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REGULAMENTO

2021 Regulamento

1º FENACIN – 2021

FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE

REGULAMENTO

1. O EVENTO

A Cia Independente de Cinema, Piazito Arte e Cultura e Stefanello Studio promovem o Festival Nacional de Cinema Independente (FENACIN), um evento com inscrições gratuitas e que tem como objetivo a exibição e o reconhecimento das realizações audiovisuais produzidas de forma independente. Os filmes serão analisados por uma Curadoria, que irá selecionar dentre eles 50 Produções para serem julgados pelos Jurados e concorrerem à premiação em diversas categorias. O Resultado final será divulgado em uma Live no dia 20 de Novembro de 2021, também através das Redes Sociais e os vencedores também receberão Certificado de Participação no Festival.

2. PARTICIPANTES

2.1. Poderão participar do evento produções audiovisuais de curta metragem de até 20 minutos, do Brasil, que não estiverem envolvidas direta ou indiretamente com Escolas, Universidades ou qualquer outra Instituição de Ensino Pública ou Particular;

2.2. Obra audiovisual de produção Independente é aquela cuja empresa produtora, detentora majoritária dos direitos patrimoniais sobre a obra, não tenha qualquer associação ou vínculo, direto ou indireto, com empresas de serviços de radiodifusão de sons e imagens ou operadoras de comunicação eletrônica de massa por assinatura (definição da MP 2.228-1/01 - CAP I, Art. 1º, INCISO IV);

2.3. Os filmes deverão ter sido realizados por Pessoas Físicas maiores de 18 anos. Não serão aceitas inscrições de Pessoas Jurídicas;

2.4. As produções para este festival deverão ter sido realizadas entre os anos de 2018 e 2021 e captadas em formatos que estejam de acordo com o Regulamento.

3. PREMIAÇÃO

1. MELHOR CURTA FICÇÃO

2. MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO

3. MELHOR CURTA ANIMAÇÃO

4. MELHOR DIREÇÃO FICÇÃO

5. MELHOR DIREÇÃO DOCUMENTÁRIO

6. MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA FICÇÃO

7. MELHOR DIREÇÃO DE ARTE FICÇÃO

8. MELHOR ROTEIRO ORIGINAL FICÇÃO

9. MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL FICÇÃO

10. MELHOR SOM DIRETO FICÇÃO

11. MELHOR EDIÇÃO E MONTAGEM FICÇÃO

12. MELHOR ATOR

13. MELHOR ATRIZ

14. MELHOR ATOR COADJUVANTE

15. MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

16. MELHOR CURTA ACESSIBILIDADE

4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Ficha de inscrição preenchida conforme modelo disponível no site www.fenacin.com.br

5. INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 02 de Agosto a 06 de Setembro de 2021, através do site www.fenacin.com.br, sendo que, após esta data, não serão aceitas inscrições e envio de filmes;

5.2. Endereço de e-mail para envio, informações, fotos e link dos curtas: festival.fenacin@gmail.com. Somente serão aceitos os Curtas enviados através de Link no Youtube ou Google-Drive.

5.3. As inscrições serão encerradas às 23h 59m do dia 06 de Setembro de 2021.

6. REGRAS GERAIS

6.1. O filme deverá ser encaminhado juntamente com a Ficha de Inscrição devidamente preenchida;

6.2. Os filmes inscritos passarão por uma pré-seleção, respeitados os critérios definidos neste Regulamento;

6.3. Tempo de duração do filme: 20 minutos incluindo os Créditos e o seu Making Of (opcional) que não poderá exceder o tempo de 2 minutos;

6.4. Para o envio de mais de uma produção, deverão ser enviadas separadas e cada uma com sua ficha de inscrição conforme o Regulamento.

6.5. Somente serão permitidas 2 (duas) produções por Pessoa.

6.6. Conforme Portaria 368/2014 do Ministério da Justiça, os filmes exibidos em mostras e festivais devem praticar a autoclassificação conforme o “Guia Prático da Classificação Indicativa”. É obrigatório o preenchimento, na ficha de inscrição, da classificação indicativa do filme, de acordo com essas normas. A organização do 1º FENACIN fica responsável por garantir o cumprimento dessa medida podendo, inclusive, alterar essa classificação conforme conveniência do festival para adequação às normas.

6.7. Os 50 filmes selecionados deverão enviar de 1 (uma) a 3 (três) imagens still que melhor ilustrem o filme, e 1 (uma) imagem de cada ator e atriz principal e ator e atriz coadjuvante, quando for o caso.

6.8. As imagens deverão ser enviadas para o e-mail do festival festival.fenacin@gmail.com no período de 1º de outubro de 2021 a 20 de outubro de 2021.

7. DESCLASSIFICAÇÃO

Serão motivos para desclassificação dos filmes:

7.1. O MAKING OF que ultrapassar o tempo de 2 minutos;

7.2. O FILME e MAKING OF que juntos ultrapassarem o tempo de 20 minutos;

7.3. Quando vier mais de uma produção na mesma mídia e/ou com mesma ficha de inscrição, ambas serão desclassificadas;

7.4. Os filmes que tiverem qualquer vínculo com Escolas, Universidades ou qualquer Instituição de Ensino Pública ou Privada;

7.5. Os filmes, cuja ficha de inscrição não esteja devidamente preenchida;

7.6. Os filmes que estiverem em desacordo com o item 13.4 deste regulamento.

8. MATERIAIS

8.1. A inscrição da Obra no Festival, autoriza automaticamente o Festival a utilizar os vídeos em palestras, escolas ou órgãos públicos para difundir o evento e os temas tratados por ele, e também poderão ser disponibilizados, se solicitados, desde que seja para fins educativos ou recreativos, sem fins lucrativos.

8.2. A organização do festival poderá exibir publicamente os filmes inscritos em futuras mostras e divulgar o evento, sem ônus para os produtores ou organizadores;

8.3. A coordenação do festival poderá utilizar pequenos trechos, fotos, informações técnicas e material gráfico dos filmes, com a finalidade exclusiva de divulgação do evento, através de clipes, material impresso, TV e INTERNET, livre de qualquer ônus;

8.4. Os filmes selecionados poderão fazer parte de um pacote de mídia gravados em DVDS, CDS ou PenDrives com as mostras oficiais, enviados para apreciação do júri.

9. FORMATO

9.1. A organização do festival não se responsabiliza pela validação de filmes com links que não possam ser acessados pela curadoria;

9.2. Os links deverão estar acessíveis ao festival até o dia da realização do 1º FENACIN (20 de Novembro de 2021);

Para Google Drive:

9.3. Para envio de filmes por Google Drive, o filme deverá respeitar a mídia exigida para apresentação, enviando em um dos formatos: AVI, MP4 e H.264;

9.4. A resolução mínima para apresentação deverá ser Full HD (1920 x 1080 pixels), com taxa de quadros de 24 fps ou 30 fps;

9.5. O filme enviado por Google Drive, deverá possuir o acesso ao link liberado para quem possuir o mesmo;

Para YouTube:

9.6. Para envio de filmes por Youtube, o filme deverá respeitar as diretrizes e procedimentos da plataforma;

9.7. Os filmes com inscrição de link do Youtube deverão estar completos e como não listados.

10. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

10.1. A seleção dos trabalhos será realizada pela Curadoria Oficial do Festival, composta por pessoas capacitadas, de acordo com as características do festival;

10.2. Critérios de seleção para os filmes: roteiro, direção, atuação, criatividade, organização e qualidade final;

10.3. O Curta que conter recursos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos concorrerá ao prêmio de Melhor Curta Acessibilidade;

10.4. Entende-se por Recursos de Acessibilidade: Áudio-descrição; Legendas e Janela com Intérprete de Libras.

10.5. Não serão aceitos trabalhos que apresentarem problemas técnicos/físicos e a qualidade deve ser conferida antes do envio;

10.6. A curadoria selecionará 50 Curtas, respeitando o limite determinado neste regulamento, para serem julgados pela Comissão Julgadora, assim distribuídos: 30 Curtas Ficção, 15 Curtas Documentário e 5 Curtas Animação.

10.7. Categorias:

10.7.1. Ficção – filmes que utilizam narrativas imaginárias, irreais ou obras criadas a partir da imaginação. Podem ser parcialmente baseados em fatos, mas devem conter algum conteúdo imaginário.

10.7.2. Documentário – filmes não-ficcionais, informativos e/ou didáticos feitos sobre pessoas, animais, acontecimentos (históricos, políticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoções, pensamentos, culturas diversas, entre outros; que se caracterizam principalmente pelo compromisso da exploração parcial e subjetiva da realidade.

10.7.3. Animação – A palavra animação vem do latim “anima” e significa “alma” ou “sopro de vida”. Portanto, entende-se essa arte como o ato de “dar vida” a objetos estáticos e inanimados através de diferentes métodos. Filmes que utilizam os seguintes métodos: animação 3D (computador), animação tradicional (desenhada à mão), animação 2D baseada em vetores (vetorial), Stop Motion, entre outros.

10.8. Os vídeos selecionados serão divulgados oficialmente no site do festival www.fenacin.com.br e pela página https://www.facebook.com/Fenacin

11. PREMIAÇÃO

11.1. Apesar das categorias já mencionadas no item 3. Alguns dos prêmios poderão ser cancelados pela comissão organizadora juntamente com o júri, caso entenda-se que nenhum trabalho atenda aos critérios de avaliação do festival, bem como acrescentar novos prêmios que julgar necessário.

 

12. CUSTOS

12.1. O festival não cobrará taxa de inscrição;

12.2. A remessa dos Troféus será de responsabilidade dos premiados, que terão que arcar com as Despesas de envio pelos Correios ou qualquer outro meio;

12.3. O prazo para o pedido de envio de Troféu será de 90 dias após a data do resultado dos vencedores.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. Os filmes serão exibidos em mostras gratuitas, sem fins econômicos, estando o festival FENACIN isento de qualquer pagamento a seus realizadores;

13.2. Ao realizar a inscrição e enviar os filmes com a ficha, o realizador estará ciente e de acordo com todos os itens deste Regulamento;

13.3. Ficará a cargo da comissão organizadora compor o júri da mostra, que contará com 51 Jurados de todas as Regiões do País e de vários segmentos da arte e da cultura (artes visuais, cinema, TV, jornalismo, teatro, fotografia, educação, acessibilidade, entre outros), bem como a orientação para que a análise dos filmes concorrentes seja feita de acordo com os critérios do festival;

13.4. Para o 1º FENACIN, não poderão ser inscritos filmes cujos participantes estejam na Organização, na Curadoria ou no Júri, sob pena de desclassificação;

13.5. O número máximo de inscrições por Diretor é de 2 curtas e haverá (como já informado) limite de classificados para julgamento dos Jurados;

13.6. Em caso de dúvida, entrar em contato com a comissão organizadora somente via e-mail: festival.fenacin@gmail.com, informando nome do Curta e Diretor;

13.7. O Festival se isenta de qualquer responsabilidade acerca de Direitos Autorais de qualquer ordem, ficando responsável o Diretor do Curta inscrito por essas questões de Autorização de Som e Imagem, Direitos autorais de músicas, ECAD, Youtube, uso de imagens de filmes, etc;

13.8. Ficará a cargo da comissão organizadora resolver os casos omissos neste Regulamento.

2021 Curadoria

CURADORIA

Daniel Paim

DANIEL PAIM

Jornalista, Cinéfilo e Cineclubista.

Atua como roteirista, produtor, documentarista, oficineiro, diretor, curador e jurado em vários festivais de Cinema.

Participa da equipe do CinEst - Festival Internacional de Cinema Estudantil.

Daniela Minello

DANIELA MINELLO

Bailarina, Atriz, Professora Universitária e Doutora em Educação.

Trabalhou como apresentadora de TV, como diretora, roteirista e na produção de diversos trabalhos audiovisuais locais.

