia Independente de Cinema Espectro, Lembrança, Dalía entre outros.

07 Gabriel Correa.jpg

Gabriel Correa

Cadeiras dançantes, 2016.  Navalha Na Carne, 2017.  Amor Gaúcho, 2017.  O Monstro e A Peste, 2017.  ELA, 2017.  Arena:um ensaio, 2019.  (Des)governados, 2021.  Anjo e Demonio, 2021.  Ainda Há Esperança, 2022. A Intenção da Noite, 2022.

08 Geraldo.jpeg

Geraldo Wobido

Aposentado - Bacharelado em Administração de Empresas- Curso profissionalizante de Atores - Mais de 20 Espetáculos de Teatro - Mais de dez Curta-metragem - Figuração em Novelas e 1 Mini Série.

09 Juliano.jpg

Juliano Wentz

Ator na Cia Independente de Cinena e membro do Festival Internacional de Cinema Estudantil - CINEST.

10 Leandro_Foto Jackson Romanelli__Menor.jpg

Leandro Lopes

Jornalista, doutorando em comunicação social pela UFMG, com pesquisa no cinema documental brasileiro, mestre em estudos literários também pela UFMG e cineasta, com uma vasta produção fílmica, tendo seus filmes selecionados para mais de 100 festivais pelo mundo. Entre eles, o curta-metragem “Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo” (2021 | 15 prêmios), “Eu não vou ao enterro de painho” (2017 | 2 prêmios), “Sertão como se fala” (2016) e “um humanista por acaso escritor”, um filme sobre José Saramago (2015).

11 Lúcio Hiko.jpg

Lúcio Hiko

Produtor cultural Crítico de cinema Cineclubista Curador do Cineclube Lanterninha Aurélio Com análise crítica publicada no livro Ciclo de Cinema Histórico Escreve pro site de cinema Cinetoscópio Integrante do Cinest - Festival de Cinema Estudantil Internacional com foco em Acessibilidade.

12 MARIANGELA.jpg

Mariangela Scheffer Cardoso

Ensino Superior em Gestão Pública Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase na Família Curso de Audiodescrição nível básico-UFSM- (CAED) Curso de áudio-descrição “Imagens que Falam”, (UFPE), Prof.  Dr.  Francisco Lima.  Curso de Extensão em Cinema Digital pela UFSM Curso de Extensão Práticas Inclusivas no Ensino Superior: Área da Deficiência Visual(UNIFESP) Oficina para Ledores: Leitura inclusiva e audiodescrição (CEFET/RJ) Oficina de Acessibilidade para Cinema -Iecine (Sedac-RS) Idealizadora e coordenadora geral- CINEST.

13 Marli.jpg

Marli Polenz

Atriz DRT: 0015057/RS  Faço parte do núcleo efetivo da CIA de cinema de Santa Maria/RS. Psicóloga CRP: 07/29936 - RS ; Especialista em Psicologia da Saúde, Psico-oncologia e Gestão da  Organização Pública em Saúde pela UFSM.

14 Marta Canabarro.jpeg

Marta Canabarro

Curtas como atriz em Post It e A Visita.  Participei por 5 anos do Teatro Por Que Não. Participei de 4 peças: Bodas de Sangue,  o Rinoceronte, Inspetor Geral, Monólogos da Vagina.

15 Mateus.jpeg

Mateus Wazmuth

Mateus trabalhou como roteirista e diretor cinematografico pela Cia Independente de Cinema, já tendo um aberto Festival Internacional de Cinema com curta-metragem. Além do cinema, trabalhou com escrita de comédia para Stand Up - com quem já teve cursos e se apresentou ao lado de nomes como Patrick Maia, Gio Lisboa e Felipe Pontes.

16 Noé.jpg

Noé P Silva

Professor de Inglês pelo município de Santa Maria, com projetos realizados voltado à educação da EJA e Ensino Fundamental. Produtor de audiovisual, fotografia e artes cinematográfica. Produtor executivo de Curtas metragens, assistente de produção, ator e diretor.  Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. (Universidade Federal de Santa Maria, UFSM). Especialização em Língua Inglesa (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil). Projetos desenvolvidos: Making Off Cinema na Escola e Jogo do Xadrez na Escola.

17 Sandra.jpg

Sandra Oliveira da Silva

Iniciei no curso de teatro da Escola de Artes Eduardo Trevisan no ano de 1999.No ano seguinte integrei o grupo teatral Uniart,com o qual me apresentei por varias cidades do RS e participei de alguns festivais.Cursei a escola de atores Luzarte e hoje integro a CIA independente de cinema.

18 Thiago Silveira.jpg

Thiago Silveira

Editor de vídeo a mais de 10 anos, filmmaker e diretor de artes profissional. Trabalho como cinegrafista e diretor de fotografia na CIA de cinema independente de Santa Maria.

19 Vivi.jpg

Viviane Maxwell

Atriz, cantora e compositora.  Iniciei a minha vida artística através da música aos 5 anos de idade e aos 14 anos tive o primeiro contato com o teatro. Ingressei no curso de Artes Cênicas da UFSM em 2017 onde curso este ano o último semestre.

JURADOS

Adilson Carvalho.jpg

ADILSON CARVALHO

Editor chefe do site cinemacompoesia.wordpress.com, colaborador do jornal A Tribuna do Espirito Santo e dvdmagazine.com.br. Professor do curso Cinema & Criação no Colégio Imaculado Coração de Maria e ex assistente do saudoso Rubens Ewald Filho.

Adriano Ricardo Ceretta.jpg

ADRIANO RICARDO CERETTA

Professor de História e Formador em mídias no NTE 36ªCRE - Ijuí, Idealizador do Festival Curtas na escola: Produzindo conhecimento através do cinema.

Adri Tolardo.JPG

ADRI TOLARDO

Atriz, produtora, cineasta, roteirista, proprietária da Conceitoh Filmes.

Airton de Oliveira 2022.jpeg

AIRTON DE OLIVEIRA

AIRTON DE OLIVEIRA é Bacharel em Interpretação Teatral pela UFRGS e com Pós-Graduação em Arquitetura e Cenografia na UniRitter. Ator, diretor, cenógrafo, figurinista e produtor cultural com vários Prêmios Açorianos e Tibicuera em seu currículo. Dirigiu, atuou e produziu espetáculos adultos e infantis premiados e grandes sucessos do teatro gaúcho. Fez a direção artística da “Fantástica Fábrica de Natal” no Natal Luz de 2014. Participou de vários filmes e campanhas publicitarias. Há mais de vinte anos participa como jurado nos festivais de teatro que acontecem nas cidades do interior do estado. Proprietário da Telúrica Produções e integrante da Cia de Teatro Vento Minuano. Coordenador do Colegiado Setorial de Teatro do Rio Grande do Sul e integrante do Conselho do CBTIJ-Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude.

