top of page

OLÁ CURADORES

Daniel Paim, Daniela Minello, Edinara Leão, Joel Cambraia Machado, Lucio Hiko e Neli Mombelli 

Sejam bem-vindos a página de acesso aos curtas-metragens inscritos no 1º FENACIN.

- Essa é uma página de ACESSO RESTRITO e SOMENTE os CURADORES e a PRODUÇÃO do FENACIN tem acesso a ela por meio de senha disponibilizada pelo festival. Essa senha NÃO DEVE ser divulgada e/ou compartilhada. O Festival poderá alterar a senha de acesso a essa página a qualquer momento ou até mesmo retirar a mesma do ar para proteger as informações nela contida, caso seja detectado o acesso inapropriado de algum invasor.

- Todos os curtas-metragens aqui presentes estão devidamente inscritos no festival e em conformidade com as cláusulas do REGULAMENTO;

- Todos dos casos omissos que possam ter ocorrido no processo de inscrição já foram resolvidos pela produção do festival, estando os curtas-metragens dessa lista aptos a passarem pelo processo de seleção da equipe de curadoria;

- Os títulos dos curtas-metragens são clicáveis e direcionam para uma das plataformas aceitas pelo festival: Google Drive, Youtube ou Vimeo;

- Os filmes que possuírem senha a mesma estará em destaque entre parênteses na cor laranja ao lado do título da obra;

- Os filmes que estiverem escritos na cor magenta estão DESCLASSIFICADOS, porém seus links podem ser acessados;

- Os links foram testados pela equipe de informática e estão TODOS funcionais;

- Em caso de qualquer dificuldade ou dúvida contate a produção do festival pelo e-mail: festival.fenacin@gmail.com, grupo no Whatsapp ou outro meio que seja oficial do evento.

TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SESSÃO E BOM TRABALHO!

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO

Clique aqui e acesse o formulário de avaliação para os curadores do FENACIN 2021.

FICÇÃO (38)

Labirinto (labirinto)

Uma mulher solitária. Os labirintos da mente, da existência, da poesia. Os fantasmas aparecem.

Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo

Pérsida é uma estudante de Letras recém-chegada na cidade grande. Já nos primeiros dias de aula, ao conhecer a literatura da poetisa Hilda Hilst, descobre quase tudo que é necessário para viver: afeto, palavras e erotismo. De fato, a literatura é um colo.

HEAR 

Escute.

De uma tarde sem grandes eventos DESCLASSIFICADO POR ULTRAPASSAR O TEMPO

Um registro caótico de um descarrego. Longo demais para que nada aconteça.

A Botija, O Beato e a Besta Fera

Após um sonho, Beato enfrenta um dilema: ir atrás da botija e sucumbir à ganância ou se resignar na fé de dias melhores. Inspirado nas tradicionais histórias de botijas, comuns no Nordeste brasileiro, "A Botija, o Beato e A Besta-Fera" traz uma jornada hermética de desvendamento num Sertão fantástico.

6x Liberdade e Segurança

O filme propõem uma reflexão sobre as relações tóxicos existentes em torno do cotidiano desse corpo através de uma pergunta inquietante: Preferes estar com segurança e viver sem liberdade ou entre o caos da liberdade sem segurança?

Inimigo (projetofantasma)

Tu sabe como são as ruas de noite? Não... de passar por elas não. De ficar, de permanecer nelas a noite todinha.

Antônia

Interior do Brasil, século XIX. Após perder a filha e a neta para a varíola, um casal de idosos decide abandonar suas crenças e tomar uma medida drástica contra o que consideram uma injustiça divina.

FELICIDADE (30anos)

Mergulhado numa crise depressiva, Alexandre percorre toda sua rotina enquanto se esforça, em silêncio, para romper com a sensação de letargia causada pela doença. Felicidade é um curta-metragem que aborda a depressão e mostra que, às vezes, a doença pode vir acompanhada de um sorriso e acordar se torna a tarefa mais difícil do dia.

Juízo, Menino... DESCLASSIFICADO POR ULTRAPASSAR O TEMPO

Em uma cidade do interior, uma relação entre professor e aluno vai além da sala de aula e transforma suas vidas.

Sin Timón

Poema sobre a incerteza de um personagem e a coragem de outro, nesses barcos individuais. Sem leme, Sin Timón.

Agente Bastos

O Agente Bastos recebe a missão de resgatar a filha do Governador, foi sequestrada. Porém isso o coloca em confronto com Costa, um ex-Agente renegado que busca vingança contra sua ex-agência.

Solo

Em meio a pandemia do COVID-19, Gustavo sofre um acidente doméstico etenta lidar com suas questões e ansiedades pessoais.

Covardia

Ao caminhar pela rua, um homem se depara com uma árvore no seu caminho. Ao se incomodar com a presença da planta, ele inicia um debate com a mesma. Expressando sentimentos de ódio e culpa, através de citações de Manoel de Barros, Millôr Fernandes e Victor Hugo, COVARDIA traz uma reflexão de como a humanidade ocupa seus espaços e interage com o meio ambiente.

Essas Coisas do Coração (guardanapo)

O lugar, a pessoa e o momento certo. Será que isso realmente existe? Essas Coisas do Coração nem sempre acontecem do "jeito certo".

Reunião (reunião)

Um grupo de artistas se reúne virtualmente durante a pandemia para discutir a produção de um curta-metragem.

Adereços (adereços)

Um noivo, sua mãe, um altar vazio e os adereços ilusórios de uma vida comum.

Nas Entrelinhas

Quando Sofia, a namorada de Paulo, decide desaparecer por um tempo, o jovem se encontra perdido e sem saber como lidar com suas incertezas.

Quando os lírios morrem

Um artista plástico, transtornado por não possuir mais inspiração para suas obras, acaba se afundando no alcoolismo. Em meio aos delírios ocasionados pela bebida, ele acaba tendo que confrontar face-a-face os erros dos quais mais se arrepende.

Sintonia

Um homem procura uma estação de rádio mas todas tocam a mesma programação.

Adeus Estrada de Tijolos Amarelos DESCLASSIFICADO POR SER UNIVERSITÁRIO

Ícaro chega em outra cidade para tentar a vide como operador de telemarketing e quando sai à noite se encanta por outro rapaz. Inspirado em uma canção de Elton John e filmado com um smartphone.

MAQUINARIA

Uma abordagem experimental que expõe de forma ácida, o invisível e abusivo processo de manipulação das massas para obtenção de lucros empresárias no terceiro mundo.

Pelo menos alguém me ouve!

O filme mostra pessoas que falam sozinhas. Já que a maioria das vezes não tem com quem conversar.

PROVÌNCIA DOS LOBOS

Baseado em relatos do Brasil colonial. O filme aborda a saga de um grupo de mulheres que lutam por direitos de expressão, meio ao preconceito e ignorância de uma sociedade provinciana, em um vilarejo no norte de Minas Gerais em pleno sec XVlll.

Ok, Karen

Karen só quer cuidar de Letícia.

Espectro

Homem acorda no meio da noite para religar a luz de seu apartamento mas percebe algo anormal.

O gigante acordou

Um Jovem em seu tempo livre, sobre seus conflitos e influências do meio contemporâneo que vive decide criar uma manifestação política.