Edinara Leão

EDINARA LEÃO

Natural de São Luiz Gonzaga - RS. É Poeta e Professora.

Escreve desde os 12 anos, publicou 11 livros. Acadêmica da ASL e da Alpas XXI. Mestra, Doutora e Pós-doutora em estudos Literários.

Brinca de produzir audiovisuais com os adolescentes e participa de curtas amadores.

Apaixonada por poesia e teatro, organizou 13 performances, apresentadas em eventos e em praça pública.

Coordena o grupo Five Women, o Movimento virArte e o Clube de Leitura.

Joel Cambraia Machado

JOEL CAMBRAIA MACHADO

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM em 2015.

Bacharel em  Artes Cênicas - Direção Teatral pela UFSM em 2002 e Interpretação pela UFSM em 2003; Licenciatura Plena em Pedagogia pela URCAMP  em 1988.

É sócio fundador do Grupo Teatral Paulo Pontes em 1977.

Dirigiu, atuou e escreveu peças de teatro e roteiros cinematográficos.

Suas últimas premiações foram: Homenageado Especial - Feira do Livro de Alegrete em 2015; Melhor ator no 12º Santa Maria Vídeo e Cinema em 2018; e Menção Honrosa - Ator Coadjuvante, no 13º Santa Maria Vídeo e Cinema em 2019.

Lúcio Hiko

LÚCIO HIKO

Produtor cultural, crítico de cinema, cineclubista e curador do Cineclube Lanterninha Aurélio. Com análise crítica publicada no livro Ciclo de Cinema Histórico. Escreve para o site de cinema Cinetoscópio, e é colunista de cinema para o site Rede Sina. Integrante do Cineclube da Boca. Integrante do CinEst - Festival de Cinema Estudantil Internacional com foco em Acessibilidade.

Neli Mombelli

NELI MOMBELLI

Documentarista, produtora cultural e professora de audiovisual na Universidade Franciscana, com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Integra o coletivo audiovisual TV OVO há 12 anos onde atua na elaboração de projetos, como oficineira de realização audiovisual e na direção, produção e montagem de filmes.
Dentre as principais produções audiovisuais estão "Quando Te Avisto" (2020); "Feminino Substantivo" (2019); "Depois Daquele Dia" (2018); "Frequências do Interior" (2015); "Poeira" (2015); e "A Semi-lua e a Estrela" (2013).

2021 Jurados

JURADOS

Adri Tolardo

ADRI TOLARDO

É atriz, produtora e assessora de imprensa de Teatro, TV e Cinema.

Formação:

"Curso TV e Cinema", ministrado pelo ator Marcos Wainberg em 2016; "Curso livre de Teatro", ministrado por Di Carlo Araújo da Cia Filhos da Pauta de Teatro São Paulo/SP em 2015; "Seja um ator de Cinema e TV", por Di Carlo Araújo - Gramado Filmes - São Paulo/SP em 2014; "Escola de Atores Wolfmaya", São Paulo/SP em 2015; "Curso de Preparação para o Ator Iniciante", Fátima Toledo - Rio de Janeiro/RJ em 2013; "Workshop de Cinema", Ministrado por Claudio de Andrade - São Paulo/SP em 2013; "Curso de Teatro Infantil", com Délcia Suzana Vicentim - Caxias do Sul/RS em 1988; "Curso Livre de Teatro", com Arildes Bertelli - São Marcos/RS em 1977.

Experiências Profissionais:

"Tubarão Fora D'água" - Filme. Como atriz - São Paulo/SP - 2018; "Na Vida Tudo é Passageiro, menos o motorista e o cobrador" - Comédia Teatral. Como atriz, produtora e assessora - São Paulo/SP - 2015 e continua em 2016; "Acidentes de Cama e Mesa" - Comédia Teatral. Como atriz, produtora e assessora - Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais - 2014; Curta "O Segredo da Santa Dita" - direção de Di Carlo Araújo. Como atriz, produtora e assessora - São Paulo/SP - 2015; Longa "Decreto do Destino" - direção de Di Carlo Araújo. Como atriz, produtora, assessora e assistente de direção - São Paulo/SP - 2014/2015; Longa "Cipriana" - direção de Claudio de Andrade. Como atriz - São Paulo - 2013/2014; Seriado "Milagres TV Record" - direção de Jorge Van Damme. Como atriz - Teresina/PI - 2013; Longa "Enigma de Dolores" - direção de Edna Fashion. Como atriz e produtora - São Paulo - 2013; Longa Calango do Agreste" - direção de Jorge Van Damme. Como atriz e assistente de produção - São Paulo/SP - 2013; Filme "Tango do Brasil" - direção de Normando Rabelo. Como atriz, produtora e assessora - São Paulo/SP - 2011; Longa "Esquadrão Sofia" - direção de Normando Rabelo. Como atriz, produtora e assessora - São Paulo/SP - 2010; Peça Infantil "Viagem ao Planeta da Criança" - direção de Délcia Suzana Vicentim. Como atriz e produtora - Caxias do Sul/RS - 1988; Peça Infantil "Sítio do Pica Pau Amarelo" - direção de Arildes Bertelli. Como atriz - na cidade de São Marcos/RS - 1977.

Outras Participações:

Como Professora de Teatro ministrou aulas de teatro para crianças no FAS/CRAS e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul / Escolas municipais, e como diretora da empresa "Conceitoh Produções" organizava eventos e festas em Geral em São Marcos, Caxias do Sul e São Paulo e foi assistente de direção em Cursos Livres de Teatro, TV e Cinema e no Curso "O Ator Criativo" e nos Workshops "Seja um Ator de Cinema", ministrados pelo ator, diretor e cineasta Di Carlo Araújo em São Paulo/SP.

www.conceitoh.com.br

Alexandre Maccari Ferreira

ALEXANDRE MACCARI FERREIRA

Alexandre Maccari Ferreira é pesquisador de História do Cinema. Mestre em Integração Latino-Americana, Especialista em Literatura Brasileira, Graduado em História e em Letras Português, organizou os quatro volumes da coleção de livros “Uma História a Cada Filme” (FACOS-UFSM). Atualmente é Servidor Público Federal e realiza doutoramento em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria, pesquisando sobre a memória das ditaduras civis-militares em produções cinematográficas argentinas, brasileiras e chilenas.

Airton de Oliveira

AIRTON DE OLIVEIRA

É Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento da Arte Dramática da UFRGS com Pós Graduação Arquitetura e Cenografia - Direção de Arte na UniRitter. Ator, diretor, cenógrafo, figurinista e produtor cultural com vários Prêmios Açorianos e Tibicuera em seu currículo. Natural de Alegrete/RS, é diretor proprietário da Telúrica Produções desde 1996 e integrante da Cia Vento Minuano, em Porto Alegre/RS. Entre seus trabalhos como DIRETOR estão: “As Lágrimas Amargas De Petra Von Kant”, “Como Emagrecer Fazendo Sexo”; “Ari Areia, Um Grãozinho Apaixonado”; “O Menino Que Aprendeu Cedo Demais”, “A Caravana Da Alegria”, “Piratas”, “Doralice, A Menina Descalça”, “De Colagem”, “Cantabilidade” e “O Gato de Botas e Bombachas”. Fez a direção cênica do espetáculo “Meninas Cantoras de Nova Petrópolis e o Samba Diferente que Ganhou o Mundo” e a Direção artística da “Fantástica Fábrica de Natal” no Natal Luz de 2014. Como ATOR participa de comerciais e filmes como as Histórias Curtas RBS TV “O Último Chocolate” e “O Fusca e a Dona Hortência” ambos com direção de Flávia Seligman. Recentemente fez o comercial nacional “Como Fazer Juntos/Sicredi” com direção Felipe Blankenheim, “Souza Cruz - 100 Anos do Sistema Integrado”, com direção Jojow Pritsch, “Philadelfia” com direção Pedro Mahfuz. Os curtas “Exílio” e “Quem é Rogério Carlos?” com direção de Pedro Bughay e “1947” direção Giovane Gio; Como PRODUTOR, além dos espetáculos que dirigiu, esteve à frente de montagens
teatrais como MAMÃE FOI PRO ALASKA, MALDITO CORAÇÃO e SE MEU PONTO G FALASSE; em dança EM MEIO A ESTE LUTO EU LUTO, coreógrafa Silvia Wolf e produziu os CD’s COW BEES – ASTROS IMAGINÁRIOS, da banda Cow Bees e SAMBAS, CHOROS, VALSAS E UM FREVO..., de Cau Karam (Vencedor do PRÊMIO AÇORIANOS DE MÚSICA/2006 nas categorias Melhor CD Instrumental, Melhor compositor e indicado Melhor Instrumentista). Na área de EVENTOS, foi um dos idealizadores do 1º PORTO ALEGRE EM CENA em 1994, foi integrante do Conselho Curador do 11º PORTO ALEGRE EM CENA em 2004 e em 2007, foi o Coordenador de Logística do 14º PORTO ALEGRE EM CENA, entre outros. Participa como jurado em diversos festivais de teatro que acontecem nas cidades do interior do estado. Sendo da Comissão de Avaliação para Ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre e do Júri do Prêmio Tibicuera em várias ocasiões. Também ministra oficinas e workshop de produção cultural.

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ANNIK MALVIL

Francesa, nascida na Bélgica, criada em Portugal, vive no Brasil desde 1954 e viveu nos EUA por 15 anos.

Atriz profissional desde 1960 atuando em uns 20 filmes entre filmes brasileiros, co-produções, franceses, seriados, TV (TV Excelsior, Tupi, Rio, Globo).

Prêmio melhor coadjuvante em "Conceição" (2 premios) e filme "Viagem ao fim do Mundo" recebeu o prêmio de melhor filme do Terceiro Mundo em Locarno, Suíça.

Atriz de teatro em São Paulo e Rio de Janeiro (teatro Oficina, Cacilda Becker, etc.) anos 50/60.

Teve uma firma de produções cinematográficas, produzindo gingles (Ganhando concorrências do governo da época), documentários e sendo diretora de produções para o cinema.

Em 1974 recebeu o título de Cidadã Carioca Honorária aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

Foi passista de destaque da Escola de Samba Mangueira durante 18 anos.

Nos meados dos anos 70, devido a falta de bons trabalhos artísticos e financeiros, foi trabalhar em turismo no qual viajou pelo mundo desde então.

Antônio Lopes

ANTÔNIO LOPES

Possui registro profissional no SATED, Licenciatura em Ciências Sociais pela ULBRA/POA - 2011. Pós Graduado em Pedagogia da Arte pela UNIVATES/RS -2014, Pós Graduando em Artes Cênicas pela CENSUPEG/RS, Mestrando em Psicologia da Educação pela FUNIBER.

Cursos Técnicos, Cinema e Televisão UFSM/RS - 2004, Escola de Atores da Globo - Wolf Maya - 1997; dentre outros.

TÉCNICOS ESPECÍFICOS: Teatro de Rua FUNDARTE - Monte Negro - 1988; Pedagogia das Artes Cênicas da Infância a Adolescência - Papaya Partya - Colômbia - 1991; O Teatro do Oprimido - RJ - Augusto Boal - 1992; Teatro de Rua - Teatro Vento Forte - Ilo Krugli - SP - 1994; Técnica de Amplificação do Teatro de Rua - Amir Hadad - RJ - 1995; O Teatro Antropológico - LUME - SP - 1997; Cinema e Televisão - Wolf Maya - RJ - 1998; etc.

PRODUÇÃO CULTURAL: Curso de Produção Cultural - 1991 - Associação Gaúcha de Produtores Culturais - POA, Formatação de Projetos Culturais / Leis LIc/Rouanet - 2012 - Cida Produções - POA - RS.

DRAMATURGIA: Autor de textos como Paixão de Cristo messias da Paz, Luzes do Deus menino, Fuga O Submundo das Drogas, Quando o Segredo Gritar, No Meu Coro Não, O Macaco Mariola e o Pestinha da Escola, Sombras de um Pai, Dom Quixote e o Contador de Histórias, dentre outros.