Alexandre Maccari Ferreira

ALEXANDRE MACCARI

Alexandre Maccari Ferreira é pesquisador de História do Cinema. Mestre em Integração Latino-Americana, Especialista em Literatura Brasileira, Graduado em História e em Letras Português, organizou os quatro volumes da coleção de livros “Uma História a Cada Filme” (FACOS-UFSM). Atualmente é Servidor Público Federal e realiza doutoramento em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria, pesquisando sobre a memória das ditaduras civis-militares em produções cinematográficas argentinas, brasileiras e chilenas.

Annik Malvil.jpg

ANNIK MALVIL

Comecei minha carreira profissional no final dos anos 50 em São Paulo onde atuei em teatro, TV, cinema (no meu primeiro filme "Conceição" recebi 2 prêmios de Melhor Coadjuvante) e colunista de moda numa revista feminina. Em 1961 me mudei para o Rio de Janeiro onde minha carreira impulsionou, onde atuei em TV (Excelsior, Rio, Tupi, Globo, Record), cinema num total de 24 filmes (nacionais, co-produções e estrangeiros), tive uma firma de produções cinematográficas realizando gingles para a TV, produções cinematográficas, documentário). Fui passista de destaque na Escola de Samba Mangueira durante 18 anos. Na metade dos anos 70 comecei a trabalhar em turismo até há pouco tempo. Já estive em 48 países.

Ary França.jpeg

ARY FRANÇA

Durval Discos, 45 Do Segundo Tempo, Dora e Gabriel, Amarração do Amor (protagonista em todos esses filmes).

Billy West.jpeg

BILLY WEST

Rede Globo novelas Novo Mundo, O outro lado do paraíso, Deus salve o Rei; Rede Record novelas BelaVentura, Jesus & Genesis; filmes nacionais O Zebuzeiro de Waldir de Luna Carneiro, O martelo e a Coroa de Bruno de Souza, atualmente nos preparativos para contar a história do tropeiro lendário de Minas Gerais nos Cinemas, um filme com a direção e roteiro de Fernanda Novaes e Bruno de Souza.

Claudia Alencar.jpeg

CLAUDIA ALENCAR

Atriz Escritora. Bacharel pela USP, Pós-graduada em Direção Teatral pela CAL, atuou em 34 novelas, mini séries e seriados, 32 peças de teatro, 116 filmes, tem 13 prêmios, 5 livros de poesias.

Clauson Kraemer.jpeg

CLAUSON KRAEMER

Clauson Kraemer Músico, Produtor e Educador Musical, 38 anos, natural de Rio Grande - RS. Formado em Produção Fonográfica e especialista em Audio Engineering, atuante como artista da música. Iniciou profissionalmente em 1999 como vocalista, compositor e instrumentista na cidade de Santa Maria e desde então participa de diversos projetos, como integrante de bandas, músico solo, freelancer, produzindo e acompanhando artistas, em performances ao vivo ou como musico de estúdio. Participou em duas edições do Cinest no formato presencial com o workshop de trilhas sonoras. Atualmente reside na cidade Porto Alegre - RS onde participa do cenário de músicos solos e freelancers, faz gravações e produções de trilhas e é professor de música.

Cler Garcia.jpg

CLER GARCIA

Graduada em Educação Especial e Licenciatura em Teatro UFSM. Mestranda em Educação UFSM. Professora da Rede Estadual do RS. Atua em sala de Recursos como professora de Educação Especial. Atriz e Performer.

Daniela Minello.jpg

DANIELA MINELLO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Especialização em Psicopedagogia pelas Universidades Franciscanas - UFN (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Tem experiência nas áreas de Educação Física, Dança, Teatro e Musicais. Integrante do grupo de pesquisa GEPAEC. Atua como professora Substituta no Departamento de Metodologia do Ensino de Educação Física do Centro de Educação da UFSM. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa Cia. de Dança/Coisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob coordenação da Professora Luciana Paludo e do grupo de pesquisa e extensão Corpografias da UFSM sob orientação da professora Neila Baldi. Atua também como integrante do grupo de apresentadoras de TV no programa Jogo de Cintura da TV Diário de Santa Maria e Rádio CDN.

Diogo Matos.jpeg

DIOGO MATOS

Compositor, arranjador, produtor e instrumentista. Na juventude, participou de diversas bandas, como instrumentista, e em 2004 passou a concorrer nos mais diversos Festivais Nativistas entre eles: Coxilha Nativista de Cruz Alta, Tertúlia Nativista de Santa Maria, Musicanto Sul Americano de Santa Rosa, Canto de Luz de Ijuí, Carijo da Canção gaúcha de Palmeira das Missões, Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, entre outros. Nesses 18 anos de participação ativa nos festivais nativistas no estado do Rio Grande do Sul foram mais de 150 prêmios conquistados como instrumentista, compositor e arranjador. Formado em Administração pelo Centro Universitário Franciscano em janeiro de 2012, Diogo Matos também comerciante e trabalha de forma intensa na direção musical e artística da carreira de sua irmã Paola Matos. Lançou, em julho de 2017, seu primeiro disco intitulado “BUSCANDO SONHOS”, que conta com a participação de diversos músicos e interpretes consagrados no cenário regional.

Eduardo P. Moreira

EDUARDO P. MOREIRA

Longas: Incursão (Fic, 2019); Sob o Olhar Das Estrelas (Doc, 2018); Década Cultural (Doc, 2009). Curtas: Anamnese (Fic, 2022); Mais Que 1000 Palavras (Fic, 2022); Por Entre as Muralhas (Fic, 2021); Grão de Areia (Fic, 2020); e-Roubo (Fic, 2018); e-Traição (Fic, 2018); Confronto Atemporal (Fic, 2017); Calangos - O Curta (Fic, 2017); e-Amor (Fic, 2016); e-Vício (Fic, 2016); Ecifa: Moldando Cidadania (Doc, 2012); O Poço (Fic, 2010); Uma João Pessoa, Duas Cidades (Doc, 2006); Espectro (Fic, 2005).

.

Emerson Links

EMERSON LINKS

Diretor e ator de cinema, dramaturgo; autor e diretor da peça teatral "Hippies Nunca Mais" e ator em mais de dezenas de espetáculos, entre eles "Folias Felinas", de Renato Campão; criador da trilogia de documentários "A Turma do Parquão". Trabalhou como produtor de cinema. Realizou oficinas para atores e diretores de cinema. A partir de 1999, decidiu captar imagens para o seu projeto "A Bíblia do Rock". Na função de jornalista escreveu para os mais seletos jornais culturais como Tchê Video, Plantão, Flash News e Almanaque da Turma do Parquão. Criou outros canais de divulgação do seu trabalho como os blogs que levaram os nomes de seus projetos e, assim, iniciou um novo projeto: "A Bíblia do Cinema". Neste, atua como autor de textos sobre a Sétima Arte e também como formador de opinião escrevendo críticas e produzindo entrevistas. Em 2014, realizou o curta-metragem "Fugaz", como trabalho de conclusão do curso de edição da ONG Quilombo do Sopapo juntamente com a banda Tarcísio Meira's Band. Também, dirigiu o clip com a banda de rock Os Replicantes para o projeto "A Bíblia do Rock". Gravou o programa de TV WEB com o ator Emiliano Queiroz. Atualmente, é diretor do departamento de cultura da AMPA, onde também realiza atividades de produção audiovisual. Dedica-se aos projetos de longa-metragem e livro "O Amor nos Tempos da Internet" e a série de TV "Dark Blues", o lançamento do projeto “Point da Nostalgia”, programa de TV WEB.