Acerto de Contas

Se casamento já não é fácil, mesmo com toda a boa vontade dos envolvidos, imagina separação, quando o respeito e carinho não são exatamente os mesmos de quando se começou… Esse é o caso de Cláudio e Helena, que se encontram para um almoço cordial a pedido de Cláudio. O clima pacífico, entretanto, é quebrado quando Cláudio diz a Helena o motivo do encontro: quer o divórcio. O que deixa Helena absolutamente chocada, não porque ainda goste dele, mas porque, para ela, já se separaram faz tempo: cinco anos, na verdade. Essa é apenas a primeira das muitas reviravoltas que o texto revela: separados em tudo menos no papel, Cláudio agora precisa que Helena assine os papéis de divórcio para que ele possa se casar novamente com outra mulher. E enquanto os dois “negociam” os termos para chegarem a um acordo, testemunhamos toda a mágoa, ressentimento e queixa do tempo em que viveram juntos apenas pela

Crônicas e Fabulas Jordanenses

Histórias e lendas que passam de geração em geração entre as pessoas que vivem em Campos do Jordão, no alto da Serra da Mantiqueira, contadas segundo os diferentes recursos disponibilizados pela linguagem do audiovisual.

Perdoe me em Nome do Amor DESCLASSIFICADO POR NÃO SER CONSIDERADO INDEPENDENTE

Uma mulher foge as vésperas de seu casamento e retorna anos depois com uma grave doença pedindo perdão ao ex noivo.

PEDRO E O LIVRO

Para algumas pessoas que vivem na roça, a comunicação verbal é menos importante do que o cumprimento das tarefas diárias de cada um. Mas, um livro pode fazer a diferença na estrutura de uma família.

Moradores do Edifício 2020 em: Brincadeira de Criança

Alcoengelson está triste porque tem saudade das brincadeiras da roça porque só tem brinquedos eletrônicos. Ele então tem a ideia de pedir ajuda dos seus vizinhos do Edifício 2020 para saber qual era as brincadeiras de infância deles!

SINERGIA

Neste curta, três situações do dia-a-dia nos mostram como pequenas atitudes podem causar grandes consequências, especialmente em relação a maneira que lidamos com problemas ambientais.

Ansiedade Tóxica

Quem não conhece, normalmente associa a ansiedade com a agitação. Porém, ela pode também ser associada ao desânimo e a falta de vontade. Nesse curta você vai acompanhar a rotina ansiosa de Rafael e como ela afeta a sua vida.

INVISÍVEIS - HISTÓRIAS PARA ACORDAR - em tempos de pandemia

INVISÍVEIS - HISTÓRIAS PARA ACORDAR, apresenta relatos reais de grupos femininos, tantas vezes silenciados, como moradoras de rua e parteiras registrados no Jornal Boca De Rua e no livro Contos Sem Fadas organizados por Rosina Duarte. Tais histórias vêm à tona através do contato direto com esses grupos, em projetos desenvolvidos pela ALICE - Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação, reunindo depoimentos de mais de cem mulheres de todo o Rio Grande do Sul. Para dar vida, corpo e voz a este universo, a performance visual, assinada por Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti, foi concebida e executada durante o confinamento da pandemia do Covid 19 e conta com a participação das artistas Magda Loitzenbauer, Fernanda Copatti, Elaine Regina, Graziela Pires, Anaadi, Denise Ovádia e Valéria Pinheiro, além das próprias idealizadoras. As gravações foram registradas pelos dispositivos móveis das artistas, cada uma em sua casa e os encontros se deram somente através da internet. Para compor a obra, caracterizada pelo hibridismo de linguagens, além das atrizes, o vídeo é composto por imagens do projeto Tristicidade: Cartografias do Abandono e da (In)Visibilidade, de Leandro Selister e imagens de arquivo de Amanda Gatti, da NASA e Arquive.org.

Confessionário - Relatos de Casa - Ana Paula

Ana Paula, olhando para a câmera, conta a sua história para uma suposta campanha chamada "Confessionário - Relatos de Casa", que tem por objetivo encorajar as vítimas de violência doméstica e de gênero a denunciarem os seus agressores.

O Invasor

Um garoto e uma garota saem pelas ruas em busca de pistas de uns monstros com poderes que sequestram pessoas inocentes Pedro e Lorrana buscam pistas pela cidade marcas estranhas aparecem ,os invasores sao malvados e buscam dominar o mundo.

Saudade & Solidão

Sara mora sozinha em um apartamento JK, tem saudades de sua antiga vida agitada. Com a pandemia, se isolou das pessoas que ama. Ela vai mostrar a profundidade do sentimento de saudade, solidão e que no fim temos que ter esperança.

Amigo Virtual

Retrata o novo normal e as relações virtuais de hoje em dia, a nova modernidade. Amizades e relacionamentos que estão cada vez mais líquidos, e no final de tudo... O que é real, sonho ou alucinação? Cabe a você decidir...

O Túnel

Importante passagem criada em 1918, tombada pelo Condepacc, é alvo de lenda urbana. Será um (ou mais) fantasma, será um maníaco, ou mais uma das belas histórias dos moradores mais antigos do bairro que se desenvolveu “depois” da linha do trem, após a chegada de indústrias e imigrantes europeus?

Vigília

Vigília : "Condição de quem vela, de quem se conserva acordado" ou o triste sono da filoginia

Olho Morto

No velho Centro-Oeste goiano, um homem atormentado pelo seu passado busca redenção fazendo justiça com as próprias mãos.

(Des) governados DESCLASSIFICADO POR PROBLEMA NO LINK

Em um pais onde os tiranos tentam manter seu poder, todos aqueles que não compactuam com suas ações malignas devem se erguer e combate-los! Assim surge (Des) governados.

DOCUMENTÁRIO (16)

Ela, Dora!

Maria Auxiliadora da Silva Rosa, 69 anos, aposentada, atriz e cantora. Sempre lutou para conseguir o que tem hoje: trabalhar pela arte e pela cultura. Aos 15 anos, lhe surgiu a vontade de trabalhar com Teatro e Cinema, mas a sua condição financeira e social não lhe permitiu. Sempre conta e reconta suas histórias de vida para seus familiares, e não há um documento guardado dessas histórias e desta contação. Um registro em filme, desses fatos importantes de sua vida, se tornará relevantes e uma grande lembrança para seus conhecidos e familiares. Com perguntas e dispositivos para contar as histórias, Dora Rosa entrará em um diálogo de exposição de sua vida às pessoas que estarão lhe assistindo.

Pequena flor de ameixa: Raiz

Ela está a um passo da desejada faixa preta. A pandemia chega como um novo obstáculo, causando novas descobertas sobre o próprio corpo de Simone, de 53 anos, que, apesar das limitações físicas e de históricos de doenças como Chicungunha, mantém o foco e a determinação em seus árduos treinos.

Omar - Delírios entre a vida e a morte

Desde que descobriu um câncer, Omar convive com dores, a iminência da morte, a incerteza sobre o futuro e o sofrimento da família. O documentário é um soco no estômago, um pedido de ajuda e um sopro de esperança para quem batalha contra a doença.

Sola

“Sola” é sobre o caos interno, sobre a importância de silenciar e olhar para dentro, sobre despertar...espiritualidade, renovação e transformação... Durante o processo de isolamento social, a atriz Ellis Ferreira registra seus momentos de questionamentos, solidão, performance e sentimentos. “Sola” nasce da solidão de ser artista durante uma pandemia, e do desafio de criar, expressar, e ser múltiplas, sozinha

O gaiteiro que desceu da caravela (gaiteiro)

O músico Tales Melati, percorre locais do Rio Grande Sul, levando sonoridades exóticas com a gaita de foles da expedição de Cabral. Um poderoso som que revela o elo perdido da música galega no Brasil.