FORMAÇÃO DE GRUPOS DE TEATRO NA COMUNIDADE: Desde 1978 formou diversos grupos em comunidades de municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Antônio Lopes é sociólogo, ator, dramaturgo e professor. Conferencista e palestrante sobre temas como Educação Humanista, Desigualdade de Gênero, Dependência Química, Abuso Sexual Infantil, entre outros temas. Ministra oficinas de desinibição, relaxamento, oratória, improvisação, entre outras. É Produtor Cultural e foi apresentador de programas em diversas rádios e canais de televisão do RS. Foi professor de teatro em Monte Negro - RS durante 12 anos; professor de teatro na SECULTUR de Teutônia - RS de 2005 a 2008; Professor de teatro em Veranópolis de 2007 à 2015; Professor de teatro em Lajeado - RS de 2009 à 2012; Professor de teatro em Coqueiro Baixo - RS de 2010 à 2014; Professor de teatro no Colégio Teutônia de 2011 à 2014;Professor de teatro em Pouso Novo - RS de 2013 à 2015; Professor de teatro em Mato Leitão - RS de 2015 à 2016. Desde 2017 é coordenador de grupos de teatro em Vespasiano Corrêa - RS e Venâncio Aires - RS, onde organiza anualmente as produções de Teatro aberto Luzes do Deus Menino e Paixão de Cristo Messias da Paz com dezenas de atores locais, além de espetáculos natalinos no município de Boa Vista do Sul - RS.

Fundador e diretor de grupos de teatro nos municípios Montenegro - RS - Cia de Teatro Tio Tony, Escola Aberta, CETAD... (num total de 12 grupos); Teutônia - Máscaras; Óia Nóis no Palco, Di Família... (num total de 10 grupos amadores e 2 estudantis). Veranópolis - RS - Tô no Palco e Vida em Cena; Lajeado - RS - Vira Arte, Brotos de Teatro e Tribo de Arte Dramática; Coqueiro Baixo - RS - Grupo Garra de Teatro; Imigrante - RS - Façarte, entre outros.

GRANDES ESPETÁCULOS EM ESPAÇO ABERTO: Produtor e diretor de "A Paixão de Cristo Messias da Paz" e "Luzes do Deus Menino", espetáculos com cidade cenográfica e mais de 200 atores em cena, já montados nas cidades gaúchas de Santa Maria, Venâncio Aires, Montenegro, Teutônia, Lajeado, Imigrante, Relvado, Veranópolis, União da Serra, Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal, Nova Petrópolis, Triunfo, entre outros.

ESPETÁCULOS DE TEATRO: Autor, diretor e protagonista de "Fuga - O Submundo das Drogas" em cartaz desde 1994; autor e ator nos espetáculos sobre abuso infantil intitulados "Quando O Segredo Gritar" e "No Meu Corpo Não"; autor e manipulador de bonecos no espetáculo "Macaco Mariola e O Pestinha da Escola"; ator no monólogo "As Mãos de Eurídice", adaptou O Menino Narigudo de Walcir Carrasco; "História de Lenços e Ventos" de Ilo Krugli; Adaptou e dirigiu "História de Gatos e Ratos"; autor de "Planeta Ecos"; "E agora Serelepe?"; "O Rio Nosso de Cada Dia"; "Meu Filho é um Palhaço"; "A Pedra"; "Maria de Todas as Marias"; "O Ser Feminino de Deus", entre outros espetáculos.

Ary França

ARY FRANÇA

Ary França é um ator brasileiro natural de São Paulo - SP. Iniciou sua carreira no teatro de São Paulo, tendo participado das seguintes companhias: CPT - Centro de Pesquisa Teatral, Pod Minoga e Teatro do Ornitorrinco. França é também diretor teatral. 

TEATRO:

1989 "O Doente Imaginário", de Molière, direção de Cacá Rosset - Teatro do Ornitorrinco; 1991 "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare, direção de Cacá Rosset - Teatro do Ornitorrinco; 1999 "O Que o Mordomo Viu", de Joe Orton, direção de Marcos Daut; 2004 "Arsênico e Alfazema", de Joseph Kesserling, direção de Alexandre Reinecke; 2005 "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna, direção de Alexandre Reinecke; 2005 "O Estrangeiro", de Larry Shue, direção de Alexandre Reinecke; 2006 "Gata Borralheira", de Tony Brandão, direção de Débora Dubois; 2006 "Ricardo III", de William Shakespeare, direção de Jô Soares; 2008-2010 "A Alma Boa de Setsuan", de Bertolt Brecht, direção de Marco Antônio Braz.

TELEVISÃO:

1983 "Pão, Pão, Beijo, Beijo"; 1984 "Livre pra Voar"; 1997 "A Comédia da Vida Privada"; 1999 "Andando nas Nuvens"; 2001 "Disney Cruj"; 2003 "Chocolate com Pimenta"; 2004 "A Diarista"; 2007 "Sete Pecados"; 2008 "Toma Lá, Dá Cá"; 2008 "Casos e Acasos"; 2009 "Som & Fúria"; 2010 "Escrito nas Estrelas"; 2011 "Morde e Assopra"; 2012 "A Grande Família"; 2014 "3 Teresas"; 2017 "Vade Retro"; 2018 "Samantha!"; 2020 "Coisa Mais Linda"; 2020 "O Dono do Lar".

CINEMA:

1990 "Beijo 2348/72"; 1993 "Capitalismo Selvagem"; 1996 "Um Homem Sério"; 1996 "Dumbo & Jumbo, Dois Bobos em Apuros"; 1996 "Child's Play"; 1997 "Ed Mort"; 1998 "Amor & Cia"; 2001 "O Xangô de Baker Street"; 2002 "Durval Discos"; 2005 "Manual Para Atropelar Cachorro"; 2016 "Dumbo & Jumbo 2"; 2018 "Uma Quase Dupla"; 2019 "Sai de Baixo - O Filme"; 2021 "45 do Segundo Tempo".

Atilio Bari

ATILIO BARI

Ator, dramaturgo, escritor, produtor cultural, Fundador do "Grupo Theatralha & Cia.", criado em 1987, com o qual produziu 20 espetáculos teatrais. Ganhador do prêmio Apetesp de 1996 pelo seu trabalho em Frankenstinho. Várias indicações aos prêmios Mambembe e em festivais de teatro do interior paulista.

Dramaturgo com diversos textos encenados, dentre eles "O Pequeno Imperador" (Indicação ao prêmio Mambembe), "Ai Caçarola", "O Homem que Calculava", e outros.

Prêmios recebidos como dramaturgo: Prêmio Vladimir Maiakovski, em 1994, por "Lilavati - Aventuras da Matemática"; Prêmio Estímulo de Dramaturgia da Secretaria de Estado da Cultura, em 1997, com o texto "Canudos: Samba dos Sertões"; Concurso de Dramaturgia Cidade de Manaus, em 2014, com o texto "Meu Querido Anarquista"; Prêmio Literário Coleção Vertentes, da Universidade Federal de Goiás, em 2014, com o texto "Julgamento no Velho Chico".

Roteirista, tendo desenvolvido diversas adaptações teatrais para a TV Cultura. Criador dos programas "Agendinha e Baú de Histórias", este com o grupo Ópera na Mala. Diretor das séries "Antunes Filho em Preto e Branco" e "Grande Teatro em Preto e Branco", e co-idealizador da série "Direções", todas da TV Cultura. Produtor e apresentador do programa "Persona em Foco" e da série "Novela - 65 Anos de Emoções" (TV Cultura).

Como escritor, tem 8 livros publicados, tendo recebido as seguintes premiações: Concurso Literário Cidade de Belo Horizonte e no Prêmio João de Barro, ambos com o livro "O Gato do Teatro", publicado pela Editora Scipione; Prêmio Agostinho de Cultura, com o livro "Lilavati", publicado pela Editora Adonis; Prêmio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Obra: "A Fabulosa Companhia de Bardo Amarante".

Presidente da Associação dos Amigos da Apetesp. Membro de comissões de seleção de projetos em editais da Secretaria de Estado da Cultura em várias edições. Coordenador das Campanhas de Popularização do Teatro, "Teatro Por Um Real" e "Domingo no Teatro".

Billy West

BILLY WEST

Billy West,  começou sua vida artística nas Arenas de Rodeio , Mineiro de Nascença viu que seu mundo Western poderia ser vivenciado por todos, sendo contado por histórias e cenas de Filmes , Novelas e Séries . O Billy West Ator participou de Novelas de Emissoras como Rede Globo,  Rede Record fez Séries e Participações em Filmes, atualmente está trabalhando em um projeto que vai mostrar como é o Mundo do Rodeio 

Eduardo P. Moreira

EDUARDO P. MOREIRA

Natural do Rio de Janeiro - RJ e radicado no estado da Paraíba, o produtor, diretor, roteirista e designer gráfico Eduardo P. Moreira tem formação técnica em Processamento de Dados e formação superior em Produção Publicitária com extensão em Produção Audiovisual.

Estudou Artes Cênicas no Rio de Janeiro e, no período de sua residência em Maryland nos Estados Unidos, estudou Lógica, Desenho Artístico, Artes Plásticas e Música.

Em sua vida profissional, acumula três longas e quatorze curtas-metragens como diretor e/ou roteirista, além de alguns videoclipes, programas pilotos para TV e internet, VT's publicitários, mini-documentários e vídeos institucionais. Coleciona prêmios a nível estadual, como o TroféuChapéu de Ouro Categoria Trainee (Sistema Correio/Rede Record) e a nível federal, como a seleção no Edital Nº04/2010 da SAv/MinC para roteiros de longa-metragem.

Emerson Links

EMERSON LINKS

Emerson Links é diretor e ator de cinema (SATED DRT número 168/90); também dramaturgo (Ref. SBAT peça número 28.431, entre outras); autor e diretor da lendária peça teatral "Hippies Nunca Mais" (Ref. Jornal Zero Hora) e como ator em mais de dezenas de espetáculos, entre
eles "Folias Felinas", de Renato Campão; criador da trilogia de documentários "A Turma do Parquão", iniciada com "Carlos Ducatti, O Homem que Veio do Planeta Orion", "Valderesa Vanguarda, Vanguardesa" e "O Oriente Está Entre Nós" (Ref. Principais jornais do sul do país: Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Última Cena). Também trabalhou como produtor de cinema (Registro Concine Certificado de Registro de Cinema número 43.1490.11/083-0, expedido pelo Ministério da Cultura), nas obras mencionadas e outras. Entre os anos de 1997 e 1998, realizou oficinas para atores e diretores de cinema (material disponível em seu canal no you tube). A partir de 1999, na função de produtor e diretor decidiu captar imagens para o seu mais ambicioso projeto, até então, "A Bíblia do Rock", que exigiu nada menos que vinte anos de pesquisas e trabalho de reconstituição de época que acabaram sendo convertidos em roteiros de um longa-metragem, programas de TV e rádio, entrevistas de bastidores e shows dos pioneiros do rock e de artistas de todas as épocas, como também, farão parte de futuros livros (ver material nas entrevistas de TV em seu canal no you tube: Emerson Links). Na função de jornalista escreveu para os mais seletos
jornais culturais como Tchê Video, Plantão, Flash News e o underground Almanaque da Turma do Parquão (Leia-se "Parcão"). Com o passar dos anos, Emerson Links foi criando outros canais de divulgação do seu trabalho como os blogs que levaram os nomes de seus projetos e, assim, consequentemente, se tornou uma figura carimbada nas redes sociais, principalmente por revelar outra obra que desenvolvia em sigilo, "A Bíblia do Cinema", que também virou site de desenvolvimento de pesquisas. Neste, Emerson atua como autor de textos sobre a Sétima Arte e também como formador de opinião escrevendo críticas e entrevistando atores, produtores e diretores que fizeram parte da história do cinema. Em 2014, realizou o curta-metragem "Fugaz", com a banda Tarcísio Meira's Band que, neste ano, havia se destacado no programa Superstar, da TV Globo, como trabalho de conclusão do curso de edição da ONG Quilombo do Sopapo e, também, dirigiu o clip com a famosa banda de rock Os Replicantes, dos anos 1980 (ainda em atividade), para o projeto "A Bíblia do Rock".