Fabiano Fogiatto Godinho.jpeg

FABIANO FOGGIATO

Produtor audiovisual, roteirista, diretor de publicidade e projetos autorais.

Fabi UD.jpg

FABI UD

Fronteiriça, de Santana do Livramento e Rivera, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM. É cineasta formada no Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina e realizadora experimental com obras apresentadas em diferentes festivais como, "De nombre humano", curta-metragem produzido com imagens de arquivo e exibido no ULTRAcinema 20 – Cine Experimental, festival de grande relevância na área, no México. Uma de suas últimas obras “Sobre o Tempo I” é convidada do Projeto Binacional Colombia-Brasil: “Écfrasis” que busca a aproximação do cinema experimental e da poesia. Foi artista convidada junto ao Laboratório Cine FAC em Montevideo, onde obteve conhecimento e contato sobre filmes de arquivo e outros suportes analógicos. Faz parte do coletivo Cine de Frontera que tem desenvolvido ações cinematográficas e de desenvolvimento do cinema fronteiriço na Fronteira Brasil-Uruguay, Santana do Livramento - Rivera.

Fellipe Cartier.png

FELLIPE CARTIER

Jornalista | Ator | Diretor. Atualmente é jornalista da Rede TV. Foi redator da TV Walter Abraão (Play TV) e repórter da TV8. Trabalhou como produtor do programa Sem Censura – TV BRASIL e no Centro Cultural da Caixa RJ. Atuou nas assessorias comunicação da Fiocruz, Banco do Brasil e Teleperformance Brasil. Como ator, sua primeira turnê foi na Argentina (1996) com a peça "Branca de Fome", de Elianne Carpes. Entrou para o cinema em 2008 com “O Universo Secreto das Mães” (Superfreak Filmes) e protagonizou os filmes: “Vítimas” (Teia Mídia Filmes) e “Fora de Validade” de Guilherme Cassel. Fez temporada (2019) no icônico Teatro de Arena de SP, com “Cão”. Como diretor, seu último trabalho foi “As Viúvas" (2017), em cartaz na Funarte SP. Agora dirige a peça “Efeito Perverso” da Cia Policênica, na qual fundou em 2020. Cartier é pós-graduado em “Imagem” PUC-RJ, formado em jornalismo -FACHA RJ e em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi - SP.

Fernanda de Jesus.jpg

FERNANDA DE JESUS

Atriz desde 1974. Modelo fotográfico: Capas de revistas da Manchete, Playboy, fotonovelas. Filmes longas, como protagonista: “Eu dou o que ela gosta”, de Braz Chediak; “amadas e violentadas”, de David Cardoso e outros. Campanhas publicitárias. Meu último filme foi “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.

.

Fernando de Oliveira Doebber.jpg

FERNAND0 DE OLIVEIRA DOEBBER

É jornalista, diretor e sócio-fundador da empresa especializada em conteúdo audiovisual CatedralTV e chefe de Gabinete do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell. Cinéfilo de carteirinha e um dos curadores do Festival Santa Cruz de Cinema, traz no currículo entrevistas com personalidades como Fernanda Montenegro, Odete Lara, Gal Costa, João Ubaldo Ribeiro, Luis Fernando Verissimo, Maria Adelaide Amaral, Amyr Klink, Eva Sopher, Antonio Skármeta, Isabel Allende, Monte Hellman, Zagallo, Tostão, Juca Kfouri, Mino Carta e Edney Silvestre, entre outros.

.

Flávio Bueno.jpg

FLÁVIO BUENO

Formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul em 1992. Ator, diretor e dramaturgo em teatro, eventos e publicidade.

.

George Batista da Silva

GEORGE BATISTA DA SILVA

Escritor e pintor. Trabalhou na Editora José Olympio e na Rio Gráfica Editora Ltda.

Gerson Rios Leme.jpg

GERSON RIOS LEME

Músico formado pela Universidade Federal de Santa Maria, guitarrista e professor de som para cinema dos Cursos de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisador atuante do campo da música, educação, cinema, animação, videoclipe, paisagem sonora, criatividade e tecnologia, com mestrado e doutorado em Educação. Trabalho com áudio e composição autoral para cinema e audiovisual, teatro e dança.

Gilberto Antonio Rezer

GILBERTO REZER

Graduou-se no ano de 2010 em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA. Em 2012, concluiu a Pós-graduação em Cinema também no Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA. Realizou trabalhos de curtas-metragens e documentários no curso de Jornalismo da mesma instituição no qual atuou nas áreas de: projeto, argumento, roteiro, direção e atuação. No segundo semestre de 2011, participou de um longa-metragem dirigido por Tabajara Ruas. Dedica-se a projetos sociais de curtas-metragens ministrados em escolas carentes da periferia da cidade de Santa Maria - RS. Realiza curtas-metragens da Companhia Independente de Cinema de Santa Maria no qual atua nas áreas de: projeto, argumento, roteiro, atuação, direção executiva, direção de fotografia, edição e oficinas por meio do festival CinEst.

.

G. S. Camillo.jpg

G. S. CAMILLO

Participante de Cia Independente de Cinema de Santa Maria há 7 anos, editor do canal Gente Literária, comediante, músico e escritor nas horas vagas.

.

Guilherme Cassel Bitencourt.jpg

GUILHERME CASSEL BITENCOURT

Iniciou atividade profissional na área audiovisual em 2003 como editor e montador. Atualmente exerce a função de Diretor de Imagem e Editor na RBS TV Santa Maria. Specialties: Direção de vídeo com experiência em Curta-metragens. Produtor Comercial. Diretor de cena em VT’s publicitários. Direção de Fotografia. Editor e Montador. Cinegrafista. Switch ao vivo. Edição e desenho de som. Composição de Trilha Sonora.

.

Henrique Maia.jpg

HENRIQUE MAIA

Músico autodidata, iniciou a carreira em meados do ano de 1988 em São Paulo, onde tocou em palcos como Aero Anta e Projeto SP, abrindo shows para bandas como Anthrax e Golpe de Estado, início do ano 2000 mudou-se para o Rio Grande do Sul onde tocou em grandes bandas de baile da região, em 2008 veio para a Capital e iniciou o trabalho de músico, é produtor de grandes duplas sertanejas até 2013 quando passou a produzir e acompanhar o cantor pop Guto Santana que havia participado do The Voice nesse mesmo ano. Atualmente é baixista e produtor da banda Andanza, que é destaque no circuito de Pubs e Bares da Capital. Além de fazer a produção cultural de bares da Capital.

.

Igor Dostoiévski.jpg

IGOR VARGAS

Cantor e compositor.

.