O olhar do artista não descansa (olhar)

Durante os meses da quarentena em decorrência da Covid-19, o artista Nelson Diniz desenvolveu esculturas a partir de resíduos do seu próprio lixo reciclável. O filme propõe um olhar sensível para essas obras, que manifestam a angústia da solidão do confinamento em contraponto com a poesia que encontramos nos seus detalhes. Nelson Diniz é o responsável, ainda, pelas imagens captadas através do seu celular em sua casa. Toda a produção respeitou as orientações de distanciamento social e os profissionais trabalharam nas suas respectivas residências. “O olhar do artista não descansa” é um sopro de vida, um alento em meio ao caos e a incerteza de uma pandemia que assola a nossa sociedade.

Eu gosto de coisa velha (EGCV)

A história e a cultura são motivos de orgulho, até que esbarre na especulação imobiliária. "Eu gosto de coisa velha" registra a difícil luta pela preservação do patrimônio arquitetônico no Brasil. Filmado na região de colonização alemã da cidade de Feliz, no Rio Grande do Sul, o processo de filmagem evidencia o trabalho de duas arquitetas e uma historiadora para inventariarem as antigas casas da cidade.

Acima, o Céu

Mesmo sem dominar o idioma inglês e sequer entender o significado das letras das músicas dos Beatles, Luiz Lennon faz disso a sua vida. Ele se dedica a espalhar o legado da banda inglesa ao maior número de pessoas com os materiais que coleciona há quase 50 anos. A paixão irrestrita pelo grupo o faz acordar cedo todos os dias, cruzar a cidade de São Paulo e montar uma barraca improvisada no centro, onde faz seu trabalho sob sol ou chuva. O aposentado sustenta sua família com os lucros que obtém com a vendas dos artigos, alimentado pelo seu sonho de adolescência mesmo quando tudo parece desmoronar.

A CURA

Curta-metragem de Paulo Gomes que tem por foco o período em que Campos do Jordão se tornou o destino para aqueles que buscavam a cura da tuberculose a partir da década de 1930.

GRÃO

Curta documentário sobre o destino de um grupo de idosos, ex-alunos da Faculdade da Terceira Idade, depois que a Universidade do Vale do Paraíba decidiu encerrar as suas atividades em Campos do Jordão.

Da dor ao amor

O que se passa na cabeça de uma mulher no momento do parto? Sobretudo do seu primeiro parto? Quais são as emoções e sensações que a mulher experimenta neste momento sem igual em sua vida? Estas foram questões que o diretor Rodrigo Moraes se fez durante seu isolamento social devido a PANDEMIA do novo coronavírus e ao indicar sua mãe com tais perguntas percebeu na hora que tinha uma joia que deveria ser exposta ao mundo.

RASTROS DE MEMÓRIA: Eu e a História do Brasil

Documentário de resgate memorial onde Rodrigo Moraes narra algumas de suas lembranças relacionando-as com alguns fatos históricos marcantes que ocorreram no Brasil ao longo de sua infância.

Lapofonia

Uma experimentação documental, Lapofonia acompanha o bairro da Lapa em São Paulo no ano de 2019. Essa variedade de filmagens inovadoras, complexas e clandestinas fazem um macrocosmo do cotidiano nas cidades do Brasil, celebrando a modernidade, a pluralidade social e cultural do bairro da Lapa.

A cidade, um recorte

Um recorte de Campinas, interior do estado de São Paulo, a partir de culturas que a movimentam. São Danças, Festas, Encontros Musicais, gente de vários cantos, de muitas cores, com diferentes hábitos, convivendo de alguma forma no mesmo espaço, o Centro da Cidade.

Além

Curto passeio em busca de informações sobre as pessoas que povoam a cidade a partir de um cemitério criado no século XIX. Quem ocupa que lugar nas alamedas e nos diferentes cemitérios que compõem o Cemitério da Saudade em Campinas, SP? Quem são as personalidades e quem são os milagreiros e milagreiras que recebem os agradecimentos por graça alcançadas? Andando pelo cemitério é possível conhecer esculturas assinadas e valores importados de cemitérios europeus. É possível se encontrar com a misoginia das tantas narrativas sobre Maria Jandira, prostituta que morreu de amor e que hoje é homenageada como aquela que salva relacionamentos.

Água, Awe'ete

Água Awe’ete é um filme de respeito e agradecimento à Água e à Vida. Vai ao passado, discute o presente e reflete sobre o futuro. Trata da origem do universo a partir da lente da física e, sem romper com o conhecimento científico acumulado pela humanidade, nos lembra que diferentes culturas também têm suas formas de explicar o início de tudo e de respeitar os elementos da natureza e, assim, a vida. Discute o micro e o macro, e nos convida a preservar e reconstruir o que a falta de planejamento e a ganância vem destruindo. Percebemos em suas falas que as crianças carregam saberes, ora concordantes com o saber científico, ora não e os jovens têm seus argumentos para a preservação.

ANIMAÇÃO (5)

Portas

Sofia é uma garotinha em casa em meio ao caos da pandemia. Seu pai precisa sair para trabalhar, e a deixa sozinha. Com o celular quebrado e sem poder sair, ela dialoga com fantasias criativas que a ensinam como lidar com a solidão.

Apaguei de Tanto Que Vi

Apaguei de Tanto Que Vi, é uma experiência visual, que por meio de signos identificamos a passagem do tempo e podemos refletir qual a nossa relação com ele.

PROJETO EU CONTO O MEU CONTO CANCELADO PELO AUTOR POR SER PARTE DE OUTRO CURTA NA CATEGORIA FICÇÃO

História da Menina Liz que vai conhecer seus vizinhos que foram de circo!

Tig e Papy - O café da manhã (zoop1)

Um grande mistério envolve uma árvore de maçãs cujos frutos já caem comidos! Para ajudar Ely, o elefante que está com muita fome e não consegue pegar nenhuma maçã não mordida, só Tig e Papy, os investigadores do Zooparky, poderão resolver esse mistério. Tig e Papy são a dupla mais improvável do planeta, mas no Zooparky a amizade entre um Tigre e um Papagaio é normal, ainda mais porque os dois são muito curiosos e logo se tornam os detetives do Zooparky.

Pìnguinics - O Ataque vem do Polo (Ping2020)

Terríveis alienígenas se preparam para invadir a Terra, só que pelo Pólo Sul! Ooops! É pelo Pólo Sul, mas nosso planeta está bem protegido, pois eles terão que se entender com os Pinguinics, o grupo de Pinguins mais bem humorado da Terra.

Sapo Xulé (xule2020)

Sapo Xulé é nosso herói relutante que se mete sempre em aventuras para trazer de volta o equilíbrio quebrado, não por heroísmo, mas porque vê ameaçado seu prazer de mergulhar na lagoa. Quer de volta o bem­estar de antes e, por isso, parte para a aventura. Restabelece a harmonia perdida, mesmo sem receber os lauréis por sua façanha. Sapo Xulé nunca tira seu amado tênis e, por isso, poucas pessoas convivem perto dele, mas ele não dá a menor bola a isso, só quer mergulhar na lagoa, papear com os amigos, treinar Kung Fu... e nisso ele se acha o mestre!