Durante a pandemia, Emerson Links está gravando o programa de TV WEB com o ator Emiliano Queiroz. Atualmente, Emerson é diretor do departamento de cultura da AMPA, onde também realiza atividades de produção audiovisual. Em tempo: Dedica-se aos projetos de longa-metragem e livro "O Amor nos Tempos da Internet" e a série de TV "Dark Blues", em curso. Destaca-se o lançamento do projeto “Point da Nostalgia”, programa de TV WEB, onde Emerson Links, utilizando sua experiência dramatúrgica, intelectual e literária, realiza entrevistas biográficas com personalidades renomadas do meio artístico, cultural de variados setores da sociedade. Em tom de divã, cada "convidado" participa de uma autêntica viagem no tempo, revisitando cada obra lançada publicamente no território nacional e exterior. Sem patrocício ou Lei de Incentivo, ”Point da Nostalgia” foi produzido em regime cooperativista e estreou no primeiro minuto do Ano Novo de 2021, configurando-se num especial sobre Renato Pereira, o pioneiro do stand up no sul do país. Figuras como Roberto Menescal, Emiliano Queiroz, Edwin Luisi, Fúlvio Stefanini, Élcio Romar, Cristina Pereira, Stela Freitas, Analu Prestes, Romeu Evaristo, Betty Erthal, Carla Cristina Cardoso, Fernanda de Jesus, Luis Artur Nunes, Carlos Eduardo Novaes, Léo Ferlauto, Bemvindo Sequeira, Olmir Stocker, Walter Franco, Odair José, Carlos Colla (compositor de Roberto Carlos), Solano Ribeiro (criador dos Festivais da Record nos anos 1960), Patrick Dimon (cantor grego, fez sucesso nos anos 1970), Márcio Ivens, a ex-vedete Eloina Ferraz (auge do teatro do rebolado nos anos 1950 e 1960), Dick Danello (intérprete italiano associado a jovem guarda), Ricardo Corte Real (comediante, instrumentista e publicitário, viabilizou a MTV no Brasil), Hélio Costa Mando (ex-diretor artístico da Som Livre e cantor Steven MacLean) e o jovem ator André Arteche já gravaram para o projeto (em breve no canal do youtube de Emerson Links). Isso já ocorria através de outro grande projeto, “A Bíblia do Cinema”, com personalidades tais como Dilma Lóes (atriz e cineasta), João Batista de Andrade (cineasta), Bráz Chediak (cineasta e escritor), Werner Schünemann (cineasta e ator da Globo), Kate Hansen, Moacyr Góes, Nina de Pádua, José Joffily, Lui Farias, Mauro Farias, Rubens Caribé, Zé Adão Barbosa, Clery Cunha, Carlos Gerbase, Giba Assis Brasil, José Pedro Goulart, Otto Guerra, Hernani Haffner e muitos outros.

Fabiano Foggiato Godinho

FABIANO FOGGIATO GODINHO

Especialista em Cinema – Universidade Franciscana - Santa Maria

Bacharel em Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Santa Maria

Experiências Profissionais:

Sócio, produtor, diretor de cena, diretor de fotografia na Cusco Produtora Audiovisual;

Assistente de direção no documentário  Paragem no Tempo para o DOC TV - IV; 

Direção: Carolina Berguer.

Direção de fotografia no documentário - Para Além da Guerra - sobre os combatentes argentinos da Guerra das Malvinas. Direção: Vanessa Solis;       

Assistente de direção - Histórias Curtas - RBSTV / Francisca, a Rainha dos Pampas

Direção: Hique Montanari; 

Assistente de direção na minissérie Segredo Co-produção RTP Portugal, CCFBR Produções São Paulo e Accorde Filmes.  Direção: Paulo Nascimento;

Assistente de produção no longa metragem Hamartia. Direção Rondon de Castro.

Dir. de Produção longa metragem Manhã Transfigurada. Dir.: Sergio de Assis Brasil;

Assis. produção - Histórias Curtas/ RBSTV - Episódio: Amizade Direção Kita Tonetto;

Direção dos videoclipes da Banda Pylla e Carbono 14 e Banda Tia Sú.

Fellipe Cartier. Foto by Bia Fina Fotografias

FELLIPE CARTIER

Pós graduado (lato sensu) em "Comunicação e Imagem” pela PUC-RJ. Jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso (FACHA RJ). Ator, (Licenciatura e bacharelado) em Teatro pela Universidade da Cidade - RJ e Universidade Anhembi Morumbi - SP. Atualmente é repórter e apresentador da TV WA e da TV8 em São Paulo. Trabalhou na produção do programa Sem Censura – TV BRASIL e no Centro Cultural da Caixa do Rio de Janeiro. Também atuou nas assessorias de comunicação das seguintes instituições:  Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz, Banco do Brasil e na multinacional Teleperformance Brasil. Autor de vários projetos sociais, dentre eles o projeto “Teatro Em Cena”, de maior repercussão, nascido em Santa Maria - RS (em atividade até hoje), onde em 2001 recebeu o “Prêmio de Reconhecimento por Serviços Prestados a Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS”. Hoje aprovado no Edital de Oficinas da Secretaria de Cultura de São Paulo. Outros projetos: “Recriando a Notícia", desenvolvido no SESC-RJ, projeto “Arte nos Morros", realizado no complexo de favelas do Santo Cristo, no Rio. Autor das peças teatrais Caos (2006) e Efeito Perverso (2016), registradas na Biblioteca Nacional. Como ator, sua primeira turnê foi em 1996 com a peça "Branca de Fome", dirigida por Elianne Carpes, na cidade de Rosário - Argentina. Na ocasião, recebeu seu primeiro prêmio de Melhor Ator no 7 Encuentro Latinoamericano de Teatro e o convite de uma bolsa de estudos do Instituto Metodista da Argentina. Entrou para o cinema em 2008 com o filme “O Universo Secreto das Mães” de Fabrício Duque (Superfreak Filmes) e “Espelhos Paralelos” de Melina Guterres (Vestígio Filmes). E seu currículo dois filmes como protagonista: “Vítimas” ( Teia Mídia Filmes) de João de Freitas (TV Globo / TV Multirio) e o filme “Fora de Validade” de Guilherme Cassel Bitencourt ( Imagem Produtora) onde recebeu prêmios e indicações de “Melhor Ator”. Em 2019, ficou em temporada no icônico Teatro de Arena de São Paulo onde protagonizou o espetáculo “Cão”, do Grupo EntreMundos, com repercussão nacional. Como diretor, seus últimos trabalhos foram com os espetáculos: “As Viúvas” que ficou em cartaz na Funarte de São Paulo em 2017 e “Efeito Perverso” que está em processo de criação pela Cia Policênica de Teatro, na qual fundou em 2020. Também é proprietário da agência Mídia Oficial de Comunicação. Conciliou seu trabalho em televisão e teatro passando por diversos grupos, cias e emissoras do RJ, SP, RS e SC. Atualmente, Cartier assina a coordenação de produção e conteúdo do programa “Spoiler” e apresenta o telejornal “Hora WA”, ambos da TV WA.

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FERNANDA DE JESUS

Fernanda de Jesus já tinha feito alguns trabalhos antes de se tornar profissional, peças de teatro que lhe deram o privilégio de receber elogios do grande poeta Vinicius de Moraes.

Se tornou profissional depois que saiu na capa da revista "Ele Ela", onde no mesmo dia já era reconhecida no mundo da arte.

A TV Globo a contratou logo, mas a autorizou a gravar seu primeiro filme com direção de Braz Chefiak "Ei dou o que ela Gosta" que foi Record de bilheteria em todos os cinemas.

A seguir entrou na novela "O Rebu" de Braulio Pedroso, com isso vieram muitos trabalhos como os filmes "Amadas e Violentadas" com David Cardoso e a direção de Jean Garret; "Passaporte para o Inferno" um filme policial onde atuou ao lado de Casarre e Jonas Melo. Sempre foi protagonista nos filmes que participou.

Trabalhou também no Filme "Dona Flor e seus Dois Maridos" ao lado de Sonia Braga e José Wilker.

Ficou afastada da mídia por problemas pessoais, atualmente está retornando em um filme de terror de Janderson Rodrigues que ainda vai estrear.

Fez muitos trabalhos publicitários e fotonovelas, os principais trabalhos em que atuou estão em seu canal no Youtube e também comprados e exibidos pelo canal Brasil.

George Batista da Silva

GEORGE BATISTA DA SILVA

George Batista da Silva nasceu no tradicional bairro Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro - RJ.
Artista das tintas, lexicólogo e autor de dezenas de songbooks, construiu uma bibliografia fortalecida por obras dedicadas a temas como cinema, música, quadrinhos, artes plásticas, viagens, esportes e outros assuntos de interesse coletivo.

Mora no bairro do Flamengo, na sua cidade natal, e neste endereço continua a trabalhar na construção de novos quadros e obras literárias.

Gilberto Antonio Rezer

GILBERTO ANTONIO REZER

Graduou-se no ano de 2010 em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA.

Em 2012, concluiu a Pós graduação em Cinema também no Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA.

Realizou trabalhos de curtas-metragens e documentários no curso de Jornalismo da mesma instituição no qual atuou nas áreas de: projeto, argumento, roteiro, direção e atuação.

No segundo semestre de 2011, participou de um longa-metragem dirigido por Tabajara Ruas.

Dedica-se a projetos sociais de curtas-metragens ministrados em escolas carentes da periferia da cidade de Santa Maria - RS.

Realiza curtas-metragens da Companhia Independente de Cinema de Santa Maria no qual atua nas áreas de: projeto, argumento, roteiro, atuação, direção executiva, direção de fotografia, edição e oficinas por meio do festival CinEst.

Jâneo Manoel Venturini dos Santos

JÂNEO MANUEL VENTURINI

Licenciado em Filosofia (2012) e Diretor Teatral (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possuí formação em Teatro Digital pela Rubim Produções, há oito anos atua como professor da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Já participou de comissão de avaliação de festival de curtas-metragens estudantis e de projetos da lei de incentivo à cultura.

Participa do Programa de Extensão Porta Aberta das Artes Cênicas da UFSM desde 2018. Atualmente é acadêmico da habilitação em interpretação teatral do mesmo curso.

Orienta artisticamente o projeto "Circo Grilo" da E.E.E.B Professora Margarida Lopes desde 2016.

Possui experiência em Filosofia, Educação, Ensino de Filosofia, Juventude, Teatro, Ensino de Teatro, Direção Teatral e Produção Cultural.

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JOHNNY DORNELLES

Natural de Porto Alegre (RS), iniciou no teatro em 2016 na cidade de Santa Maria na escola "Teatro Por Que Não?", passou pela EMAET, Projeto "Todos ao Palco" pela UFN em 2018 e pelo Curso profissionalizante de teatro pela Casa de Teatro de Porto Alegre.
Participou de comerciais de TV, curtas metragens, é apresentador/locutor profissional e atualmente trabalha com a improvisação teatral e está em processo de montagem de um longa metragem.

Louise Clós

LOUISE CLÓS

É atriz, diretora e produtora. Bacharel em Artes Cênicas pela UFSM, sua primeira experiência no cinema foi em 2009 e hoje acumula mais de 15 curtas e longas-metragens na carreira com participações em plataformas como Netflix, Amazon e Fox Premium.