Jâneo Manoel Venturini dos Santos

JÂNIO MANUEL VENTURINI

Graduado em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e Graduado em Bacharel em Artes Cênicas Habilitação Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Professor de Filosofia da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, nas instituições E.E.E.B. Professora Margarida Lopes e Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, em Santa Maria. Possui experiência em Filosofia, Educação, Ensino de Filosofia, Juventude, Teatro, Direção Teatral e Produção Cultural. Possui formação em Teatro Digital pela Rubim Produções, no Projeto Teatro EmMov Digital. Atualmente é bacharelando do curso de Artes Cênicas Habilitação em Interpretação Teatral - UFSM, estudante do curso técnico de Guia do Turismo do Senac, Presidente da Associação Santa Maria Ciclismo (ASMC) e do Conselho de Turismo de Júlio de Castilhos. Gosta de pedalar, escalar, trilhar e mochilar.

Junior Benaduce.jpg

JUNIOR BENADUCE

Músico, compositor e produtor musical. Graduado em Gestão de Cooperativas e em Administração pela UFSM, formado em Locução e Apresentação para Rádio, TV e Eventos pela FEPLAN. Fez parte do elenco do Grupo Presença que era dirigido por Pedro Freire Jr. Cantor do Grupo Raízes desde 1994 onde gravou seis trabalhos fonográficos. Foi produtor e músico do artista Elton Saldanha com quem gravou dois trabalhos fonográficos. Participou dos principais festivais de música nativista como a Califórnia da Canção Nativa (Uruguaiana); Tertúlia Musical Nativista (Santa Maria). Integrou a equipe da Secretaria de Cultura do Estado, Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e no Instituto Estadual de Música.

Louise Clós.jpeg

LOUISE CLÓS

Louise Clós é atriz, diretora teatral e produtora. Natural de Santa Maria - RS e formada em Artes Cênicas pela UFSM, estudou atuação 1 ano no México, fluente em espanhol e reside há 7 anos no Rio de Janeiro. Além de estudos com Thomas Richards e a 6º Oficina de Atores Cesgranrio, em 2022 integrou o elenco da série "Todas As Garotas em Mim", da Rede Record. Já participou de inúmeros filmes no Brasil e fora dele, entre elas a série “Brasil Imperial” - na Amazon Prime como a Imperatriz Amelia; os filmes: "Delphine"; "O Mar de Helena", "Só se Vive uma Vez", entre outros e no longa "Jorge da Capadócia" em uma coprodução Brasil – Turquia, onde atuou como atriz e produtora e está previsto para 2022. Em 2020 ganhou 9 prêmios internacionais (Nova York, Las Vegas, Los Angeles e África) de Melhor Atriz e no momento está dirigindo dois processos teatrais e seguindo com a sua produtora LC Produções Artísticas.

.

Luciano Silva.JPG

LUCIANO  SILVA

Produtor: “Luciano Silva” é escritor, autor do Livro Sete Décadas de Trabalhismo em 2015, autor dos roteiros O DOSSIÊ, CASO OBSCURO, FALAMOS MAIS TARDE e dos documentários RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA, IGREJAS CENTENÁRIAS. Diretor do curta metragem Pedir Ajuda filmado em 2022 na cidade de Mongaguá - SP - Codiretor dos curtas Surtada e Chá das Cinco filmado nas cidades de Caxias do Sul e São Marcos - RS, Superior Incompleto em Administração de Empresas, cursos de Fotografia, Produção de Cinema, e Roteiros Para Cinema.

Lunara Dias

LUNARA DIAS

Produtora e diretora de audiovisual, Curso Extensão de Cinema Digital pela UFSM, Coordenadora do grupo de Arte e Cultura 7 Notas..

Marcelo Massário.jpg

MARCELO MASSÁRIO

Músico, compositor, Publicitário e pesquisador.

Marcelo Travassos.jpg

MARCELO TRAVASSOS

Marcelo Travassos é formado em Publicidade e Propaganda (2006), concluiu MBA em Marketing (2012), especialização em Estudos Cinematográficos (2014) e mestrado em Ciências da Linguagem (2019). Ainda estudante, durante sua graduação, foi premiado pelo Festival do Livre Olhar 2005, em Porto Alegre, com seu primeiro curta metragem, chamado Na rua. Em 2007, finalizou seu segundo curta metragem, chamado Cordel da Serenata Muda. No ano seguinte, 2008, trabalhou como professor da Aurora Filmes. Durante 2 anos, entre 2010 e 2012, trabalhou como bolsista da Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Nesse período trabalhou também na coordenadoria de Cinema do Governo do Estado. Ainda em 2012, começou a fazer pequenas participações em propagandas e filmes com produção em Pernambuco, continuando assim até hoje.

Marcelo Vieira Pustilnik

MARCELO VIEIRA PUSTILNIK

Marcelo Vieira Pustilnik, Professor Doutor em Educação pela Unicamp. Professor na UFSM no Departamento de Fundamentos da Educação. Trabalha com fotografia, tendo realizado mostras e exposições. Já realizou diversas produções em vídeos, do Super-8, VHS ao Digital, quer como Direção Geral, Direção de Fotografia, montagem e produção. Ja atuou como ator em diversos trabalhos no teatro amador. Tem trabalhado na CIA Independente de Cinema com Preparação de Atores, ator e Direção de Fotografia.

Marcos Oliveira.jpg

MARCOS OLIVEIRA

24 anos. Bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência profissional nas áreas de produção audiovisual, produção gráfica e fotografia. Atualmente, presta serviços de forma autônoma em criação, produção, edição e finalização de projetos audiovisuais, como vídeos institucionais, publicidade, conteúdo para web e curtas-metragens; criação de projetos gráficos; diagramação e finalização de publicações impressas e digitais; produção e pós-produção fotográfica para publicidade, ensaios particulares, eventos e projetos culturais.

.

Marilice Daronco.png

MARILICE DARONCO

Marilice Daronco é jornalista (2002), mestre (2017) e doutora (2021) em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Cinema (2012) pela Universidade Franciscana e cursa MBA em Marketing pela USP/Esalq. É autora dos livros O nosso cinema era Super (2014) e Milímetros da história (2020), ambos sobre o cinema pioneiro em Santa Maria. Além de pesquisadora, trabalha com projetos que envolvem o restauro de filmes de Santa Maria, por meio da Fundação Eny. Suas pesquisas relacionam-se com a memória do cinema em Santa Maria. A temática da memória, do esquecimento, da história oral e a recuperação de acervos fílmicos de Santa Maria são fios condutores de seu trabalho ao longo dos anos. Já participou de equipes de produções locais em curta e longa-metragem e dirigiu os documentários Esconderijos da Memória (2003) e Fragmentos no tempo (2017).

.