Nome do filme (senha)

Acessibilidade: -

Direção: -

Direção de Fotografia: -

Direção de Arte: -

Som Direto: -

Edição e Montagem: -

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: -

Cidade: -

UF: -

Ano: -

Duração: -

Classificação Indicativa: -

Plataforma: -

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

.

Adri Tolardo, Alexandre Maccari Ferreira, Airton de Oliveira, Annick Malvil, Antônio Lopes, Ary França, Atilio Bari, Billy West, Diego Nunes, Eduardo Moreira, Emerson Links, Fabiano Foggiato Godinho, Fábio Mássimo, Fellipe Cartier, Fernanda de Jesus, George Batista da Silva, Gilberto Antonio Rezer, Hernani Heffner, Humberto Petrarca, Jâneo Manuel Venturini, João Signorelli, Johnny Dornelles, Kate Hansen, Kytta Tonetto, Louise Clós, Luciano Vianna, Luiz Carlos Grassi, Lunara Dias, Marcelo Pustilnik Vieira, Marcelo Travassos, Marco Antonio Barreto, Marcos Oliveira, Mario Gordilho, Melina Guterres, Moisés Pazianotto, Monique Lafond, Patrícia Felden, Paula Jobim, Paulo Amaral, Paulo Tavares, Paulo Telles, Petrúcio Linhares, Rangel Arede, Rejane Zanini, Roberto Silva, Rodrigo Lira Fabiano, Rodrigo Ricordi, Rossana Ghessa, Valeska Fortes de Oliveira, Vinicius Faria Zinn, William Di Farias.

Sejam bem-vindos a página de acesso aos curtas-metragens selecionados no 1º FENACIN.

- Essa é uma página de ACESSO RESTRITO e SOMENTE os JURADOS e a PRODUÇÃO do FENACIN tem acesso a ela por meio de senha disponibilizada pelo festival. Essa senha NÃO DEVE ser divulgada e/ou compartilhada. O Festival poderá alterar a senha de acesso a essa página a qualquer momento ou até mesmo retirar a mesma do ar para proteger as informações nela contida, caso seja detectado o acesso inapropriado de algum invasor.

- Todos os curtas-metragens aqui presentes estão devidamente inscritos no festival, em conformidade com as cláusulas do REGULAMENTO, e foram aprovados pela CURADORIA do FENACIN 2021. 

- Os títulos dos curtas-metragens são clicáveis e direcionam para uma das plataformas aceitas pelo festival: Google Drive, Youtube ou Vimeo;

- Os filmes que possuírem senha a mesma estará em destaque entre parênteses na cor laranja ao lado do título da obra;

- Os links foram testados pela equipe de informática e estão TODOS funcionais;

- Em caso de qualquer dificuldade ou dúvida contate a produção do festival pelo e-mail: festival.fenacin@gmail.com, grupo no Whatsapp ou outro meio que seja oficial do evento.

TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SESSÃO E BOM TRABALHO!

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO

Clique aqui e acesse o formulário de avaliação para os jurados do FENACIN 2021.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Kenne Felipe

Direção de Fotografia: Kenne Felipe

Direção de Arte: Kenne Felipe

Roteiro Original: -

Som Direto: Olivia Macedo

Edição e Montagem: Kenne Felipe

Trilha Sonora Original: Olivia Macedo

Ator Principal: Kenne Felipe

Personagem do ator principal: Kenne Felipe

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Itajá

UF: RN

Ano: 2020

Duração: 2'09"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Kenne Felipe

Sinopse

O filme propõem uma reflexão sobre as relações tóxicos existentes em torno do cotidiano desse corpo através de uma pergunta inquietante: Preferes estar com segurança e viver sem liberdade ou entre o caos da liberdade sem segurança?

Acessibilidade: Legendas

Direção: Túlio Beat

Direção de Fotografia: Paulo César Araújo

Direção de Arte: Túlio Beat

Roteiro Original: Túlio Beat

Som Direto: Paulo César Araújo

Edição e Montagem: Paulo César Araújo

Trilha Sonora Original: Cizou José

Ator Principal: Luciano Torres

Personagem do ator principal: Beato

Atriz Principal: Eryka Vasconcelos

Personagem da atriz principal: Mulher

Ator Coadjuvante: Denzyus Oliveira

Personagem do ator coadjuvante: Besta-Fera

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Caruaru

UF: PE

Ano: 2021

Duração: 11'47"

Classificação Indicativa: 12

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Ericks Moraes (Filho), Zi Rodrigues (Mãe), Bob Gomes (Retirante)

Sinopse

Após um sonho, Beato enfrenta um dilema: ir atrás da botija e sucumbir à ganância ou se resignar na fé de dias melhores. Inspirado nas tradicionais histórias de botijas, comuns no Nordeste brasileiro, "A Botija, o Beato e A Besta-Fera" traz uma jornada hermética de desvendamento num Sertão fantástico.

Acessibilidade: - Legendas

Direção: - Rene Belmonte

Direção de Fotografia: - Diretor e Elenco

Direção de Arte: - Diretor e Elenco

Roteiro Original: - Renê Belmonte

Som Direto: - Diretor e Elenco

Edição e Montagem: - Diego Esteves

Trilha Sonora Original: - Gugu Peixoto

Ator Principal: - Vini Cavaliere

Personagem do ator principal: - Claudio

Atriz Principal: - Luciana Gomes

Personagem da atriz principal: - Helena

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: - Ficção

Cidade: - Rio de Janeiro

UF: - RJ

Ano: - 2020

Duração: - 10'39"

Classificação Indicativa: - 14

Plataforma: - Youtube

Demais Integrantes do Elenco: - Duda Vedoi

Sinopse

Se casamento já não é fácil, mesmo com toda a boa vontade dos envolvidos, imagina separação, quando o respeito e carinho não são exatamente os mesmos de quando se começou… Esse é o caso de Cláudio e Helena, que se encontram para um almoço cordial a pedido de Cláudio. O clima pacífico, entretanto, é quebrado quando Cláudio diz a Helena o motivo do encontro: quer o divórcio. O que deixa Helena absolutamente chocada, não porque ainda goste dele, mas porque, para ela, já se separaram faz tempo: cinco anos, na verdade. Essa é apenas a primeira das muitas reviravoltas que o texto revela: separados em tudo menos no papel, Cláudio agora precisa que Helena assine os papéis de divórcio para que ele possa se casar novamente com outra mulher. E enquanto os dois “negociam” os termos para chegarem a um acordo, testemunhamos toda a mágoa, ressentimento e queixa do tempo em que viveram juntos apenas pela maneira como se relacionam hoje. Até entendermos que, às vezes, mesmo o menor preço pode ser alto demais.