Em 2020 ganhou 9 prêmios internacionais (em festivais como Nova York, Las Vegas, Los Angeles e África) de Melhor Atriz pelo filme. "Delphine" de Fabio Brandão - RJ. Além de Melhor Atriz por "Jantar à luz de velas" - RJ (2016) e "Mar de Helena" - RJ de Lucas Vasconcellos (2017). Em paralelo, acumula experiências como assistente de direção e produção no mundo do cinema como no longa "Jorge da Capadócia" gravado no Brasil ee na Turkia e previsto para 2022. Residente no Rio de Janeiro, dirigiu espetáculos como "Sujeito a Reboque" de Herton Gustavo Gratto, entre 2018 a 2020 com quatro temporadas, e a experiência on-line "El uma jornada dentro de mim" com temporadas on-line no zoom em 2020. No momento dirige dois espetáculos com previsão de estreia em 2021.

Luciano Vianna

LUCIANO  VIANNA

Nascido no Espírito Santo, sua estreia em televisão começou na Rede Manchete em 1991 com a novela "Ana Raio e Zé Trovão" onde viveu o personagem Andorinha; em 1993 foi para os palcos de São Paulo interpretar o personagem Claude no Clássico Musical "Hair"; em 1994 retornou a teledramaturgia na Rede Globo com a novela "Mulheres de Areia" com o personagem, Otavinho; em 1995 "Pátria Minha" com o personagem Ronaldo filho de Aracy Balabarian; em 1996, também na Rede Globo a novela "Vira Lata" ao lado de Humberto Martins e Marcelo Novaes onde interpretava o personagem Mussoline o irmão caçula da trama; em 1997 na novela "Zaza" interpretou Samuel secretario de Zaza interpretada por Fernanda Montenegro; em 1998 na novela "Era Uma Vez" interpretou Tito filho de Nair Bello; em 1999, na novela "Vila Madalena" interpretou Fabio namorado de Zu interpretado por Fernanda Rodrigues; em 2002 "Sitio do Picapau Amarelo - A Lenda do Rei Artur" com personagem Mordreu parceiro de Luana Piovane; em 2004 também no "Sitio do Picapau Amarelo" interpretou o personagem Geninho ao lado de Vanessa Camargo; em 2005 Xavier parceiro de Guto Alexandre Barilari na novela "Alma Gêmea" na TV Globo; em 2008 novela "Paraíso", personagem Juca na TV Globo. Seu mais recente trabalho foi em 2016 no SBT, na Novela "Cúmplices de um Resgate" onde deu vida ao personagem Navarro.

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LUIZ CARLOS GRASSI

Luiz Carlos Flores Grassi é Jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFSM por sete anos.

Aprovado em concurso público para o cargo de Professor Titular de Cinema do Curso de Comunicação Social da UFSM.

Estudou Cinema nas Universidades de Pittsbourgh e Kansas.

É especialista em Cinema pela Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN.

Produziu, dirigiu e editou: "Os Irmãos"; "O Espião"; "Conversa com Deus"; "O Jornalismo e a Política"; "O Tesouro" e "Trilha Sonora".

"O Herói"; "O Inimigo" e "O Caminhãozinho", feitos em Super8 na década de 70.

Diretor de fotografia de "Jesareko" (filme paraguaio) e "Luka" de Jayme Filho.

Como ator e: "O Velório de Vicente Silveira" (Em S-8) dirigido por Modesto Viellewick e "Espelho Exagonal" de Maurício Canterle.

Lunara Dias

LUNARA DIAS

Lunara Ancina Dias
Empresária
Cursou o curso de Extensão em Cinema digital pela UFSM
Diretora Cinematográfica e Diretora de produção
Coordenadora do Grupo de Arte e Cultura 7 notas da cidade de Itaqui/RS
Coordenadora do cineclube de Itaqui Cine 7
Coordenadora do Dia Internacional da Animação em Itaqui/RS.

Marcelo Vieira Pustilnik

MARCELO PUSTILNIK VIEIRA

Professor Doutor na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, fotógrafo e ator.

Tem no seu currículo direção geral, de fotografia e edição de curta em Super 8, com produção de curtas e documentários. Atuou no teatro e vídeo.

Faz direção de vídeo, e direção de fotografia no cinema amador.

Produz vídeos educacionais indígena Kaingang para as escolas indígenas em língua nativa.

Marcelo Travassos

MARCELO TRAVASSOS

Natural de Recife - PE, em 2002 foi aprovado na graduação de publicidade e propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, Unicap.

Em 2005, concluiu seu primeiro curta-metragem "Na Rua" fruto de oficina cinematográfica oferecida pela UFPE. Esse filme participou do festival "Flô - Festival do Livre Olhar 2005" em Porto Alegre - RS, no qual recebeu o prêmio de "Melhor Filme de Oficina".

Em 2007, após concluir a graduação, concluiu seu segundo curta-metragem "Cordel da Serenata Muda", que participou de festivais pelo país, abrindo portas profissionais importantes. Uma delas foi na ONG Aurora Filmes, na qual foi professor de edição de imagens, em 2008.

Durantes 2 anos, entre 2010 e 2012, trabalhou como bolsista da Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, em várias diretorias. A primeira delas foi a de Cinema e a última a de Gestão de Equipamentos Culturais. Em 2012 finalizou seu MBA em Marketing na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - FCA/UPE. Seu trabalho de conclusão foi premiado como o "10º Projeto Empresarial de Sucesso" oferecido pela Universidade. Ainda em 2012 começou a fazer pequenas participações em propagandas e filmes com produção em Pernambuco.

Entre 2013 e 2014 foi professor PRONATEC da Uninassau, no curso técnico de rádio e televisão, ensinando Introdução ao Audiovisual e Edição de Imagens. Também em 2014, concluiu a especialização em Estudos Cinematográficos na Universidade Católica de Pernambuco e, no mês de maio de 2019, defendeu sua dissertação de mestrado, na área de análise crítica do discurso, com o título de "Superman: entre quadrinhos, discurso e ideologia", na mesma instituição.

De 2019 até junho de 2021, essa dissertação rendeu vários artigos e publicações, em livros, anais de congressos nacionais e internacionais. Muitas apresentações de trabalho não apenas na área de linguística, mas comunicação também. Em Pernambuco esse trabalho foi apresentado formalmente na Unicap, UFPE, Unibra, UPE e UNIFG. Fora de Recife já passou por cidades, com apresentação presencial, como Maceió, Sergipe e São Paulo, inclusive USP. Apresentações virtuais, nos estados da Bahia, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Atualmente Marcelo Travassos é membro da Abralin - Associação Brasileira de Linguística, ASPAS - Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial e Intercom, dos pesquisadores de comunicação.

Marcos Oliveira

MARCOS OLIVEIRA

Marcos Amaral de Oliveira é Bacharel em Comunicação Social - Produção editorial pela Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalha profissionalmente como freelancer de produção audiovisual, fotografia e produção gráfica, desenvolvendo projetos de publicidade e propaganda, vídeos institucionais, curtas-metragens, conteúdos para redes sociais, bem como ensaios fotográficos, coberturas de eventos, produção e edição de produtos impressos.

Desenvolve atividades também de forma autoral, produzindo conteúdos para curtas-metragens, longas-metragens e videoclipes e webséries.

Mario Gordilho

MARIO GORDILHO

Pesquisador, memorialista, poeta, escritor, roteirista, produtor e apresentador. Natural de Salvador/BA. Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Curso de Administração) – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES. Graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador/BA. Auditor Fiscal da Receita Estadual – Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ-ES), em Vitória/ES. Autor de artigos e resenhas publicados no jornal “Bahia Hoje” (1994), em Salvador/BA, e no jornal virtual “Gazeta Online”, em Vitória/ES (2000). Participante das Antologias Literárias “Liberdade”, Edições AG, São Paulo/SP (2012) e “12º Prêmio Escriba de Poesia” Editora Equilíbrio, Piracicaba/SP (2012). Autor do Livro “O Cisne Azul – Poemas”, P55 Edições, Salvador/BA (2012). Integrante do “Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia: Decba (Org. Carlos Souza Yeshua)”, Editora Círculo de Estudo Pensamento e Ação, Salvador/BA (2015). Autor do Livro “Sobre Conchas e Pérolas – Poemas”, inédito (2015). Autor da Peça Teatral “A Lição de Júlia”, inédita (2015). Autor da Peça Teatral “Bolena: Amor e Sacrifício”, inédita (2017). Autor da Peça Teatral “Le Baron” inédita (2017). Coautor da Composição “Meandros”, ‘inédita’ (2017). Apresentador, roteirista, pesquisador e produtor das lives “Mario Gordilho na Arte”, Canal YouTube (desde 2020). Criador, pesquisador, produtor e mantenedor dos blogs/sites:
http://www.elencobrasileiro.com (desde 2008); http://mariogordilho.blogspot.com (desde 2010); http://salvador365igrejas.blogspot.com (desde 2010).

Melina Guterres

MELINA GUTERRES

Jornalista. Fundadora da plataforma Rede Sina desde 2015.

Trabalhou para Uol, Estadão, Folha de São Paulo, Revista Istoé.

Fez cobertura da  tragédia na Boate Kiss, eleições 2020, etc.

É roteirista associada a ABRA-Associação Brasileira de Autores Roteiristas.

Teve argumento de longa-metragem contemplado internacionalmente no Programa Ibermedia.

Monique Lafond

MONIQUE LAFOND

Filha de Franceses, começou sua carreira ainda criança fazendo comerciais. Aos 11 anos, participou do espetáculo musical "Música Divina Música", uma versão do filme "A Noviça Rebelde", que foi trazido da Broadway. Logo em seguida, teve a oportunidade de trabalhar durante três anos ao lado de Glauce Rocha, Darlene Glória e Jorge Dória, na peça "Os Pais Abstratos", de Pedro Block, com direção de João Bittencourt.

Em 1969, Monique fez seu debut no cinema nacional no longa-metragem "Um Whisky antes e Um Cigarro Depois". Em 1970, profissionalizou-se como modelo e manequim, e ingressou definitivamente na sétima arte, onde trabalhou em mais de 50 filmes. Em 1980 recebeu o "Prêmio Air France", hoje Louis Lumière, como melhor atriz no filme "Eu Matei Lúcio Flávio". Participou de vários filmes com "Os Trapalhões", foi musa do cineasta Walter Hugo Khoury - com quem trabalhou diversas vezes, destacando-se no longa-metragem "Paixão e Sombras", que defendeu o Brasil no "Festival de San Sebastian", na Espanha, em 1976.

Na TV, foi convidada a ser a "Senhorita Júlia", sob a direção de Antunes Filho, e trabalhou em "Os Ossos do Barão", "Fogo Sobre Terra", "A Moreninha",  "Coração Alado", e em várias outras novelas.

Participou de vários espetáculos de sucesso como "A Gaiola das Loucas", "Constantina", "Tributo", "Um Edifício chamado 200", ""O Santo e o Bicheiro", entre outros.

Em 1999, fez parte do elenco da superprodução musical "O Abre Alas", sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, e do documentário, "AI 5 - O Dia que Nunca Existiu".

Desde 1998 ministra aulas de teatro para a terceira idade e jovens, coordenando e dirigindo a Oficina de Teatro Monique Lafond, realizando montagens no teatro Gláucio Gil e Teatro SOLAR, NO RIO DE JANEIRO, finalizando assim as oficinas!

Turmas Mix (onde o jovem entra com o frescor & o mais velho com a sabedoria). Informações 21 - 999792302 (WhatsApp).

Em 2003, Monique Lafond se associou à produtora de vídeo digital e multimídia, IMPAR PRODUÇÕES.

Em 2009, fez uma tournée com "MÁRIO QUINTANA, o poeta das coisas simples", direção de Rubens Lima Junior.

Em agosto de 2015, completou 50 anos de carreira no palco do Teatro Princesa ISABEL, EM UMA COMÉDIA!

A seguir foi convidada a ser uma das protagonistas da série comedia, REPÚBLICA DO PERU - ao lado de Lady Francisco, Lucia Alves na 1.ª temporada... e na 2ª temporada com Joanna Fonn, criação da autora Marcia Zanelato, roteirista Yoya Wursch e assistentes.