Mario Gordilho.jpg

MARIO GORDILHO

Natural de Salvador/BA. Pós-Graduado em Engenharia de Produção – UFES. Graduado em Engenharia Civil – UFBA. Auditor Fiscal da Receita Estadual – SEFAZ-ES (desde 2005). Engenheiro do TRT 17ª Região (2002/2005). Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal – SEFAZ-DF (2001/2002). Engenheiro da FINDES (1995/2001). Engenheiro da ENPRO (1993/1995). Criador, pesquisador e mantenedor do site: elencobrasileiro.com (desde 2008). Participante Convidado da Exposição Fotográfica de Kikyto Amaral sobre Pessoas Ligadas à Cultura do Brasil “EXPO 3x4:PxB 2020: As 1000 Faces” (2020). Participante das Antologias Literárias “Liberdade”, Edições AG, São Paulo/SP (2012) e “12º Prêmio Escriba de Poesia” Editora Equilíbrio, Piracicaba/SP (2012). Autor de artigos e resenhas publicados no jornal virtual “Gazeta Online”, em Vitória/ES (1998/1999). Autor de artigos e resenhas publicados no jornal “Bahia Hoje” (1994), em Salvador/BA..

Mirkos Martins.jpeg

MIRKOS MARTINS

Entusiasta na produção audiovisual e na construção de roteiros e textos autorais. Professor de computação e entusiasta de tecnologia e interações artísticas, fotógrafo amador.

.

Patrícia Felden

PATRÍCIA FELDEN

PATRÍCIA FELDEN Filósofa, artista plástica/visual, poetisa; formada em Filosofia Licenciatura Plena, com Mestrado em Ética pelo curso de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Psicanálise. No campo das artes visuais atua desenvolvendo trabalhos na linha do "Abstracionismo Ontológico" e fotografia. É cofundadora e colaboradora da "Poesiasofia Galeria de Arte". Publicou o livro "Vento Noturno" em 2018. Participou como jurada do Festival Internacional de Cinema Estudantil - CinEst em 2019.

.

Paula Jobim.jpg

PAULA JOBIM

Formada em Comunicação - Publicidade e Propaganda pela UFSM, Curso de Cinema na Libera Università del Cinema de Roma, atua como diretora de cena na Zepp Filmes desde 2013.

.

Paulo Amaral.jpg

PAULO AMARAL

Paulo Amaral é Mestre em Educação - UFSM. Pós-Graduado em Filosofia e Sociologia. Licenciado em História. Agente de Cultura e Lazer do Sesc Alegrete e Coordenador de Programação do Ponto de Cultura Coletivo Multicultural. Roteirista e ator.

Paulo Tavares.jpg

PAULO TAVARES

PAULO Roberto TAVARES - Diretor Cinematográfico, Licenciado em Teatro, Editor de Imagem e Som, Produtor Executivo em Rádio e TV e Educador Social. Trabalha com formação na área do audiovisual. Atuou no Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, é membro da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva e do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Formado em Direção Cinematográfica e em Montagem e Edição de Imagem e Som pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e em Licenciatura em Teatro na UFSM. Fundador da TV OVO, onde atuou nos projetos TV OVO no Ônibus, Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, Pontão Fomento Cultural, Por Onde Passa a Memória da Cidade, Olhares da Comunidade, Narrativas em Movimento e Sobrado Centro Cultural. Criador do método Cinema Frankenstein: dispositivo de criação e desenvolvimento de roteiro, projeto de formação audiovisual de prática da escrita criativa e coletiva de roteiros audiovisuais.

Pedro Amaral.JPG

PEDRO AMARAL

Pedro Amaral de Oliveira é Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui especialização em Produção Audiovisual Para Web pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Atualmente, atua como técnico-administrativo em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, desempenhando a função de Editor de Imagens na TV Campus (emissora de televisão da instituição). Possui experiência em produções audiovisuais, com ênfase nas áreas de direção, roteirização e direção de fotografia.

Petrúcio Linhares

PETRÚCIO LINHARES

Bacharel em cinema, pela universidade Estácio de Sá (Campus Tom Jobim) - Rio de Janeiro, Petrúcio Linhares é natural de Campina Grande/PB, iniciou sua carreira no kart como Piloto e diretor de corrida na categoria indoor na cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE e posteriormente em outros indoors. Como dublê, participou de sucessivas sessões de treinamento; fez um teste de perícia com carros, que o levaria a fazer seu primeiro trabalho de Precision driver no cinema em um filme norte-americano "Flying Vírus". Em seguida começou a sua formação no carro sobre duas rodas, onde alcançou grande sucesso, participando em diversos artigos de televisão e apresentações. Trabalhando para ganhar reconhecimento e conquistar um lugar em sua área. Dublê de Ação, pela Academia de Dublês Águias de Fogo. Graduação como Instrutor e Precision Driver, Coordenador de Dublês em cenas de ação e Efeitos Especiais (FX). Atualmente ele vem trabalhando em diversas áreas cinematográficas.

Rangel Arêde.jpg

RANGEL ARÊDE

Rangel Arêde é diretor e ator profissional (DRT nr 0014347/RS), roteirista, escritor, dublador, produtor, locutor, pedagogo e Sargento do Exército da reserva. É formado em Pedagogia (Centro Universitário Uninter), Artes Visuais (Instituto Zayn), Pós-Graduado em Sexologia (Instituto Zayn) e Pós Graduando em Artes Cênicas (Faculdade Censupeg). Este ano está lançando seu primeiro livro de crônicas e esquetes intitulado: “Ensaios sobre a vida”. Nos seus 29 (vinte e nove) anos de carreira já trabalhou em 21 (vinte e um) filmes nacionais como ator, em 04 (quatro) como produtor de elenco. Dirigiu 04 (quatro) documentários. Participou como ator de mais de 50 (cinquenta) comerciais de TV nas cidades de Brasília, São Paulo, Goiânia e Palmas. Dirigiu, roteirizou e atuou em mais de 30 (trinta) espetáculos teatrais. Ministrou mais de 30 (trinta) cursos de interpretação teatral. Foi locutor em duas emissoras de rádio FM na cidade de Brasília (Nossa FM) e São Gabriel (RBC FM).

Rejane Zanini.jpg

REJANE ZANINI

Mestre em Letras pela UFSM (2010), especialista em Mídia na Educação pela UFSM (2013). Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e em Língua Portuguesa pela FAMES, Santa Maria (2008). De 2012 a 2017, atuou como professora externa na UFSM, orientando os Estágios Supervisionados e os TCCs do Curso a Distância de Letras Espanholas. Doutoranda no PPGE - UFSM, desde 2021. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Setor de Assessoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha desde 2014. Desde 2009 desenvolve atividades formativas com cinema e educação. Coordena o projeto Cinemação, experiências formativas com cinema desde 2020.

.

Rossana Ghessa.jpeg

ROSSANA GHESSA

Rossana Ghessa iniciou na carreira artística em 1963 após ter participado do concurso internacional de miss objetiva, foi contratada com exclusividade pela agência McCan Ericcson como modelo e fez todas as grandes campanhas publicitárias e apresentou o programa infantil (agarre o que puder) na TV Rio, depois disso, sua presença em outros trabalhos foi constante em atividades ligadas a tv, teatro e cinema, como atriz e produtora tendo até o momento estrelado 67 filmes, sendo alguns dele produzidos pela propria Rossan, através de sua produtora VERONA FILMES LTDA, algumas peças de teatro.