Adereços (adereços)

Acessibilidade: Legendas

Direção: Nelson Diniz

Direção de Fotografia: Lucas Cunha

Direção de Arte: Val Verba

Roteiro Original: Nelson Diniz

Som Direto: Juan Quintáns

Edição e Montagem: Hiroshi Kuamoto

Trilha Sonora Original: Alvaro RosaCosta

Ator Principal: Guilherme Carravetta de Carli

Personagem do ator principal: Noivo

Atriz Principal: Liane Venturella

Personagem da atriz principal: Mãe

Ator Coadjuvante: Marcelo Trindade

Personagem do ator coadjuvante: O primo

Atriz Coadjuvante: Gabriela Iablonovski

Personagem da atriz coadjuvante: Amiga

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2020

Duração: 14'55"

Classificação Indicativa: 10

Plataforma: Vimeo

Demais Integrantes do Elenco: Rafaela Fischer Rafael Bufrem

Sinopse

Um noivo, sua mãe, um altar vazio e os adereços ilusórios de uma vida comum.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Neto Cardoso

Direção de Fotografia: Neto Cardoso

Direção de Arte: Neto Cardoso

Roteiro Original: Neto Cardoso

Som Direto: Neto Cardoso

Edição e Montagem: Neto Cardoso

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: Levi Bastos

Personagem do ator principal: Agente Bastos

Atriz Principal: Renata Araujo

Personagem da atriz principal: Renata

Ator Coadjuvante: Kevyn Costa

Personagem do ator coadjuvante: Kosta

Atriz Coadjuvante: Rebecca Araujo

Personagem da atriz coadjuvante: Filha do Governador

Categoria: Ficção

Cidade: Fortaleza

UF: CE

Ano: 2021

Duração: 16'47"

Classificação Indicativa: 10

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Neto Cardoso, Thaly, Gentil Monte

Sinopse

O Agente Bastos recebe a missão de resgatar a filha do Governador, foi sequestrada. Porém isso o coloca em confronto com Costa, um ex-Agente renegado que busca vingança contra sua ex-agência.

Acessibilidade: Não Há

Direção: João Ricardo Karamekian

Direção de Fotografia: André Karamekian

Direção de Arte: Pedro Chicca, João Ricardo Karamekian, André Karamekian

Roteiro Original: Pedro Chicca

Som Direto: André Karamekian

Edição e Montagem: André Karamekian

Trilha Sonora Original: João Moreira

Ator Principal: João Ricardo Karamekian

Personagem do ator principal: Rafael

Atriz Principal: Cibele Freitas Duarte

Personagem da atriz principal: Carla

Ator Coadjuvante: André Karamekian

Personagem do ator coadjuvante: Irmão

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: São Paulo

UF: SP

Ano: 2018

Duração: 10'11"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Thiago Queiroz ; Narjara Silva ; Bruno Andrade

Sinopse

Quem não conhece, normalmente associa a ansiedade com a agitação. Porém, ela pode também ser associada ao desânimo e a falta de vontade. Nesse curta você vai acompanhar a rotina ansiosa de Rafael e como ela afeta a sua vida.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Flávio Carnielli

Direção de Fotografia: Helen Quintans

Direção de Arte: Helen Quintans

Roteiro Original: Flávio Carnielli

Som Direto: -

Edição e Montagem: Flávio Carnielli

Trilha Sonora Original: Guga Lourenço

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: Anne Passos

Personagem da atriz principal: Antônia

Ator Coadjuvante: Wagner Kampynas

Personagem do ator coadjuvante: Vovô

Atriz Coadjuvante: Violeta Nagai

Personagem da atriz coadjuvante: Vovó

Categoria: Ficção

Cidade: Paulínia

UF: SP

Ano: 2020

Duração: 9'17"

Classificação Indicativa: 14

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Ana Flávia Passos

Sinopse

Interior do Brasil, século XIX. Após perder a filha e a neta para a varíola, um casal de idosos decide abandonar suas crenças e tomar uma medida drástica contra o que consideram uma injustiça divina.

Acessibilidade: Legendas

Direção: Lih Bacci

Direção de Fotografia: Lih Bacci

Direção de Arte: Lih Bacci

Roteiro Original: Lih Bacci

Som Direto: Lih Bacci

Edição e Montagem: Lih Bacci

Trilha Sonora Original: Lucas Vargas

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: Lih Bacci

Personagem da atriz principal: Sara

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: Lúcia S.

Personagem da atriz coadjuvante: Adônis - voz robô com efeito

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2021

Duração: 2'53"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Retrata o novo normal e as relações virtuais de hoje em dia, a nova modernidade. Amizades e relacionamentos que estão cada vez mais líquidos, e no final de tudo... O que é real, sonho ou alucinação? Cabe a você decidir...

Acessibilidade: Não Há

Direção: Leandro Lopes

Direção de Fotografia: Breno Conde e Felipe Andrade "guri"

Direção de Arte: Gabriela Seraphim

Roteiro Original: Leandro Lopes

Som Direto: Lourenço Veloso e Lucas Almeida

Edição e Montagem: Ian Lara

Trilha Sonora Original: Matheus Fleming

Ator Principal: Sammer Iêgo Lemos

Personagem do ator principal: Deusdete

Atriz Principal: Camila Botelho

Personagem da atriz principal: Pérsida

Ator Coadjuvante: Julio Vianna

Personagem do ator coadjuvante: Professor

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Belo Horizonte

UF: MG

Ano: 2020

Duração: 19'40"

Classificação Indicativa: 14

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: daniel jaber, como lucas diego roberto, como bg luan rezende, como welber luiz fábio torres, como garçom ramon brant, como lourenço

Sinopse

Pérsida é uma estudante de Letras recém-chegada na cidade grande. Já nos primeiros dias de aula, ao conhecer a literatura da poetisa Hilda Hilst, descobre quase tudo que é necessário para viver: afeto, palavras e erotismo. De fato, a literatura é um colo.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol

Direção de Fotografia: Freddy Paz

Direção de Arte: Freddy Paz

Roteiro Original: Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol

Som Direto: Freddy Paz

Edição e Montagem: Leonardo Cappelatti

Trilha Sonora Original: Laura Finocchiaro

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: Deborah Finocchiaro

Personagem da atriz principal: Ana Paula

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2020

Duração: 17'02"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Google Drive

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Ana Paula, olhando para a câmera, conta a sua história para uma suposta campanha chamada "Confessionário - Relatos de Casa", que tem por objetivo encorajar as vítimas de violência doméstica e de gênero a denunciarem os seus agressores.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Evander Bica

Direção de Fotografia: Matheus Pinho

Direção de Arte: Matheus Pinho

Roteiro Original: -

Som Direto: Matheus Pinho

Edição e Montagem: Evander Bica

Trilha Sonora Original: Evander Bica e Aline Dillenburg

Ator Principal: Evander Bica

Personagem do ator principal: Igor

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2021

Duração: 13'35"

Classificação Indicativa: 14

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Ao caminhar pela rua, um homem se depara com uma árvore no seu caminho. Ao se incomodar com a presença da planta, ele inicia um debate com a mesma. Expressando sentimentos de ódio e culpa, através de citações de Manoel de Barros, Millôr Fernandes e Victor Hugo, COVARDIA traz uma reflexão de como a humanidade ocupa seus espaços e interage com o meio ambiente.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Paulo Gomes

Direção de Fotografia: Sérgio Sachs

Direção de Arte: Cervantes Sobrinho

Roteiro Original: Carolina Mestriner

Som Direto: Cervantes Sobrinho

Edição e Montagem: Sérgio Sachs e Cervantes Sobrinho

Trilha Sonora Original: João Henrique Baracho

Ator Principal: Paulo Gomes

Personagem do ator principal: Reporter

Atriz Principal: Carolina Mestriner

Personagem da atriz principal: Narradora

Ator Coadjuvante: João Baracho

Personagem do ator coadjuvante: âncora de jornal televisivo

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: - Ficção

Cidade: Campos do Jordão

UF: SP

Ano: 2020

Duração: 19'57"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Histórias e lendas que passam de geração em geração entre as pessoas que vivem em Campos do Jordão, no alto da Serra da Mantiqueira, contadas segundo os diferentes recursos disponibilizados pela linguagem do audiovisual.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Rodrigo Ganem e Leandro Ganem

Direção de Fotografia: Leandro Ganem

Direção de Arte: Rodrigo Ganem

Roteiro Original: Rodrigo Ganem

Som Direto: Cláudio Taunay

Edição e Montagem: Rodrigo Ganem

Trilha Sonora Original: Leandro Ganem

Ator Principal: Rodrigo Ganem

Personagem do ator principal: Homem

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: Leandro Ganem

Personagem do ator coadjuvante: Espectro

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Rio de Janeiro

UF: RJ

Ano: 2021

Duração: 6'51"

Classificação Indicativa: 12

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Homem acorda no meio da noite para religar a luz de seu apartamento mas percebe algo anormal.