Comédia rasgada em cada temporada teve 13 capítulos, exibidoas na TV Brasil, com direção de Carolina Paiva. Nesse momento reprisando nas terças... um grande elenco.

Nesse momento, Monique trabalha em oficinas on line, trabalhando textos, com alunos de todo o Brasil, e seus alunos ajudaram a manter a oficina ...sou imensamente grata ... que podemos dar continuidade a essa corrente em prol da arte ! SALVE A CULTURA !!! ( grita monique ).

 

Visite seu site: "http://www.moniquelafond.com.br"

Patrícia Felden

PATRÍCIA FELDEN

Filósofa, artista plástica/visual, poetisa; formada em Filosofia Licenciatura Plena, com Mestrado em Ética pelo curso de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Psicanálise.

No campo das artes visuais atua desenvolvendo trabalhos na linha do "Abstracionismo Ontológico" e fotografia. É cofundadora e colaboradora da "Poesiasofia Galeria de Arte".

Atualmente faz parte da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM).

Publicou o livro "Vento Noturno" em 2018. Participou como jurada do Festival Internacional de Cinema Estudantil - CinEst em 2019.

Paula Jobim

PAULA JOBIM

- Diretora de Cena na Zeppelin Filmes desde 2013

- formação em Publicidade e Propaganda pela UFSM

- curso de cinema na Libera Università del Cinema di Roma

- 20 anos de experiência em filmagens

- diretora de mais de 60 filmes publicitários

- Assistente de direção em 1 longa metragem (Extremo Sul) e 3 curtas metragens

- Participação em filmagens em diversos países.

Paulo Amaral

PAULO AMARAL

É Mestre em Educação / UFSM; Pós Graduado em Filosofia e Sociologia e Licenciado em História. É professor da rede pública estadual, onde desenvolve projetos audiovisuais com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Agente de Cultura e Lazer do Sesc. É colaborador do Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete. Já roteirizou e produziu mais de 10 curtas-metragens, muitos destes premiados em festivais de cinema estudantis do Brasil. É autor dos livros "Seis Pequenos Contos de Amor" e "A Cadeirinha de Samuel" (Editora: Selin Trovoar - SP).

Paulo Tavares

PAULO TAVARES

PAULO Roberto TAVARES - Diretor Cinematográfico, Produtor Executivo em Rádio e TV, Editor de Imagem e Som, Fotógrafo, Licenciado em Teatro e Educador Social. Fundador, ex-coordenador e colaborador da ONG Oficina de Vídeo - TV OVO de Santa Maria, RS. Criador do método Cinema Frankenstein: dispositivo de criação e desenvolvimento de roteiros. Representa o Segmento Cultura Viva no Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria e é membro da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul.

Paulo Telles

PAULO TELLES

Carioca criado no Bairro da Lapa é radialista (DRT 21959/RJ), crítico e pesquisador de cinema, e escritor. Redator do blog "Filmes Antigos Club – A Nostalgia do Cinema" - espaço voltado para matérias sobre filmes clássicos e antigos - e produtor e apresentador do programa "Cine Vintage", voltado para trilhas sonoras e levado ao ar online pela Web Rádio Vintage. Como escritor, escreveu os livros "Paladino do Oeste" (2018, Editora Estronho), sobre a série de TV estrelada por Richard Boone, e "Tarzan vai ao cinema" (2021, Ed. Estrada de Papel), uma revisita sobre os filmes do personagem e ambos escritos com Saulo Adami. Para breve publicará "Elvis e o Cinema – A Trajetória do Rei do Rock em Hollywood", seu primeiro livro solo. É formado em Marketing pela Unigranrio e especializado em locução pela Escola de Rádio do Rio de janeiro. No corrente ano de 2021, participou como convidado palestrante na edição especial online do Santos Film Fest (Festival Internacional de Cinema de Santos) com o Professor Celso Ronald, com o tema As Facetas de Tarzan no Cinema, com mediação do jornalista e crítico de cinema Santista André Azenha.  Para conhecer mais detalhes sobre o jurado, acesse os seguintes canais:

BLOG FILMES ANTIGOS CLUB – A NOSTALGIA
http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/
RÁDIO VINTAGE
https://webradiovintage.com/
FACEBOOK
https://www.facebook.com/pauloneryfac/

Petrúcio Linhares

PETRÚCIO LINHARES

É bacharel em cinema, documentarista, ator, cineasta, dublê de ação e técnico em efeitos especiais. Natural de Campina Grande - PB, apaixonado por automobilismo e esportes radicais começou carreira como Piloto aos nove anos de idade, pilotando uma Moto Yamarra RX 180cc. Mais tarde, continuou no Kart como Piloto e Diretor de Provas em uma pista de Kart Indoor na cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Trabalhou em outros Indoors por todo o nordeste e sudeste do país, como Dublê de Ação participou de sucessivos treinamentos, se destacando por sua perseverança e dedicação nas atividades que participava na academia de Dublês Águias de Fogo onde se formou, e logo fez um teste de perícia com Carros que o levaria a fazer um filme americano "Flying Vírus".

E foi aí que se encantou pela sétima arte conseguindo chegar ao Grupo de elite de Dublês e se mantendo no topo da profissão no Brasil na produção e realização de cenas de ação. Presta seus serviços principalmente em produções de cinema, televisão, publicitários e eventos.

Em 2010 deu início a sua graduação em Cinema na Universidade Estácio de Sá "Campus Tom Jobim" no Rio de Janeiro. Durante esse período teve a oportunidade de trabalhar em todos os departamentos do áudio visual o que lhe agregou muitas experiências em roteiro, produção, fotografia, direção, montagem e edição que foram alguns dos setores por onde trabalhou e estudou. Entre os trabalhos que dirigiu se destaca o documentário "O verão da Lata" realizado no seu terceiro período do Curso, na disciplina de Linguagem documental, como Dublê e técnico de efeitos especiais. Participou de produções de cinema de destaque, como os longas americanos, "Flying Vírus", "Power Play", e em produções nacionais como: "A pedra do reino", "Romance", "Som ao Redor" entre outras produções relevantes.

Hoje presta seus serviços em produções áudio visuais para produções cinematográficas independentes e profissionais como consultor e coordenador em cenas de ação, dublês, efeitos especiais, treinamento para atores e diversos projetos específicos em suas muitas especialidades: (Pilotagemde Precisão, Direção Ofensiva, Defensiva e Evasiva), Atropelamentos, Capotamentos, Carro Sobre Duas Rodas, Colisões com Carro e Moto, Coreografia de Luta, Corpo em Chamas, Derrapagens em Geral (Cavalos de Pau), Estacionamentos Rápidos, Interpretações de cenas de ação, Mergulho Autônomo, Pilotagem e Locação de Lanchas e Jet-skis, Profissionais em Esportes Radicais (Skat, Surf, Bang-Jamp, Base Jamp, Rafiting, Asa Delta, Paraquedismo, Motocross, Weeling, Bicicross, Montambike, Acrobacias Aéreas, Projeção de Corpo em Vidro, Queda de Altura, Queda de Cavalos, Rappel e Tirolesa, Rolamento de Escadas, Salto de Carro em Movimento, Saltos com Carro, Saltos como Mini-Tramp em Explosões, Simulações em Geral. (Afogamentos, Enforcamentos, Assaltos, Perseguições, Sequestros, etc.), Tiros em Corpo, Coreografia de Luta, Coordenação de Dublês e Atores em Cenas de Ação, Efeitos Especiais. 

Locações e Equipamentos, Balas de Festim, Chuva Cenográfica, Corpo em Chamas (Total e Parcial), Efeito Demolição, Efeito Relâmpago, Efeitos de Tiros (Corpo, Parede, Carro, Objetos), Efeitos de: Mutilação, Cortes no Corpo, Explosões (Subaquáticas, Cogumelo de Fogo, Poeira), Facas Cenográficas, Flashs Luminosos, Fogo Controlado, Fogo Total e Parcial em Carro, Fumaça, Imagens Aéreas, Levitação, Locação de Armas, Locação de Aviões e Helicópteros, Locação de Veículos, Máquinas de Vento, Mascaras de Látex, Reboques para Câmera Car, Sangue Cenográfico, Serviço de Reboque, Shows Pirotécnicos, Tiros Fagulha, Traquitanas, Mecanismos Controlados a Distancia (Controle Remoto) Ex: Carros, Cadeira de Rodas, Carrinhos de Bebe.

Eventos: Workshop de Pilotagem Avançada para Magistrados e Empresários; Workshops de Dublês e Efeitos Especiais para Universidades de Áudio Visual; Apresentações em Eventos Automobilísticos e Feiras; Shows de Dublês.

Rangel Ared

RANGEL AREDE

Rangel Arede (Nome artístico) é ator profissional, diretor, roteirista, dublador, produtor e locutor. É formado em pedagogia, Artes Visuais e Pós Graduado em Artes Cênicas.

Nos seus 27 anos de carreira já trabalhou em 21 filmes nacionais como ator, em 4 como produtor de elenco.

Participou como ator de mais de 60 comerciais de TV nas cidades de Brasília, São Paulo,  Goiânia e Palmas.

Dirigiu 3 curtas-metragens documentais além de vários vídeos institucionais na cidade de Brasília.

Dirigiu, roteirizou e atuou em mais de 40 espetáculos teatrais. Ministrou mais de 20 cursos de interpretação teatral. Foi locutor em duas emissoras de rádio FM na cidade de Brasília (Nossa FM) e São Gabriel (RBC FM).

Em 2016 foi agraciado com o Troféu Arcanjo Gabriel como destaque cultural a cidade naquele ano.

Atualmente é diretor da Cia. Teatral dos Pampas da Cidade de São Gabriel - RS, onde desenvolve vários projetos teatrais e cinematográficos com cunho educacional.

 

Seu portifólio pode ser visto em:

https://www.youtube.com/watch?v=MShAPfXfdO0&t=111s

Rejane Zanini

REJANE ZANINI

Mestre em Literatura pela UFSM (2010), especialista em Mídias em Educação pela UFSM (2013), especialista em Tradução Literária pela UFSC (2009) e em Gestão do Trabalho Pedagógico - Supervisão e Orientação pela Facinter (2011).

Graduada em Letras Licenciatura Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), e em Língua Portuguesa pela FAMES, Santa Maria (2008).

Tem experiência docente na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Setor de Assessoria Pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha desde 2014.

Atualmente coordena o Projeto de Ensino e Extensão CinemAção, experiências formativas com cinema, no Campus Júlio de Castilhos.

Roberto Silva

ROBERTO SILVA

Professor, produtor de cinema estudantil e mestrando em Educação pela UFSM.

Começou a carreira artística como produtor de teatro da Ato Sereno Produções e 1997, trabalhando como nomes como Dilmar Messias, Oscar Simch e Zé Victor Castiel.

Formado em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS e licenciado em Letras pela UFSM, começou a trabalhar com cinema com seus alunos na rede pública estadual a partir de 2005 sendo presente desde então no Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba - RS, o mais antigo do Brasil.

Fundou e coordenou por treze anos (2005 à 2018) o Núcleo de Vídeo Terra Cambará do Colégio Estadual Augusto Meyer de Guaíba, produtor de mais de duzentos projetos de vídeo.

Obteve indicações em todos os festivais estudantis que participou e venceu nas categorias de melhor filme de ensino médio, ator, atriz, roteiro e fotografia. Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social do Centro de Educação da UFSM.

Prêmios coletivos dos últimos 5 filmes que produziu:

2013 - "Meninos e Meninas", melhor filme ensino médio no CinEst Santa Maria; Melhor filme ensino médio no Festival de Cinema Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba.2014 - "Dezesseis", melhor filme, produção, roteiro e mensagem educativa ensino médio no Festival de Cinema Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba; Melhor filme ensino médio brasileiro no Festcine Barra do Piraí - RJ.