Antônio Lopes

TIO TONY

Ator, dramaturgo, Sociólogo, Pós-Graduado em Pedagogia da Arte pela UNIVATES, Pós-Graduado em Artes Cênicas pela Censupeg, mestrando em Psicologia da Educação, Curso Cinema- Extensão UFSM.

Vanderlei Jobim.jpg

VANDERLEI JOBIM

Profissional especializado em produção de audiovisual com técnicas em filmagens, fotografias, edição de imagens, elaboração de roteiros atuando na área desde 2007 realizando coberturas de eventos, produção de clips musicais e comerciais para televisão e redes sociais. Produtor, Roteirista, Cinegrafista e Editor do documentário “O dia depois de amanhã” disponível no Youtube e patrocinado pela Lei Aldir Blanc. Cinegrafista, Editor e diretor de imagens do documentário “Camaleões da vida” disponível no Youtube e realizado pela Fundação Marco Polo. Profissional responsável pela sonoplastia, filmagens e edição da live “Cantos e (RE)cantos” disponível no youtube da UP TVEWB e realizado pela ACAM (Associação Alcides Maya) de São Gabriel. Com registro na ANCINE e na Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Curso extensão em Produção Audiovisual, pela (URCAMP) na cidade de Bagé -RS Curso “Direção de fotografia”, por meio do Instituto Estadual de Cinema (IECINE).

Vinícius Faria Zinn.jpg

VINICIUS FARIA ZINN

Vinicius Faria Zinn é ator, preparador de atores e filmmaker. Nascido em Brasília fez sua estreia no cinema em 2005 com o aclamado e multipremiado “A Casa de Alice” de Chico Teixeira. Em sua trajetória como ator destaques para a série “Alice” da HBO, o filme “Boa sorte meu amor” de Daniel Aragão, “Ausência” de Chico Teixeira e “O Olho e a Faca” de Paulo Sacramento. Como preparador de atores Vinicius trabalha com Fátima Toledo desde 2009 e foi o preparador assistente em grandes projetos internacionais como “The Chosen one” baseado nos quadrinhos de Mark Miller (Netflix/2023), “Tigers are not Afraid / Vuelven “ de Issa Lopes (México) e “Prayers for the Stolen / Noche de Fuego” de Tatiana Huezo (México) e filmes nacionais como “Tropa de Elite 2” de José Padilha, “Mais Forte que o Mundo” de Afonso Poyart entre outros. Atualmente Vinicius mora em Los Angeles aonde desenvolve sua carreira de ator e seus projetos autorais com foco no mercado internacional.

Willian Dias.jpeg

WILLIAM DI FARIAS

William di Farias é diretor artístico e diretor de fotografia formado em cinema em San Antonio de Los Baños - Cuba e Los Angeles - EUA e também na Escola de Artes São Paulo. Documentários em cerca de 20 países. 16 Telenovelas. Prêmio Sebrae pelo Fantástico, TV Globo. 3 Longas-metragens. 8 Curtas-metragens como diretor, sendo 4 em Cuba e os demais no Brasil. Foi diretor de fotografia na Tv Liberal afiliadas Globo Pará por 2 anos e retornou a São Paulo onde trabalhou em campanha publicitária da Nike Argentina, Jogos Panamericanos 2019 em Lima - Perú, Seriado O Dono do Lar e Se Sobreviver Case ambos no canal Multishow, Série Bugados no canal Gloob, campanha publicitária da Bradesco Planos Odontológicos entre outros. Já dirigiu e roteirizou diversos videoclipes no Brasil, dentre eles Círio de Nazaré de 2016 e 2017. Atualmente reside na Virginia - USA e tem uma produtora Chestnut Films que atende diversas empresas no audiovisual.

SELECIONADOS

Conheça aqui os curtas-metragens selecionados para competir na edição de 2022 do FENACIN.

CURTAS-METRAGENS DE FICÇÃO
 

A Barca (Maceió, AL) de Nilton Resende


Anóxia (São Paulo, SP), de Leonardo Grecco


A Última Transmissão (Campinas, SP), de Helen Quintans


Ausências (São Carlos, SP), de Antonio Fargoni


Cinderela do Bom Fim (Lajeado, RS), de Diego Müller


Diálogo Macabro (Rio de Janeiro, RJ), de Leo Miguel


Duo (Rio de Janeiro, RJ), de Benjamin Hassan


Ilusões Perdidas (Votorantim, SP), de Guilherme Telli


Jasmim (Rio de Janeiro, RJ), de Marcelo Zambelli


Linhas (Rio de Janeiro, RJ), de Luis Gomes


Nêmeses – Acerto de Contas (Salvador, BA), de Sérgio Valverde


Nem Todas as Manhãs São Iguais (Campina Grande,  PB), de Fabi Melo


Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo (São Paulo, SP), de FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives)


No Bloco da Saudade Todo Carnaval é Cinzas (Fortaleza, CE), de Sayara Bezerra e Rodrigo Passolargo


P’s (Caicó, RN), de Lourival Andrade

Quebra Panela (Condado, PE), de Rafael Anaroli


Sombras (Santa Maria, RS), de Mário Finard


Tinnitus (Lagoa Santa, MG), de Caroline Cavalcanti


Tudo O Que Me Restou (Cachoeira do Sul, RS), de Thiago Beckenkamp


Um Café e Quatro Segundos (Rio de Janeiro, RJ),

de Cristiano Requião


Um Mundo Para Pedro (São Paulo, SP / Mongaguá,  SP), de Lane Alves


Um Romance Qualquer (Rio de Janeiro, RJ), de Vinícius Vellys


Única Saída (Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP), de Sérgio Malheiros

CURTAS-METRAGENS DE DOCUMENTÁRIO
 

A Jornada do Gigante (São Paulo, SP), de Gui Rampazo


Arte dos Olhos – Fatinha (Olhos D’Água, GO), de Ronaldo Duque


Arte dos Olhos – Lourenço (Olhos D’Água, GO), de Ronaldo Duque


Cinema Sempre (Curitiba, PR), de Thiago Fleith dos Santos e Enzo Luigi Muncinelli


Cineminha no Beco (Rio de Janeiro, RJ), de Renato Oliveira


Clara Esperança (Rio de Janeiro, RJ), de Diego Alexandre


Conexão _ entre mundos (Aracaju, SE), de Wagner Mazzega


Descarte Humano: Do Concreto ao Invisível (Veranópolis, RS), de Izabel Cristina


Doces Relatos (Tatuí, SP), de William de Oliveira Lima


É da Mão de Quem? Paneleiras (Vitória, ES), de Beatriz Lindenberg e Jamilda Bento


Estou gravando isto (São Gonçalo, RJ), de Tai Araújo


Eu não sei dançar, mas danço (São Carlos, SP), de Fábio Rogério


Marius Bell em Cartaz (Manaus, AM), de George Augusto


Memórias do Fogo (Serra, ES / São Vicente, SP / João Pessoa, PB), de Rita de Cássia Melo Santos; Leandro Olímpio e Irineu Cruzeiro Neto