Acessibilidade: Legendas

Direção: Freddy Paz

Direção de Fotografia: Alex Racor e Tiemy Saito

Direção de Arte: Thais Diedrich

Roteiro Original: Freddy Paz

Som Direto: Carlota Araújo e Leonardo Cappelatti

Edição e Montagem: Alex Racor

Trilha Sonora Original: Guilherme Paz, Otávio Moura e Gustavo Corrêa

Ator Principal: Rodolfo Ruscheinsky

Personagem do ator principal: Gabriel Amaro

Atriz Principal: Gianna Soccol

Personagem da atriz principal: Rafaela Venturela

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: Dani Reis

Personagem da atriz coadjuvante: Diretora

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2020

Duração: 19'54"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Vimeo

Demais Integrantes do Elenco: Rafael Franskowiak (Garçom); Guilherme Paz (Banda); Juliana Nólibos (Banda); Leonardo Cappelatti (Banda);

Sinopse

O lugar, a pessoa e o momento certo. Será que isso realmente existe? Essas Coisas do Coração nem sempre acontecem do "jeito certo".

FELICIDADE (30anos)

Acessibilidade: Legendas

Direção: Sérgio Leemann

Direção de Fotografia: Raony Melo

Direção de Arte: -

Roteiro Original: Daniel Porto

Som Direto: Bruno Castro

Edição e Montagem: Bruno Castro

Trilha Sonora Original: Alexandre Elias

Ator Principal: Alexandre Lino

Personagem do ator principal: Alexandre

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Rio de Janeiro

UF: RJ

Ano: 2021

Duração: 13'31"

Classificação Indicativa: 14

Plataforma: Vimeo

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Mergulhado numa crise depressiva, Alexandre percorre toda sua rotina enquanto se esforça, em silêncio, para romper com a sensação de letargia causada pela doença. Felicidade é um curta-metragem que aborda a depressão e mostra que, às vezes, a doença pode vir acompanhada de um sorriso e acordar se torna a tarefa mais difícil do dia.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Dayla Duarte e Rodrigo Huagha

Direção de Fotografia: Rodrigo Huagha

Direção de Arte: Dayla Duarte

Roteiro Original: Rodrigo Huagha

Som Direto: Rodrigo Huagha

Edição e Montagem: Rodrigo Huagha

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: Dayla Duarte

Personagem da atriz principal: Mulher

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Brasília

UF: DF

Ano: 2020

Duração: 2'02"

Classificação Indicativa: 10

Plataforma: Vimeo

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Escute

Inimigo (projetofantasma)

Acessibilidade: Audiodescrição, Legendas

Direção: Alisson Severino

Direção de Fotografia: Ana Aline Furtado

Direção de Arte: Renata Rolim

Roteiro Original: Alisson Severino

Som Direto: Beatriz Lizaviêta

Edição e Montagem: Clebson Francisco

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: Lucas Madi

Personagem do ator principal: Fantasma

Atriz Principal: Tatiane Sousa

Personagem da atriz principal: Mirella

Ator Coadjuvante: Aris de Oliveira

Personagem do ator coadjuvante: Antônio Carlos

Atriz Coadjuvante: Paula Yemanjá

Personagem da atriz coadjuvante: Germana

Categoria: Ficção

Cidade: Fortaleza

UF: CE

Ano: 2021

Duração: 18'00"

Classificação Indicativa: 14

Plataforma: Vimeo

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Tu sabe como são as ruas de noite? Não... de passar por elas não. De ficar, de permanecer nelas a noite todinha.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Deborah Finocchiaro

Direção de Fotografia: Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti

Direção de Arte: Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti

Roteiro Original: -

Som Direto: O Grupo

Edição e Montagem: Amanda Gatti

Trilha Sonora Original: CAU NETTO, CHICO FERRETTI e LAURA FINOCCHIARO

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: Deborah Finocchiaro; Elaine Regina; Fernanda Copatti; Graziela Pires; Magda Loitzembauer

Personagem da atriz principal: Deborah Finocchiaro - Mulher, Narradora, Moradora de Rua, Elaine Regina - Moradora de Rua Fernanda Copatti - Moradora de Rua Graziela Pires - Mulher Magda Loitzembauer – Mulher

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2020

Duração: 13'38"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Google Drive

Demais Integrantes do Elenco: Amanda Gatti; Anaadi; Denise Ovádia; Valeria Pinheiro

Sinopse

INVISÍVEIS - HISTÓRIAS PARA ACORDAR, apresenta relatos reais de grupos femininos, tantas vezes silenciados, como moradoras de rua e parteiras registrados no Jornal Boca De Rua e no livro Contos Sem Fadas organizados por Rosina Duarte. Tais histórias vêm à tona através do contato direto com esses grupos, em projetos desenvolvidos pela ALICE - Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação, reunindo depoimentos de mais de cem mulheres de todo o Rio Grande do Sul. Para dar vida, corpo e voz a este universo, a performance visual, assinada por Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti, foi concebida e executada durante o confinamento da pandemia do Covid 19 e conta com a participação das artistas Magda Loitzenbauer, Fernanda Copatti, Elaine Regina, Graziela Pires, Anaadi, Denise Ovádia e Valéria Pinheiro, além das próprias idealizadoras. As gravações foram registradas pelos dispositivos móveis das artistas, cada uma em sua casa e os encontros se deram somente através da internet. Para compor a obra, caracterizada pelo hibridismo de linguagens, além das atrizes, o vídeo é composto por imagens do projeto Tristicidade: Cartografias do Abandono e da (In)Visibilidade, de Leandro Selister e imagens de arquivo de Amanda Gatti, da NASA e Arquive.org.

Labirinto (labirinto)

Acessibilidade: Não Há, Legendas

Direção: Henrique Zanoni

Direção de Fotografia: Dellani Lima

Direção de Arte: Henrique Zanoni

Roteiro Original: Henrique Zanoni

Som Direto: Dellani Lima

Edição e Montagem: Henrique Zanoni

Trilha Sonora Original: Henrique Zanoni

Ator Principal: Suia Legaspe

Personagem do ator principal: Sophia de Melo Breyner Andressen

Atriz Principal: Suia Legaspe

Personagem da atriz principal: Sophia de Melo Breyner Andressen

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: São Paulo

UF: SP

Ano: 2020

Duração: 18'03"

Classificação Indicativa: 12

Plataforma: Vimeo

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Uma mulher solitária. Os labirintos da mente, da existência, da poeisa. Os fantasmas aparecem.