2016 - "O Quarteto Guasca", melhor filme ensino médio no CinEst de Santa Maria; Melhor filme, produção, roteiro e direção de arte ensino médio no Festival de Cinema Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba; Melhor filme ensino médio no Festival Primeiro Filme de Porto Alegre; Melhor filme ensino médio do Júri Popular, produção e direção de arte do Festival de Cinema Escolar de Alvorada.

2017 - "9 de Junho", melhor filme, roteiro, produção e direção de arte ensino médio no Festival de Cinema Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba; Melhor roteiro no CinEst de Santa Maria;

Melhor filme; produção e roteiro ensino médio Festcine 31 de Campo Bom; Semifinalista no Newark Film Festival nos Estados Unidos.

2018- "A Valquíria", melhor filme ensino médio no CinEst de Santa Maria; Melhor filme ensino médio no Festival de Cinema Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba; Melhor filme ensino médio no Festcine 31 de Campo Bom.

Rodrigo Lira Fabiano

RODRIGO LIRA FABIANO

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atual presidente do Cineclub Jacareí, que é membro desde 2015, onde atua na organização do Prêmio Corvo de Gesso, onde esteve como curador nas edições de 2018 até 2021.

Diretor dos curtas-metragens "De OSIJJA a FAMUJA: 40 anos de história" em 2019 e do "Cineclubismo.doc", que foi realizado por meio do edital Diversidade da Fundação Cultural de Jacareí - lei Aldir Blanc em 2020-2021. Membro do projeto de extensão Cinematographo da Universidade Federal de São Paulo entre 2016 e 2019, atuando em oficinas de introdução a fotografia para jovens em vulnerabilidade social.

Teve curtas selecionados no Festival Internacional de Cinema Estudantil entre 2014 e 2017 como os curtas "Paradigma Mentis", "Lendas Agricolinas".

Em 2015 foi o ganhador do prêmio Unifesp Mostra sua Arte na categoria vídeo com o curta "A Maleta". Vencedor do Prêmio Corvo de Gesso nas categorias: Estudantil em 2014 com o curta "Peter Pan" e em 2015 com "Thrift Shop", que também foi ganhador como Xodó do Público. Minuto com o curta "Psi" em 2016; No Ar com o curta "" em 2016; Celular com o Curta "Recesso" em 2017, curta produzido durante a vigência da Bolsa de Iniciação a Gestão de Arte e Cultura no Núcleo de Apoio ao Estudante do campus São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo Pró Reitoria de Assuntos Estudantis.

Selecionado no Festival Tainha Dourada 2018 na Mostra Paralela com o documentário "Enfoque". Em 2019 foi ganhador do Concurso de Fotografias e Minivídeos Unifesp 25 anos, com a fotografia "Microbiologia Geral" e o curta "Cinematographo: Projeto de Extensão".

Bolsista de Iniciação à Gestão de Arte e Cultura no Núcleo de Apoio ao Estudante do campus São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo em 2017. Bolsista de Extensão pelo projeto Cinematographo do campus São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em 2018. Bolsista em Comunicação da Câmara de Extensão e Cultura do campus São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em 2018.

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ROSSANA GHESSA

É natural da Sardenha, Itália, mas brasileira por adoção. Sua estréia profissional ocorreu em 1963 quando foi contratada pela Agência McCan Ericsson, logo após ter ganho o concurso Miss Objetiva daquele ano, como modelo fotográfico e para apresentar o programa "Agarre o Que Puder" da TV Rio. Daí em diante sua presença tem sido constante em várias atividades ligadas a televisão, ao teatro, e ao cinema, como atriz e como produtora.

Na TV, como atriz atuou nos programas: "Agarre o que puder", da TV Rio; "A Cidade se Diverte", da TV Excelsior; "Noite de Gala", da TV Excelsior; "Vaudeville". da TV Excelsior; "O Homem que Incendiou o Maracanã", especial da TV Globo; "Chico City", da TV Globo; "TV Pirata", da TV Globo; "Programa Silvio Santos", como jurada; e incontáveis outras participações especiais em programas do SBT e da TV Globo, inclusive no programa dos TRAPALHÕES.

No Teatro, protagonizou as peças: "A Úlcera de Ouro", de Pedro Bloch; "Cinderella do Petróleo", de João Bethancourt; "O Sol Embriagado", de Carlos Aquino; "A Mágica da Praça", musical de José Zuca; "A Magia da Floresta", musical de Fridman Ribeiro, direção de Vital Filho; Shows de Carlos Machado, por quatro anos; "As Borboletas Também Amam", de J. B. Tanko, com Paulo Porto; "O Filho do Chefão", de Victor Lima, com Flávio Migliaccio; "Estranhas Relações", de Milton Alencar, com Ítalo Rossi; "Todos os Golpes são Permitidos", de Pierre Kalfon, com Tarcísio Meira, Luc Merenda e Geneviene Grad; "Estranhas Relações", de José Louzeiro; "O Agente Positivo" de Victor Lima, com Levy Carl; " Lua de Mel e Amendoim", de Fernando de Barros, com Newton Prado e Consuelo Leandro; "Quando as Mulheres Querem Provas", de Cláudio Macdowall, com Carlo Mossi; "Como Matar uma Sogra", de Luiz Miranda Corrêa, com Mário Cardoso; "A Vingança do Matador", de Mozael Silveira, com Aurélio Tomassini; "Tem um Estranho em Minha Cama", de Pedro Camargo, com Zeila Cravo e Nelson Caruso; "Com Minha Viúva Não", com Flávio Migliaccio; "Bordel", de Fauze Mansur, com Mário Benvenutti; "A Intimidade de Duas Mulheres", de Mozael Silveira, com Aurélio Tomassini; "O Inseto do Amor", de Fauze Mansur, com Arlindo Rodrigues; "Sexo, Nexo, Plexo", de Adinor Pitanga, com Rinaldo Genes; "Vítimas do Prazer" de Claudio Cunha, com Carlos Vereza; "Mulheres Liberadas", deWalter Hugo Khouri, com Sandra Bréa e Nicole Puzzi; "Momentos de Prazer e Agonia", co-produção com a Itália; E vários outros filmes onde Rossana Ghessa atua como atriz ou convidada especial, numa filmografia que totaliza mais de cinquenta títulos.

"Adágio ao Sol", Longa-metragem dirigido por Xavier de Oliveira, com Cládio Marzo e Edwin Luisi, finalizado em 2002.

Produziu os Longa-metragens: "Pureza Proibida", "A Pantera Nua"; "Momentos de Prazer e Agonia"; "Adágio ao Sol" e os Curtas-metragens: "Scliar, Um Homem e Sua Pintura"; "Almas"; "Pelos Caminhos do Tear"; "Um Sábado em Assunção"; "Jorge Amado, O Menino Grapiuna".

Rossana Ghessa atua na produção através da Verona Filmes LTDA, tradicional produtora cinematográfica fundada por Gerson Tavares em 1968 e adquirida por ela em 1982.

E como produtora encenou as peças: "Transe no Is", com Lucélia Santos e Milton Moraes, direção de Cecil Thiré; "O Sol Embriagado", com Rossana Ghessa e Carlos Aquino; "Soltos na Vida", com Isolda Cresta e Hugo Gross; "As Inesquecessíveis", com Simone Carvalho e Carlos Aquino; "Trocando Beijos na Boca", com Bia Velloso e Peter Williams; "Adultério A Brasileira", de Gugu Olimecha, com Lúcia Barufaldi, Hugo Gross e Kiko Latanse.

No Cinema, como atriz, protagonizou os longas-metragens: "Bebel, Garota de Programa", de Maurício Capovilla, filme com o qual ganhou o prêmio de melhor atriz no "Festival de Cinema de Brasília", em 1968; "Las Vegas À Noite", contracenando com Jaine Mamsfield; "Paraíba, Vida e Morte de um Bandido", de Victor Lima, com Jece Valadão, Darlene Glória e Maurício do Vale; "Quelé do Pajeu", de Anselmo Duarte, com Tarcísio Meira, filme com o qual concorreu no "Festival de Cinema de Nova Delhi"; "Lucíola", de AlfredoSterhein, com o qual concorreu no "Festival de Cinema de Teheran"; "Palácio dos Anjos", de Walter Hugo Khouri, com Adriana Prieto, Luc Merenda e Genevieve Grad, filme que participou dos festivais de cinema de Berlim e Cannes; "Ana Terra", de Durval Garcia, filme indicado para representar o Brasil em Cannes, em 1973; "Pureza Proibida", de Alfredo Sterheim, filme indicado para representar o Brasil nos festivais de Berlim e Teheran; "O Vampiro de Copacabana", de Xavier de Oliveira, filme ganhador do prêmio "Coruja de Ouro" da Embrafilme, em 1975; "A Pantera Nua" co-produção com o Paraguai e Argentina; "007 e Meio no Carnaval", de Victor Lima com Fábio Sabag; "2000, Cidade Aberta", de Victor Lima, com Milton Rodrigues; "Paraíba, Vida e Morte de um Bandido", de Victor Lima; "Em Fim Sós com o Outro", de Victor Lima, com Agildo Ribeiro, Grande Othelo; "Memórias de um Gigolô", de Alberto Pieralisi, com Jece Valadão e Cláudio Cavalcanti; "Amanhã, Se Houver Sol", de Odir Fraga, com Herval Rossano; "Obsessão", de Jece Valadão; "A Noiva da Noite", de Lenita Perroy, com Francisco Di Franco, Anselmo Duarte, Alberto Ruschel e Jofre Soares.

Vinicius Zinn

VINICIUS FARIA ZINN

É ator, preparador de atores e filmmaker. Nascido em Brasília começou a carreira de ator aos 16 anos fazendo comerciais na cidade. Mudou-se para São Paulo, aonde estreou no cinema em 2005 com o aclamado e multi premiado "A Casa de Alice" de Chico Teixeira.

Em sua trajetória como ator destaques para a série "Alice" da HBO, o filme "Boa sorte meu amor" de Daniel Aragão, "Ausência" de Chico Teixeira e "O Olho e a Faca" de Paulo Sacramento. Como preparador de atores, Vinicius trabalha com Fátima Toledo desde 2009 e foi o preparador assistente dela em grandes projetos internacionais como "Tigers are not Afraid / Vuelven" de Issa Lopes e "Prayers for the Stolen / Noche de Fuego" de Tatiana Huezo e filmes nacionais como "Tropa de Elite 2" de José Padilha, "Mais Forte que o Mundo" de Afonso Poyart entre outros. Atualmente Vinicius mora em Los Angeles aonde desenvolve seus projetos com foco no mercado internacional.

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WILLIAM DI FARIAS

William di Farias é diretor artístico e diretor de fotografia formado em San Antonio de Los Baños - Cuba e Los Angeles - EUA e também na Escola de Artes de São Paulo.

Documentários em cerca de 20 países.

16 Telenovelas.

Prêmio Sebrae pelo Fantástico, TV Globo.

3 Longas-metragens.

8 Curtas-metragens como diretor, sendo 4 em Cuba e os demais no Brasil.

Foi diretor de fotografia na Tv Liberal afiliadas Globo Pará por 2 anos e retornou a São Paulo onde trabalhou em campanhas publicitárias, Jogos Panamericanos 2019 em Lima - Perú, Seriados O Dono do Lar, Se Sobreviver Case, Bugados, entre outros.

Já dirigiu e roterizou diversos videoclipes no Brasil, dentre eles Círio de Nazaré de 2016 e 2017 em Belém. Atualmente está no Pará com a locadora e produtora de vídeos Castanheira Films onde é Diretor e CEO.

2021 Selecionados

SELECIONADOS

Conheça aqui os curtas-metragens selecionados para competir na edição de 2021 do FENACIN.