Mórula (Pelotas, RS), de Cristal Obelar

O Mundo Parou – Covid-19 em Foco (São Paulo, SP), de Elder Fraga

Onde Abunda a Graça (Jequié, BA), de Leonardo Duarte

Os Olhos da Rua do Arvoredo (Porto Alegre, RS), de Cláudio Mourão

Piranga, o herói taciturno (Piranga, MG / Ponte Nova, MG / Ressaquinha, MG / Santa Cruz do Escalvado, MG), de Mônica Veiga e Daniel Couto

Tazinho – o homem e o mar (Porto Seguro, BA), de Fernanda Almeida

Tempos de Peste (Santa Maria, RS), de Marcos Borba

CURTAS-METRAGENS DE ANIMAÇÃO
 

A raiz de um (Vitória de Santo Antão, PE / Recife, PE / Olinda, PE), de Pedro Henrique Lima


Ausência (Florianópolis, SC), de Alexia Araújo


Bimot_danse caótica (Curitiba, PR), de Bernardo Stumpf


ChaOsVID (Juiz de Fora, MG), de Alessandro Driê


Como Um Peixe Fora D’água (Salvador, BA), de Arthur Lombriga
 

Guia Animado do Cinema: Vamos Fazer um Filme, Zezeca? (Vitória, ES), de Felipe Gaze e Wolmyr Alcantara

“O Nomófobo” (São Paulo, SP), de Airton Gomes (Agê)

O Som do Caos (Vitória, ES), de Vitor Pires Lemos

Quarentena (Nova Santa Rita, RS), de Emerson Wiskow

Saindo com Estranhos da Internet (São Paulo, SP), de Eduardo Wahrhaftig

Taxi Time (São Simão, GO), de Eudis Cardoso

Tradicional Família Moderna (Belo Horizonte, MG), de Giuliana Danza

 

Um Conto Indígena (Belo Horizonte, MG), de Rodrigo Soares Chaves


VIDEOCLIPES

A Pressa (Cuiabá, MT), de Pedro Brites

Aquarelado (Divinópolis, MG), de Elisa Guimarães

Artista – Márcio Vaz (São Sepé, RS), de Rafael Montanha

A Vida É Curta Pra Viver Depois (Natal, RN), de Alice Carvalho e Larinha R. Dantas

Capitão Trovão – The end assim for us (Primavera do Leste, MT), de Wanderson Lana

Cidade Fantasma (São Paulo, SP), de Rodrigo Rímoli

Farol – Daparte (Belo Horizonte, MG), de Pedro Milagres e André Greco Amaral

Lavei a Alma (Morungaba, SP), de Raphael Correa & Vitor Hugo Santana

Limbo (São Paulo, SP), de Agno Dissan

Ode ao Homo Sacer (Belo Horizonte, MG), de Lucas Carvalho

Rosas (Recife, PE), de Nayane Ramos

Submissão (Porto Alegre, RS), de Adriana Vargas, Aline Dillenburg e Lylith Pop

Vem Pra Roda (São Paulo, SP), de Vitor Hugo Sales



PRODUÇÃO EXPERIMENTAL

Cereja Elétrica (Porto Alegre, RS), de Raquel Rodrigues

Lacuna (Rio de Janeiro, RJ), de Thalya Félix

Lençóis (Recife, PE), de Fernando Marques

Liberta (Porto Alegre, RS), de Raquel Rodrigues

Masturbação (Mococa, SP), de Thiffany Carvalho

Metade (Armação dos Búzios, RJ), de Edson Campolina

O Fazendeiro e a Bruxa (São Joaquim da Barra, SP), de Fernando Alves

Overdose Surrealista (São Paulo, SP), de Isadora Tricerri, Lucas Fidalgo, Pedro S. Borba, Gui Carrara e Roberto Riva

Passagem (Belo Horizonte, MG), de Kamila Freitas

Prometa jamais se calar de repente, pequeno aparelho de rádio (Brasília, DF), de Xavier Braun

Retrato do Artista Quando Coisa (Campo Grande, MS), de Filipi Silveira e Larissa Neves

Tudo Que Eu Podia Fazer Era Chorar (Recife, PE), de Dandara de Morais

Um filme sobre a dúvida (Rio de Janeiro, RJ), de Alexandre Lino

Publicidade

Stefanello Studio  |  Cenografia  | Iluminação Cênica

INDICADOS

Conheça aqui os curtas-metragens indicados, estes são os que obtiveram destaque nas avaliações dos jurados e são fortes candidatos aos prêmios da edição de 2022 do FENACIN.

INDICADOS A MELHOR CURTA DE ACESSIBILIDADE

- A Última Transmissão (Campina, SP)
- É da Mão de Quem? Paneleiras (Vitória, ES)
- Nem Todas as Manhãs São Iguais (Campina Grande, PB)
- Passagem (Belo Horizonte, MG)
- Quebra Panela (Condado, PE)

INDICADAS A MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE FICÇÃO

- Angélica Arnault (Um Mundo para Pedro)
- Letícia Birkheuer (Um Romance Qualquer)
- Natiele Fontana (Anóxia)
- Paulina Alves (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Wanderlândia Melo (A Barca)

INDICADOS A MELHOR ATOR COADJUVANTE DE FICÇÃO

- Fabio Severo (Um Mundo para Pedro)
- Ricardo Lopes (Linhas)
- Rogério Troiani (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Samir Murad (Um Café e Quatro Segundos)
- Valmir do Côco (Quebra Panela)

INDICADOS A MELHOR SOM DIRETO DE FICÇÃO

- Alexandre Valentim (Ilusões Perdidas)
- Sidney Xuxa (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Jefferson Dutra (P's)
- Rogério Villanova (Um Mundo para Pedro)
- TainãHsu e Saulo Moretzohn (Um Café e Quatro Segundos)
- Wellington Siqueira 
(Anóxia)
 

INDICADOS A MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL DE FICÇÃO

- Banda Docaos (Anóxia)
- Canja AudioCulture (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Guilherme Telli (Ilusões Perdidas)
- Guri Assis Brasil (Cinderela do Bom Fim)
- Luciano Oliveira (Duo)

 

INDICADOS A MELHOR EDIÇÃO E MONTAGEM DE FICÇÃO

- Alexandre Valentim (Ilusões Perdidas)
- Guilherme Algon (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Jefferson Dutra (P's)
- Leonardo Grecco e Pedro Koth (Anóxia)
- Yan Motta (Duo)

INDICADOS A MELHOR ROTEIRO ORIGINAL DE FICÇÃO

- Antonio Fargoni (Ausências)
- Cristiano Requião (Um Café e Quatro Segundos)
- Fernanda Magalhães, Gustavo Guives e Camila Marinho Monteiro (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Lane Alves (Um Mundo para Pedro)
- Sérgio Malheiros e Edmilson Filho (Única Saída)