Acessibilidade: Não Há

Direção: RONALDO GOC

Direção de Fotografia: RONALDO GOC

Direção de Arte: RONALDO GOC

Roteiro Original: Ronaldo Goc

Som Direto: IVANY SILVA

Edição e Montagem: RONALDO GOC

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: BETTO VELLOSO

Personagem do ator principal: EMPRESÁRIO EUA

Atriz Principal: MEL SOARES

Personagem da atriz principal: OPERÁRIA

Ator Coadjuvante: GILBERTO JUBA

Personagem do ator coadjuvante: OPERÁRIO

Atriz Coadjuvante: ANDRESSA SOUZA

Personagem da atriz coadjuvante: OPERÁRIA

Categoria: Ficção

Cidade: Montes Claros

UF: MG

Ano: 2019

Duração: 7'00"

Classificação Indicativa: 10

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Cicero espaguete; ivany silva; giselda gil, Ronaldo Goc, max maximo; jorge fernando; marcos vinicius.

Sinopse

Uma abordagem experimental que expõe de forma ácida, o invisível e abusivo processo de manipulação das massas para obtenção de lucros empresárias no terceiro mundo.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Rodolfo Oliveira

Direção de Fotografia: Rodolfo Oliveira

Direção de Arte: Marcos Miranda

Roteiro Original: -

Som Direto: Marcos Miranda

Edição e Montagem: Rodolfo Oliveira e Marcos Miranda

Trilha Sonora Original: Marcos Miranda

Ator Principal: Caca Arnaud

Personagem do ator principal: Alcolengelson

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Cruzeiro

UF: SP

Ano: 2021

Duração: 11'00"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Rodolfo Oliveira, Marcos Miranda e Lenice Gomes

Sinopse

Alcoengelson está triste porque tem saudade das brincadeiras da roça porque só tem brinquedos eletrônicos. Ele então tem a ideia de pedir ajuda dos seus vizinhos do Edifício 2020 para saber qual era as brincadeiras de infância deles!

Acessibilidade: Legendas

Direção: Alexandre Domingues

Direção de Fotografia: Gabriela Bley

Direção de Arte: Isabella Corrêa

Roteiro Original: Alexandre dos Reis Domingues

Som Direto: Nathan Schein

Edição e Montagem: Alexandre Domingues

Trilha Sonora Original: João Dezordi

Ator Principal: Pedro Henrique de Moura

Personagem do ator principal: Paulo

Atriz Principal: Laura Rossa

Personagem da atriz principal: Sofia

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Novo Hamburgo

UF: RS

Ano: 2020

Duração: 9'45"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Quando Sofia, a namorada de Paulo, decide desaparecer por um tempo, o jovem se encontra perdido e sem saber como lidar com suas incertezas.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Maurício Marques

Direção de Fotografia: Maurício Marques

Direção de Arte: Maurício Marques

Roteiro Original: Maurício Marques

Som Direto: Maurício Marques

Edição e Montagem: Maurício Marques

Trilha Sonora Original: Maurício Marques

Ator Principal: João Vancine

Personagem do ator principal: Rapaz

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: Maurício Marques

Personagem do ator coadjuvante: Voice over

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Rio de Janeiro

UF: RJ

Ano: 2021

Duração: 4'39"

Classificação Indicativa: 16

Plataforma: Google Drive

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Um Jovem em seu tempo livre, sobre seus conflitos e influências do meio contemporâneo que vive decide criar uma manifestação política.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Tales William da Silva Barbosa

Direção de Fotografia: Rafael

Direção de Arte: Tales Barbosa

Roteiro Original: -

Som Direto: -

Edição e Montagem: -

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: Tales

Personagem do ator principal: Pedro

Atriz Principal: Lorrana

Personagem da atriz principal: Lorrana

Ator Coadjuvante: Ana Luiza

Personagem do ator coadjuvante: Gaby

Atriz Coadjuvante: Isabelle

Personagem da atriz coadjuvante: Isabelle

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2021

Duração: 17'55"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: dudu;david;rafael;ana ;

Sinopse

Um garoto e uma garota saem pelas ruas em busca de pistas de uns monstros com poderes que sequestram pessoas inocentes pedro e lorrana buscam pistas pela cidade marcas estranhas aparecem ,os invasores sao malvados e buscam dominar o mundo.

Acessibilidade: Legendas

Direção: Hugo L. V. e Oliveira

Direção de Fotografia: Yago Nauan

Direção de Arte: Yago Nauan

Roteiro Original: Hugo L. V. e Oliveira

Som Direto: Jernonimo Cruz

Edição e Montagem: Yago Nauan

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: Camila Ferrazzano

Personagem da atriz principal: Letícia

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: Lays Bezerra

Personagem da atriz coadjuvante: Karen

Categoria: Ficção

Cidade: São Paulo

UF: SP

Ano: 2021

Duração: 14'49"

Classificação Indicativa: 16

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Mirella Queiroz

Sinopse

Karen só quer cuidar de Letícia.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Julio Quinan

Direção de Fotografia: Jorge Daur

Direção de Arte: Julio Quinan

Roteiro Original: Julio Quinan

Som Direto: Neftaly Goulart

Edição e Montagem: Julio Quinan

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: Roberto Garcia Márquez

Personagem do ator principal: Olho Morto

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: Alessandro Ramos

Personagem do ator coadjuvante: Coronel Desembargador

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Goiânia

UF: GO

Ano: 2019

Duração: 16'15"

Classificação Indicativa: 12

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Coronel Fazendeiro – Dedé Aires; Filha do Coronel Fazendeiro – Leide Martins; Balconista – Arthur José Romano; Pai – Davi Faris; Filho – João Paulo Ferreira; Menino – Pedro Ângelo; Padre – Neftaly Goulart

Sinopse

No velho Centro-Oeste goiano, um homem atormentado pelo seu passado busca redenção fazendo justiça com as próprias mãos.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Mauro Guari/Claudia Bortolato

Direção de Fotografia: Mauro Guari/Claudia Bortolato

Direção de Arte: Mauro Guari/Claudia Bortolato

Roteiro Original: Claudia Bortolato e Mauro Guari

Som Direto: Mauro Guari/Claudia Bortolato

Edição e Montagem: Mauro Guari/Claudia Bortolato

Trilha Sonora Original: José Renato Barzon/Batuka Batucada Brasileira

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Campinas

UF: SP

Ano: 2021

Duração: 7'06"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: depoimentos Débora Falcão Buher; Sérgio do Amaral Camargo; Simone; Rita Francisco

Sinopse

Importante passagem criada em 1918, tombada pelo Condepacc, é alvo de lenda urbana. Será um (ou mais) fantasma, será um maníaco, ou mais uma das belas histórias dos moradores mais antigos do bairro que se desenvolveu “depois” da linha do trem, após a chegada de indústrias e imigrantes europeus?

Acessibilidade: Não Há

Direção: Cervantes Sobrinho

Direção de Fotografia: Cervantes Sobrinho

Direção de Arte: Lucíola Nejar

Roteiro Original: Cervantes Sobrinho

Som Direto: Sérgio Sachs

Edição e Montagem: Sérgio Sachs

Trilha Sonora Original: Cervantes Sobrinho

Ator Principal: João Vitor Souto

Personagem do ator principal: Irmão mais velho

Atriz Principal: Lucíola Nejar

Personagem da atriz principal: mãe

Ator Coadjuvante: Felipe Pasquale

Personagem do ator coadjuvante: Pedro

Atriz Coadjuvante: Juliana Pasquale

Personagem da atriz coadjuvante: mãe de Pedro

Categoria: Ficção

Cidade: Campos do Jordão

UF: SP

Ano: 2018

Duração: 11'24"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Brenda de Barros

Sinopse

Para algumas pessoas que vivem na roça, a comunicação verbal é menos importante do que o cumprimento das tarefas diárias de cada um. Mas, um livro pode fazer a diferença na estrutura de uma família.