CURTAS-METRAGENS DE FICÇÃO
 

A Botija, O Beato e a Besta Fera (Caruarú, PE), de Túlio Beat


Acerto de Contas (Rio de Janeiro, RJ), de Rene Belmonte


Adereços (Porto Alegre, RS), de Nelson Diniz


Ansiedade Tóxica (São Paulo, SP), de João Ricardo Karamekian


Antônia (Paulínia, SP), de Flávio Carnielli


Amigo Virtual (Porto Alegre, RS), de Lih Bacci


Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo (Belo Horizonte, MG), de Leandro Lopes


Confessionário - Relatos de Casa - Ana Paula (Porto Alegre, RS), de Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol


Crônicas e Fabulas Jordanenses (Campos do Jordão, SP), de Paulo Gomes


Espectro (Rio de Janeiro, RJ), de Rodrigo Ganem e Leandro Ganem


Essas Coisas do Coração (Porto Alegre, RS), de Freddy Paz


Felicidade (Rio de Janeiro, RJ), de Sérgio Leemann


Inimigo (Fortaleza, CE), de Alisson Severino


Invisíveis - Histórias para acordar - em tempos de pandemia (Porto Alegre, RS), de Deborah Finocchiaro


Labirinto (São Paulo, SP), de Henrique Zanoni

Maquinaria (Montes Claros, MG), de Ronaldo Goc


Moradores do Edifício 2020 em: Brincadeira de Criança (Cruzeiro, SP), de Rodolfo Oliveira


Nas Entrelinhas (Novo Hamburgo, RS), de Alexandre Domingues


O gigante acordou (Rio de Janeiro, RJ), de Maurício Marques


Ok, Karen (São Paulo, SP), de Hugo L. V. e Oliveira


Olho Morto (Goiânia, GO), de Julio Quinan


O Túnel (Campinas, SP), de Mauro Guari/Claudia Bortolato


Pedro e o Livro (Campos do Jordão, SP), de Cervantes Sobrinho


Provìncia dos Lobos (Montes Claros, MG), de Ronaldo Goc


Quando os lírios morrem (Novo Hamburgo, RS), de Alexandre Domingues


Reunião (Porto Alegre, RS), de Guilherme Carravetta de Carli


Saudade & Solidão (Porto Alegre, RS), de Lih Bacci


Sinergia (São Paulo, SP), de João Ricardo Karamekian e Pedro Chicca


Sintonia (São Paulo, SP), de Renan Chimati


Vigília (Belo Horizonte, MG), de Mariana Starling

CURTAS-METRAGENS DE DOCUMENTÁRIO
 

A cidade, um recorte (Campinas, SP), de Claudia Bortolato e Mauro Guari


Acima, o Céu (São Paulo, SP), de Eduardo Gripa


A Cura (Campos do Jordão, SP), de Paulo Gomes


Água, Awe'ete (Campinas, SP), de Claudia Bortolato e Mauro Guari


Além (Campinas, SP), de Mauro Guari / Claudia Bortolato


Ela, Dora! (Belo Horizonte, MG), de Franco Dafon e Renata Victoriano


Eu gosto de coisa velha (Porto Alegre, RS), de Boca Migotto


Grão (Campos do Jordão, SP), de Cervantes Sobrinho e Sérgio Sachs


Lapofonia (São Paulo, SP), de Brunno Bimbati, Diego Galera, Gabriel Gomes, João Italo


O gaiteiro que desceu da caravela (Porto Alegre, RS), de Juan Quintáns


Omar - Delírios entre a vida e a morte (Porto Alegre, RS), de Marcelo Monteiro


O olhar do artista não descansa (Porto Alegre, RS), de Guilherme Carravetta de Carli


Pequena flor de ameixa: Raiz (Natal, RN), de Camila Guerra


RASTROS DE MEMÓRIA: Eu e a História do Brasil (Viamão, RS), de Rodrigo Moraes


Sola (São Paulo, SP), de Ellis Ferreira

CURTAS-METRAGENS DE ANIMAÇÃO
 

Apaguei de Tanto Que Vi (Brasília, DF), de Brigitte Helena


Pìnguinics - O Ataque vem do Polo (São Paulo, SP), de Sergio Martinelli


Portas (Recife, PE), de Báw Pernambuco


Sapo Xulé (São Paulo, SP), de Paulo José


Tig e Papy - O café da manhã (São Paulo, SP), de Sergio Martinelli

2021 Indicados

INDICADOS

Conheça aqui os curtas-metragens indicados, estes são os que obtiveram destaque nas avaliações dos jurados e são fortes candidatos aos prêmios da edição de 2021 do FENACIN.

INDICADOS A MELHOR CURTA DE ACESSIBILIDADE

- Inimigo
- O Gaiteiro que Desceu da Caravela
- Ok, Karen
- Pequena Flor de Ameixa: Raiz
- Quando os Lírios Morrem

INDICADAS A MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE FICÇÃO

- Dani Reis (Essas Coisas do Coração)
- Lays Bezerra (Ok, Karen)
- Liane Venturella (Reunião)
- Paula Yemanjá (Inimigo)
- Violeta Nagai (Antônia)

INDICADOS A MELHOR ATOR COADJUVANTE DE FICÇÃO

- Alessandro Ramos (Olho Morto)
- Julio Vianna (Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo)
- Nelson Diniz (Reunião)
- Wagner Kampynas (Antônia)
- Walter Pereira (Província dos Lobos)

INDICADOS A MELHOR SOM DIRETO DE FICÇÃO

- Carlota Araújo e Leonardo Cappelatti (Essas Coisas do Coração)
- Jernonimo Cruz (Ok, Karen)
- Juán Quintáns (Adereços)
- Lourenço Veloso e Lucas Almeida (Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo)
- Neftaly Goulart (Olho Morto)

INDICADOS A MELHOR EDIÇÃO E MONTAGEM DE FICÇÃO

- Alex Racor (Essas Coisas do Coração)
- Ian Lara (Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo)
- Julio Quinan (Olho Morto)
- Mariana Starling e Pedro Vasseur (Vigília)
- Yago Nauan (Ok, Karen)

INDICADOS A MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL DE FICÇÃO

- Alexandre Elias (Felicidade)
- Álvaro Rosa Costa (Adereços)
- Cizou José (A Botija, o Beato e a Besta Fera)
- Guga Lourenço (Antônia)
- Guilherme Paz, Gustavo Corrêa e Otávio Moura (Essas Coisas do Coração)

INDICADOS A MELHOR ROTEIRO ORIGINAL DE FICÇÃO

- Guilherme Carravetta De Carli (Reunião)
- Hugo L. V. e Oliveira (Ok, Karen)
- Julio Quinan (Olho Morto)
- Leandro Lopes (Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitvo)
- Nelson Diniz (Adereços)

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE ARTE DE FICÇÃO

- Helen Quintans (Antônia)
- Julio Quinan (Olho Morto)
- Thais Diedrich (Essas Coisas do Coração)
- Túlio Beat (A Botija, o Beato e a Besta Fera)
- Val Verba (Adereços)

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DE FICÇÃO

- Alex Racor e Tiemy Saito (Essas Coisas do Coração)
- Breno Conde e Felipe Andrade “guri” (Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo)
- Helen Quintans (Antônia)
- Jorge Daur (Olho Morto)
- Raony Melo (Felicidade)

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

- Boca Migotto (Eu Gosto de Coisa Velha)
- Eduardo Gripa (Acima, o Céu)
- Juan Quintáns (O Gaiteiro que Desceu da Caravela)
- Marcelo Monteiro (Omar – Delírios Entre a Vida e a Morte)
- Paulo Gomes (A Cura)

INDICADOS A MELHOR DIREÇÃO DE FICÇÃO

- Freddy Paz (Essas Coisas do Coração)
- Guilherme Carravetta De Carli (Reunião)
- Hugo L. V. e Oliveira (Ok, Karen)
- Julio Quinan (Olho Morto)
- Leandro Lopes (Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo)

 

INDICADAS A MELHOR ATRIZ DE FICÇÃO

- Camila Botelho (Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo)
- Camila Ferrazzano (Ok, Karen)
- Deborah Finocchiaro (Confessionário – Relatos de Casa – Ana Paula)
- Gianna Soccol (Essas Coisas do Coração)
- Liane Venturella (Adereços)

INDICADOS A MELHOR ATOR DE FICÇÃO

- Alexandre Lino (Felicidade)
- Guilherme Carravetta De Carli (Adereços)
- Guilherme Carravetta De Carli (Reunião)
- Roberto Garcia Márquez (Olho Morto)
- Rodolfo Ruscheinsky (Essas Coisas do Coração)

INDICADOS A MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO

- Pinguinics – O Ataque vem do Polo
- Portas
- Tig e Papy – O Café da Manhã

INDICADOS A MELHOR CURTA DE DOCUMENTÁRIO

- Acima, o Céu
- A Cura
- Eu Gosto de Coisa Velha
- O Gaiteiro que Desceu da Caravela
- Omar – Delírios Entre a Vida e a Morte

INDICADOS A MELHOR CURTA DE FICÇÃO

- Adereços
- Antônia
- Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo
- Essas Coisas do Coração
- Ok, Karen
- Olho Morto
- Província dos Lobos
- Reunião

2121 Premiados

PREMIADOS

Conheça aqui os curtas-metragens premiados na edição de 2021 do FENACIN.

MELHOR CURTA DE ACESSIBILIDADE

- Pequena Flor de Ameixa: Raiz

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE FICÇÃO
- Liane Venturella (Reunião)

MELHOR ATOR COADJUVANTE DE FICÇÃO

- Alessandro Ramos (Olho Morto)

MELHOR SOM DIRETO DE FICÇÃO
- Neftaly Goulart (Olho Morto)

MELHOR EDIÇÃO E MONTAGEM DE FICÇÃO
- Julio Quinan (Olho Morto)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL DE FICÇÃO
- Guilherme Paz, Gustavo Corrêa e Otávio Moura (Essas Coisas do Coração)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL DE FICÇÃO
- Julio Quinan (Olho Morto)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE DE FICÇÃO
- Julio Quinan (Olho Morto)

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DE FICÇÃO
- Jorge Daur (Olho Morto)

MELHOR DIREÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

- Boca Migotto (Eu Gosto de Coisa Velha)

MELHOR DIREÇÃO DE FICÇÃO
- Julio Quinan (Olho Morto)
 

MELHOR ATRIZ DE FICÇÃO
- Liane Venturella (Adereços)

MELHOR ATOR DE FICÇÃO
- Roberto Garcia Márquez (Olho Morto)

 

MENÇÃO HONROSA

- Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo - 8 indicações

MENÇÃO HONROSA

- Ok, Karen – 8 indicações

MENÇÃO HONROSA

- Essas Coisas do Coração – 10 indicações

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
- Tig e Papy – O Café da Manhã

MELHOR CURTA DE DOCUMENTÁRIO
- O Gaiteiro que Desceu da Caravela

MELHOR CURTA DE FICÇÃO
- Olho Morto

2021 Certificados

CERTIFICADOS

2021

1ª Edição | Festival Nacional de Cinema Independente |  46 Itens

2021 Live

LIVE - CERIMÔNIA

2021 Parceiros

PARCEIROS

PATROCINADOR

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APOIO CULTURAL

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REALIZAÇÃO

Cia independente de Cinema
Piazito Arte e Cultura
Stefanello Studio

FOTOGRAFIAS

2021 Fotografias
2021 Equipe

EQUIPE

EQUIPE

Idealização e Direção Geral:

Jayme Filho

 

Coordenação:

Mariangela Scheffer Cardoso

Direção de Produção, Direção de Arte e Mídias:

Isadora Forner Stefanello & Tiago Forner Stefanello

Comitê de Seleção de Curta-metragens:
Curadores: Daniel Paim, Daniela Minello, Edinara Leão, Joel Cambraia Machado, Lucio Hiko & Neli Mombelli

Produção Executiva:

Marília Hoffmann

Secretária:

Priscila Rezer

Coordenação de Imprensa:

Lorenzo Seixas

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