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE ARTE DE FICÇÃO

- Custódio Jacinto (P's)
- FeGus - Fernanda Magalhães e Gustavo Guives (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Guilherme Telli (Ilusões Perdidas)
- Heitor Calazans (Anóxia)
- Lia Letícia (Quebra Panela)
- Renata Gadelha 
(Nem Todas as Manhãs São Iguais)

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DE FICÇÃO

- Bruno Tiezzi (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Jefferso Dutra (P's)
- João Carlos Beltrão (Nem Todas as Manhãs São Iguais)
- Nando Gatti (Ilusões Perdidas)
- Thiago Beckenkamp (Tudo o Que Me Restou)

 

INDICADOS A MELHOR VÍDEO EXPERIMENTAL

- Cereja Elétrica (Porto Alegre, RS)
- Lacuna (Rio de Janeiro, RJ)
- Lençóis (Recife, PE)
- Passagem (Belo Horizonte, MG)
- Retrato do Artista Quanto Coisa (Campo Grande, MS)

 

INDICADOS A MELHOR VIDEOCLIPE MUSICAL

- Aquarelado (Maria Cutia)
- A Vida é Curta Pra Viver Depois (Baiana System)
- Farol (Daparte)
- Submissão (Lylith Pop)
- The End Assim For Us (Capitão Trovão)

 

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

- Beatriz Lindeberg e Jamilda Bento (É da Mão de Quem? Paneleiras)
- Cristal Obelar (Mórula)
- Diego Alexandre (Clara Esperança)
- Marcos Borba (Tempos de Peste)
- Ronaldo Duque (Arte dos Olhos - Fatinha)

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE FICÇÃO

- Cristiano Requião (Um Café e Quatro Segundos)
- FeGus - Fernanda Magalhães e Gustavo Guives (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Guilherme Telli (Ilusões Perdidas)
- Lane Alves (Um Mundo para Pedro)
- Lourival Andrade (P's)

 

INDICADAS A MELHOR ATRIZ DE FICÇÃO

- Ane Oliva (A Barca)
- Bella Rodrigues (Duo)
- Lucélia Sérgio (Única Saída)
- Maria Alice Santos (Nem Todas as Manhãs São Iguais)
- Teresa Cecília (Um Mundo para Pedro)

INDICADOS A MELHOR ATOR DE FICÇÃO

- Alexandre Muniz (P's)
- Gustavo Soesi
 (Um Mundo para Pedro)
- Guto Szuster (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)
- Osmar Prado (Um Café e Quatro Segundos)
- Reinaldo Junior (Linhas)

INDICADOS A MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO

- Ausência (Florianópolis, SC)
- O Nomófobo (São Paulo, SP)
- Saindo Com Estranhos da Internet (São Paulo, SP)
- Tradicional Família Moderna (Belo Horizonte, MG)
- Um Conto Indígena 
(Belo Horizonte, MG)

INDICADOS A MELHOR CURTA DE DOCUMENTÁRIO

- Cineminha no Beco (Rio de Janeiro, RJ)
- Clara Esperança (Rio de Janeiro, RJ
) 
- É da Mão de Quem? Paneleiras 
(Vitória, ES)
- Mórula (Pelotas, RS)
- Tempos de Peste (Santa Maria, RS)

INDICADOS A MELHOR CURTA DE FICÇÃO

- Anóxia (São Paulo, SP)
- Ilusões Perdidas (Votorantim, SP)
- Nem Todas as Manhãs São Iguais (Campina Grande, PB)
- Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo (São Paulo, SP)
- P's (Caicó, RN)
- Tudo o que Me Restou (Cachoeira do Sul, RS)
- Um Café e Quatro Segundos (Rio de Janeiro, RJ)
- Um Mundo para Pedro (São mPaulo, SP / Mongaguá, SP)
- Única Saída (Rio de Janeiro, RJ / São Paulo, SP)

PREMIADOS

Conheça aqui os curtas-metragens premiados na edição de 2022 do FENACIN.

MELHOR CURTA DE ACESSIBILIDADE

- Quebra Panela (Condado, PE)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE FICÇÃO
- Wanderlândia Melo (A Barca)

MELHOR ATOR COADJUVANTE DE FICÇÃO

- Samir Murad (Um Café e Quatro Segundos)

MELHOR SOM DIRETO DE FICÇÃO
- Sidney Xuxa (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)

MELHOR EDIÇÃO E MONTAGEM DE FICÇÃO
- Guilherme Algon (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL DE FICÇÃO
- Canja AudioCulture 
(Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL DE FICÇÃO
- Fernanda Magalhães, Gustavo Guives e Camila Marinho Monteiro (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE DE FICÇÃO
- Lia Letícia (Quebra Panela)

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DE FICÇÃO
- Nando Gatti (Ilusões Perdidas)

MELHOR VÍDEO EXPERIMENTAL

- Retrato do Artista Quando Coisa (Campo Grande, MS)

MELHOR VIDEOCLIP MUSICAL

- Farol (Daparte)

MELHOR DIREÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

- Cristal Obelar (Mórula)

MELHOR DIREÇÃO DE FICÇÃO
- FeGus - Fernanda Magalhães e Gustavo Guives (Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo)

 

MELHOR ATRIZ DE FICÇÃO
- Maria Alice Santos (Nem Todas as Manhãs São Iguais)

MELHOR ATOR DE FICÇÃO
- Osmar Prado (Um Café e Quatro Segundos)

 

MENÇÃO HONROSA

- Anóxia - 6 indicações

MENÇÃO HONROSA

- P's – 7 indicações

MENÇÃO HONROSA

- Um Mundo para Pedro – 8 indicações

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
- Saindo Com Estranhos da Internet

MELHOR CURTA DE DOCUMENTÁRIO
- É da Mão de Quem? Paneleiras

MELHOR CURTA DE FICÇÃO
- Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo

CERTIFICADOS

2022

2ª Edição | Festival Nacional de Cinema Independente |  63 Itens

LIVE - CERIMÔNIA

PARCEIROS

PATROCINADOR

5a3374f8-9f01-4b89-a3b5-98621e1a06b6-removebg-preview.png

APOIO CULTURAL

Hvinte LIVE STREAMING.png

REALIZAÇÃO

Cia independente de Cinema
Piazito Arte e Cultura
Stefanello Studio

FOTOGRAFIAS

EQUIPE

EQUIPE

Idealização e Direção Geral:

Jayme Filho

 

Direção de Produção, Direção de Arte e Mídias:

Isadora Forner Stefanello & Tiago Forner Stefanello

Comitê de Seleção de Produções:
Curadores: Ana Machado, Bry Schvarcz, Camila Vermelho, Dann Paim, Edinara Leão, Elton Machado Maia, Gabriel Correa, Geraldo Wobido, Juliano Wentz, Leandro Lopes, Lúcio Hiko, Mariangela Scheffer Cardoso, Marli Polenz, Marta Canabarro, Mateus Wazmuth, Noé P Silva, Sandra Oliveira da Silva, Thiago Silveira, Viviane Maxwell. 

Produção Executiva:

Marília Hoffmann

Secretária:

Priscila Rezer

Coordenação de Imprensa:

Lorenzo Seixas

bottom of page