Acessibilidade: Não Há

Direção: John Cine

Direção de Fotografia: John Cine

Direção de Arte: -

Roteiro Original: John Cine

Som Direto: -

Edição e Montagem: John Cine e Fernando

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: John Cine

Personagem do ator principal: Ele mesmo

Atriz Principal: -

Personagem da atriz principal: -

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Blumenau

UF: SC

Ano: 2019

Duração: 12'28"

Classificação Indicativa: 14

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: Janha Morena,Rose Melo,Eliane Souza,John Cine.

Sinopse

O filme mostra pessoas que falam sozinhas.Já que a maioria das vezes não tem com quem conversar.

Acessibilidade: Não Há

Direção: RONALDO GOC

Direção de Fotografia: MARCELO SOUTO

Direção de Arte: RONALDO GOC

Roteiro Original: Ronaldo Goc

Som Direto: FERNANDO COELHO

Edição e Montagem: RONALDO GOC

Trilha Sonora Original: JUKITA QUEIROZ E MARÃES GUIMARÃES

Ator Principal: FERNANDO COELHO

Personagem do ator principal: TOBIAS

Atriz Principal: JESSICA KLANTAYQUE

Personagem da atriz principal: SILVANA

Ator Coadjuvante: WALTER PEREIRA

Personagem do ator coadjuvante: PADRE ANTONIO

Atriz Coadjuvante: ALEXANDRA NOVÃES

Personagem da atriz coadjuvante: MOÇA NOVA I

Categoria: Ficção

Cidade: Montes Claros

UF: MG

Ano: 2020

Duração: 19'58"

Classificação Indicativa: 14

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: JOHN KENNEDY; ALDO PEREIRA; MARLUCE DA MATA; FLAVIA GASPARINO;ALINE ROSA; ANDRE ALVES; CLEA MARCIA; DEUSDETE AQUINO; EDNA RAMOS; GILMAR HONORATO; GRACE HELLEN; KETLEN VELLOSO; MATHEUS SCHNEIDER, RODRIGO MOTA; RUBIA LOPES

Sinopse

Baseado em relatos do Brasil colonial. O filme aborda a saga de um grupo de mulheres que lutam por direitos de expressão, meio ao preconceito e ignorância de uma sociedade provinciana, em um vilarejo no norte de Minas Gerais em pleno sec XVlll.

Acessibilidade: Audiodescrição, Legendas

Direção: Alexandre Domingues

Direção de Fotografia: Gabriela Bley

Direção de Arte: Alexandre Domingues

Roteiro Original: Alexandre Domingues

Som Direto: Alexandre Domingues

Edição e Montagem: Alexandre Domingues

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: Arthur Knevitz

Personagem do ator principal: Vicente

Atriz Principal: Maria Apollo

Personagem da atriz principal: Íris

Ator Coadjuvante: Daniel Ott

Personagem do ator coadjuvante: Barman

Atriz Coadjuvante: Laura Rossa

Personagem da atriz coadjuvante: Personagem não nomeada

Categoria: Ficção

Cidade: Novo Hamburgo

UF: RS

Ano: 2019

Duração: 9'00"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Um artista plástico, transtornado por não possuir mais inspiração para suas obras, acaba se afundando no alcoolismo. Em meio aos delírios ocasionados pela bebida, ele acaba tendo que confrontar face-a-face os erros dos quais mais se arrepende.

Reunião (reunião)

Acessibilidade: Legendas

Direção: Guilherme Carravetta de Carli

Direção de Fotografia: Coletivo LIEGE

Direção de Arte: Coletivo LIEGE

Roteiro Original: Guilherme Carravetta De Carli

Som Direto: Juan Quintáns

Edição e Montagem: Guilherme Carravetta de Carli

Trilha Sonora Original: -

Ator Principal: Guilherme Carravetta de Carli

Personagem do ator principal: Cris

Atriz Principal: Martina Pilau

Personagem da atriz principal: Tici

Ator Coadjuvante: Nelson Diniz

Personagem do ator coadjuvante: Nando

Atriz Coadjuvante: Liane Venturella

Personagem da atriz coadjuvante: Gislaine

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2020

Duração: 17'54"

Classificação Indicativa: 10

Plataforma: Vimeo

Demais Integrantes do Elenco: Liane Venturella (Gislaine) Nelson Diniz (Nando) Martina Pilau (Tici) Maria Bufrem (Luiza) Felipe Machado (Paulinho) Gabriela Iablonovski (Rafa) Guilherme Carravetta De Carli (Cris)

Sinopse

Um grupo de artistas se reúne virtualmente durante a pandemia para discutir a produção de um curta-metragem.

Acessibilidade: Legendas

Direção: Lih Bacci

Direção de Fotografia: Lih Bacci

Direção de Arte: Lih Bacci

Roteiro Original: Lih Bacci

Som Direto: Lih Bacci

Edição e Montagem: Sérgio Marques Teixeira

Trilha Sonora Original: Lucas Vargas

Ator Principal: -

Personagem do ator principal: -

Atriz Principal: Lih Bacci

Personagem da atriz principal: Sara

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: -

Personagem da atriz coadjuvante: -

Categoria: Ficção

Cidade: Porto Alegre

UF: RS

Ano: 2020

Duração: 6'11"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: -

Sinopse

Sara mora sozinha em um apartamento JK, tem saudades de sua antiga vida agitada. Com a pandemia, se isolou das pessoas que ama. Ela vai mostrar a profundidade do sentimento de saudade, solidão e que no fim temos que ter esperança.

Acessibilidade: Não Há

Direção: João Ricardo Karamekian e Pedro Chicca

Direção de Fotografia: André Karamekian

Direção de Arte: João Ricardo Karamekian e André Karamekian

Roteiro Original: João Ricardo Karamekian e Pedro Chicca

Som Direto: André Karamekian

Edição e Montagem: André Karamekian

Trilha Sonora Original: Pedro Chicca

Ator Principal: João Ricardo Karamekian

Personagem do ator principal: Paulo

Atriz Principal: Ana Luiza Shilber

Personagem da atriz principal: Natália

Ator Coadjuvante: Pedro Chicca

Personagem do ator coadjuvante: Carlos

Atriz Coadjuvante: Thaís Hilário

Personagem da atriz coadjuvante: Bete

Categoria: Ficção

Cidade: São Paulo

UF: SP

Ano: 2018

Duração: 4'52"

Classificação Indicativa: L

Plataforma: Youtube

Demais Integrantes do Elenco: José Ozair ; Bruno Andrade

Sinopse

Neste curta, três situações do dia-a-dia nos mostram como pequenas atitudes podem causar grandes consequências, especialmente em relação a maneira que lidamos com problemas ambientais.

Acessibilidade: Não Há

Direção: Enrique da Rosa

Direção de Fotografia: Fabi UD

Direção de Arte: Lucianne Hamilton

Roteiro Original: Enrique da Rosa

Som Direto: Cleber Machado e Adriana Santana Pedra

Edição e Montagem: Fabi UD

Trilha Sonora Original: David Benavidez

Ator Principal: Cleber Machado

Personagem do ator principal: Marcos

Atriz Principal: Adriana Santana Pedra

Personagem da atriz principal: Mirian

Ator Coadjuvante: -

Personagem do ator coadjuvante: -

Atriz Coadjuvante: Lucianne Hamilton

Personagem da atriz coadjuvante: